quinta-feira, 11 de maio de 2017

Pesos e Medidas; as observações na hora de comprar !

Para não "aumentar os preços", as indústrias de Balas, Doces, Barras de Cereais, Barras de Chocolate, Caixas de Bombons, Leite em Pó, Torradas, Pães Light, Pães com farinhas integrais e outros produtos alimentícios, vem adotando a prática de diminuir a quantidade de alimentos dentro das embalagens e muitas dessas empresas mantém, praticamente igual, o tamanho das embalagens. As de Papel higiênico mudaram a metragem e algumas de Papel toalha diminuíram a quantidade .

Por isso, a população tem que tomar os devidos cuidados na hora das compras, observando, alem da quantidade marcada na embalagem a validade dos produtos.

Exemplos:
01) Os pacotes de 1 kg. Balas: em princípio tinham realmente 1 kg de bala, mas aos poucos essa quantidade foi diminuindo, chegando hoje, em algumas marcas, a 600 gramas; porem os preços não baixaram na mesma proporção e o tamanho da embalagem continua praticamente o mesmo. Alguns tem só 500 gramas.

02) Barras de Cereais: tinham 30 gramas e hoje tem perto de 20 gramas.

03) Barras de Chocolate; antes tinham 200 gramas e agora encontramos marcas diferentes com variação de 90,92,115 gramas até 150 gramas. A embalagem continua, praticamente, do mesmo tamanho porem a barra de chocolate está mais fina.

04) Caixas de Bombons: No começo eram de 500 gramas; depois surgiram as de 300 gramas e as marcas mais famosas do mercado hoje mantém 300  e outra marca diminuiu para perto de 250 gramas ; como algumas caixas diminuíram apenas na altura, a maioria dos compradores não percebe que diminuiu a quantidade de bombons. Dá até  para usar como "Chocalho"!

05) Pães especiais: os de 550 gramas, com farinha integral, de duas grandes empresa multinacionais (Wickbold e Pulmann), passaram a ter 500 gramas na embalagem; preço continua mesmo da embalagem maior; fazendo as contas o preço do pão subiu perto de 11,1%. Os de 500 gramas passaram a ter 450 gramas o que ocasionou o mesmo aumento de 11.1%. Alguns com mais ingredientes tem perto de 350 gramas.

06) Papel toalha; algumas empresas mudaram de 60 para 50 ou 55 folhas na embalagem.

07) Devemos lembrar também que, até a década  de 1990, os rolos de papel higiênico tinham 40 metros; há muitos anos eles tem 30 metros; a única coisa que aumentou no rolo de papel higiênico foi o tubo do papelão. Não baixaram os preços.Alguns folha tripla só tem 20 metros.

08) Torradas Integrais: A marca Adria, mudou há pouco tempo ( em 2020), de 160 para 142 gramas; tirou duas fatias de torradas (11,6% ...180 gramas). Não baixou o preço do produto e com isso o aumento chegou perto de 12,5%. Em 1.200 pacotes tirou 2.400 fatias, o que equivale a 150 pacotes de ganho.

09) Leite em Pó Nestlé - Antigamente a lata do Integral tinha 454 gramas, passou depois para 400 gramas e agora, no primeiro semestre de  2020, passou para 380 gramas; tirou 5% do Produto, não baixo o preço . Mas, o aumento de preço na verdade ficou perto de 5,26%.

10) Sabão em Pó OMO - Diminuíram 20% nas embalagens de 1 Kg. e de 2 Kg; nas maiores também houve redução. A alegação é de que o produto está mais ativo pra lavagem e que você pode reduzir a quantidade de pó na lavagem que o efeito será o mesmo do anterior por melhora na qualidade do produto.
A embalagem de 1 kg passou a ter 800 gramas e um informe de que 800 gramas faz o mesmo efeito de 1 kg.
A embalagem de 2 kg passou a ter 1,6 Kg. com a mesma alegação anterior acima.
Isso só os técnicos e químicos podem comprovar se colocando menos pó na máquina de lavar o efeito será o mesmo. Se for verdade, a Natureza Agradece pois menos produtos químicos serão lançados no esgoto.

11) Sabonetes Nívea, Johnson's e outras marcas: os que tinham 90 gramas passaram a ter 85 gramas e 80 gramas. Diminui a quantidade só que os preços não diminuem  na mesma proporção. Algumas marcas ou tipos de sabonetes não alteraram e continuam com 90 g ou 130 gramas.

Esses são apenas alguns produtos em que observei essas diferenças.
O Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM) deveria, caso não exista , baixar normas para que os consumidores não sejam prejudicados ou...

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