sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Saneamento Básico no Brasil

No BOM DIA BRASIL (Rede Globo), de 17/02/2016, foi mostrada a falta de Saneamento Básico em todas as regiões do Brasil. A região Sudeste  apresenta menos problemas.

Segundo o governo federal não se pode afirmar que até 2033 todas as cidades do país terão Saneamento Básico Total. Até 2023 prometem levar, pelo menos, água tratada a todos municípios.

As porcentagens de falta de Saneamento Básico no Brasil, por região, segundo o  Bom dia Brasil da Rede Globo (17/02/2016) são:

a) Região Norte: 90,1%;      significa que só 9,9% tem Saneamento.
b) Região Nordeste: 68,9%:                só 31,1% tem Saneamento.
c) Região  Sul: 55,6%:                         só 44,4% tem Saneamento.
d) Região Centro Oeste: 48,3%:          só 51,7% tem Saneamento.
e) Região Sudeste: 16,7%:    É a região mais bem atendida (83,3%).
Fonte: Secretaria Nacional  de Saúde Ambiental.

Os professores de Biologia, Ciências e de outras áreas conversam com os alunos sobre a importância do Saneamento Básico de sua cidade; mas boa parte  dos nossos prefeitos e governadores não fazem essa melhoria ou por falta de verbas ou por má gestão mesmo. No caso da Coleta e Tratamento de Esgoto, comentou-se que coisas enterradas não dão voto. Por isso, vemos cidades e comunidades onde o esgoto caminha a céu aberto e provocando doenças.

Saneamento Básico. Para ter precisamos de:

01) Tratamento da água.
02) Coleta e Tratamento do esgoto doméstico, comercial e industrial.
03) Aterro Sanitário.
04) Coleta Seletiva do Lixo.
05) Limpeza Urbana (Terrenos, ruas e praças limpos). Limpeza das bocas de lobo.
06) Drenagem das águas Pluviais (da chuva); com escoamento adequado para evitar enchentes e alagamentos.

Sugestão: Como muitos da população carcerária já trabalham nas ruas fazendo limpeza e cortes de mato, nossos governantes poderiam utilizar essa população para limpar as bocas de lobo e nivelar os paralelepípedos que estão afundados. Sabemos que a cada 3 dias trabalhados eles tem diminuição de 1 dia na pena.

Importância da Água Tratada e da Coleta e Tratamento do Esgoto.

Com água tratada, coleta e tratamento do esgoto melhora a qualidade de vidas das pessoas, a Saúde das crianças, redução da mortalidade infantil (menos internações), melhorias na Educação, no Turismo, na valorização dos Imóveis , na Renda dos trabalhadores, na Despoluição dos rios e Preservação dos recursos hídricos. Seria importante recompor as matas ciliares,retirar as famílias das margens de córregos e rios.



Nenhum comentário: