terça-feira, 14 de novembro de 2017

Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2 - Para Leitura.

"Diabetes - A tipo 1 é uma doença autoimune. Aparece geralmente na infância e adolescência, mas pode ser diagnosticada em adultos também. Esse tipo é tratado com reposição de insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, que ajudam a controlar o nível de glicose no sangue. Globo - G1 Programa-(Bem Estar de 31/07/2017)".

"O quadro clínico mais característico é de um início relativamente rápido (alguns dias até poucos meses) de sintomas como: sede, diurese e fome excessivas, emagrecimento importante, cansaço e fraqueza. Se o tratamento não for realizado rapidamente, os sintomas podem evoluir para desidratação severa, sonolência, vômitos, dificuldades respiratórias e coma. Esse quadro mais grave é conhecido como Cetoacidose Diabética e necessita de internação para tratamento".

Tratamento para diabetes tipo 1 (Site Tua Saúde)

"O tratamento para a diabetes tipo 1 é feito com o uso diário de insulina, na forma de comprimidos ou injeções, na dose indicada pelo médico após avaliação da evolução da diabetes, para manter os níveis de açúcar no sangue entre os 70 e os 130 mg/dL antes das refeições e inferiores a 180 mg/dL após as refeições.
Além disso, para complementar o tratamento da diabetes tipo 1, é importante fazer uma alimentação isenta de açúcar e com baixo teor de carboidratos, como pão, bolo, arroz, macarrão, biscoitos e algumas frutas, assim como praticar exercícios físicos leves, como caminhada, corrida ou natação. pelo menos 30 minutos, 3 a 4 vezes por semana".
"O tratamento para diabetes tipo 1 ajuda a evitar o surgimento de complicações como dificuldades na cicatrização, problemas de visão, má circulação sanguínea ou insuficiência renal".

"A tipo 2 (Diabetes mellitus)  se manifesta quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de açúcar no sangue. Esse tipo é principalmente causado pela obesidade".
"Ela se manifesta mais em adultos, mas crianças também pode apresentar a doença. Dependendo da gravidade, pode ser controlada com atividade física e planejamento alimentar. Em alguns casos, é necessário o uso de insulina e/ou outros medicamentos".

O que é Diabetes Tipo 2?

Copiado do Site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia - Só para Prevenção e Tratamento.
"Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta . A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia".

"Ao contrário do Diabetes Tipo 1, há geralmente associação com aumento de peso e obesidade, acometendo principalmente adultos a partir dos 50 anos. Contudo, observa-se, cada vez mais, o desenvolvimento do quadro em adultos jovens e até crianças. Isso se deve, principalmente, pelo aumento do consumo de gorduras e carboidratos aliados à falta de atividade física. Assim, o endocrinologista tem, mais do que qualquer outro especialista, a chance de diagnosticar o diabetes em sua fase inicial, haja visto a grande quantidade de pacientes que procuram este profissional por problemas de obesidade".

Quadro Comparativo dos 2 tipos de Diabetes.
copiado do Site "Tua Saúde"

 Diabetes tipo 1Diabetes tipo 2
SintomasSurgem na infância, adolescência ou início da idade adulta.São mais frequentes em adultos ou idosos.
DiagnósticoÉ feito quando o paciente apresenta sintomas de diabetes.Normalmente o diagnóstico é feito antes do surgimento dos sintomas.
Uso de insulinaOs pacientes, geralmente. são dependentes da insulina, precisando de injeções diárias.Pode ser controlada apenas com a alimentação e exercício físico, podendo não ser necessária insulina.
PrevençãoNo caso de ser genética, a diabetes tipo 1, não pode ser prevenida.Pode ser evitada através de uma alimentação equilibrada e prática regular de atividade física.

Segundo os últimos dados da OMS- Organização Mundial da Saúde, são mais de 16 milhões de brasileiros com diabetes.




Nenhum comentário: