sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Chuvas e Temporais - Pluviômetro (O que é)- Por que se fala que choveu tantos mm naquela cidade ou região?

Todos os dias chuvosos, ouvimos os apresentadores de TV ou repórteres dizendo; em tal lugar choveu 25 mm e em outros lugares 10,20,30,40,50 mm. Choveu num dia o que era para chover numa semana (por exemplo).

Seria importante que um especialista participasse da reportagem, explicando para os telespectadores o que quer dizer choveu tantos mm de chuva.

Pesquisei sobre o assunto e coloquei um resumo para facilitar o entendimento dos leitores do BLOG.

Do site do INPE, copiei e colei parte do texto:

"O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período. O índice é calculado em milímetros. Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia". 

"Do site Brasil Escola, copiei parte do texto de Marcelo Rigonatto"
Pluviômetro:
"O pluviômetro é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de 1m2".


"Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros. Esse volume pode ser obtido calculando o volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metros.

Assim, o volume da chuva será dado por:
V = (área da base) x altura
V = 1 x 0,1 = 0,1 m3

Esse volume pode ser determinado em litros, lembrando que 1 m3 = 1000 litros.

Assim, uma chuva de 100 mm equivale a um volume, em litros, de:
V = 0,1 x 1000 = 100 litros

Isso implica dizer que, para cada metro quadrado da região, houve uma precipitação de 100 litros".



Nenhum comentário: