quarta-feira, 2 de março de 2016

Ditados Antigos: "A Deus o que é de Deus"; "A César o que de César". Novo: "Aos Rios o que é dos Rios"

Enchentes, Desmoronamentos, Deslizamentos de terra dos morros, Acidentes, Pessoas Feridas, Mortes, Perdas Materiais, Invalidez Permanente ou não. Doenças provocadas pela poluição da água e muitas outras coisas. Todo ano é a mesma situação!

Resultado de imagem para fotos de enchentes e deslizamento de terras         Resultado de imagem para fotos de enchentes e deslizamento de terras



Resultado de imagem para fotos de enchentes e deslizamento de terras          Resultado de imagem para fotos de enchentes e deslizamento de terras
Fotos meramente ilustrativas copiadas da Internet.


Será que há necessidade no Brasil, de se construir nas margens dos rios e de outros mananciais (córregos, ribeirões, riachos, lagos, lagoas,etc.?). E as palafitas (na região Norte e Nordeste), onde são muito comum as doenças provocadas pela água contaminada como esquitossomose (barriga dágua), leptospirose (bactéria da urina do rato), diarreias, hepatite A, etc ?

Será que o exemplo antigo do Rio Nilo (no Egito, Sudão e Uganda) não serviu de exemplo para os governantes e uma parte do seu povo? Após as cheias do Rio Nilo, a população plantava em terrenos férteis e tinha uma ótima colheita de trigo e outros cereais.

A imprensa, ao invés de só mostrar as desgraças que acontecem todos os anos, após chuvas torrenciais, poderia ajudar a cobrar dos governos federal, estadual e municipal, a retirada dessa população que mora em condições precárias nas beiras dos rios e levá-la para um local seguro.

Por que até agora  não se vê na mídia reportagem para mostrar  se estão cumprindo a Lei Federal 12.727 de 17/10/2012 e decreto 60.521 de 05/06/2014 do governo do estado de SP, que exigem o reflorestamento e recuperação das matas ciliares? Tem mata ciliar em todo sistema Cantareira? E nos demais rios do estado de SP?
Resultado de imagem para fotos das margens do sistema cantareira    Resultado de imagem para fotos das margens do sistema cantareira
Fotos ilustrativas de margens do Sistema Cantareira - tiradas da Internet.

A Sabesp tem um viveiro de plantas em Vargem e poderia pedir aos prefeitos das cidades vizinhas mandar retirar mudas e recompor as matas ciliares do Sistema Cantareira e de outros rios e córregos das redondezas e também de outras cidades da região metropolitana de Campinas.

Com tanta chuva que caiu no final de 2015 e agora em 2016, teremos no período de estiagem falta de água para abastecer os grandes centros urbanos como São Paulo?

Na cidade de São Paulo, por que não se tem o Tratamento total do Esgoto para evitar que o mesmo vá para os Rios Tietê, Pinheiros e tantos outros que cortam a grande cidade?

E a cidade do Rio de Janeiro; Olimpíada 2016 com problemas graves pela falta de Tratamento do Esgoto que é lançado na Baía da Guanabara e Lagoa Rodrigo de Freitas, além de outros materiais jogados por parte da população.

Conclusão: "Os rios e outros mananciais, após a sua formação, sempre estiveram lá"! Apenas querem pegar de volta o direito de ter enchentes e sua Mata Ciliar preservada. Educar a população, orientando-a para não jogar nada nos rios como (Garrafa Pet, Pneus, Sofás e outros móveis, animais mortos, madeira, plásticos e outros materiais). Esse trabalho tem que ser feito sempre para conscientizar as pessoas que não pensam nas consequências. Os professores já fazem esse trabalho mas a família e os nossos governantes precisam ser mais atuantes e participativos.

Que País queremos para nossos filhos e próximas gerações?


Nenhum comentário: