Como é feito o Cálculo da INFLAÇÃO?
260 Pesquisadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), levantam os preços de 22.500 produtos para chegar à Taxa de Inflação de Cada Mês. G1 Economia.
Abaixo copiei e colei da Internet (G1-Economia) uma Imagem que explica quais itens são usados e pesquisados no Brasil para chegar ao Cálculo da Inflação Mensal.
Embora, seja um trabalho árduo feito pelos pesquisadores, o excesso de itens pesquisados podem não refletir a verdadeira Inflação que Ocorre nas famílias de Renda mais Baixa ( de 1 a 5 salários mínimos), pela grande variação de preços (para cima) dos principais itens que essas famílias usam e consomem.
Sugestão: Vou citar alguns itens importantes no consumo dessas famílias, que tem um renda menor.
Por que não fazer um cálculo de Inflação que mostre a porcentagem verdadeira dos itens mencionados abaixo. Os Trabalhadores e os Aposentados e Pensionistas que tem perto de 3% de Reajuste Anual, tem que sofrer com produtos básicos que tiveram aumento exagerado , que chegou a variar de 10 a 50% (Veja o caso do Arroz, Carnes e Feijão).
01) Aluguéis de Casa e Apartamentos - Correção pelo IGPM; que neste mês de Outubro de 2020, para reajuste anual de imóveis chegou a 17,94% em Outubro 2020-IGPM ; embora os proprietários, pela situação do COVID-19 e desemprego estão fazendo um acordo com os inquilinos que conseguem pagar aluguéis, congelando o valor, baixando o preço ou colocando uma porcentagem pequena (cada situação resolvida particularmente). O IGMP, Reflete os Índices Gerais de Preços de Mercado. O Governo usa O IPCA- (4,01 % em 12 meses)-Índice de Preços do Consumo Amplo em vários cálculos.
02) Planos de Saúde; Muitos deixaram de Pagar (por falta de recursos) e agora recorrem ao SUS.
03) Contas de Energia Elétrica, de Água, Telefonia e de Gás. Tarifas acima da inflação.
04) Alimentação: Arroz, Feijão, Carnes, Peixes, Óleos, Frutas, Legumes e Verduras, etc; Só quem vai às compras, nos Mercados e Feiras, percebem a alta exagerada e sem motivo aparente de muitos produtos.
O que Fazer? Como alguns itens tiveram aumentos que podem ser considerados abusivos ( Arroz, Feijão, Carnes, Óleo de Soja), seria importante uma Intervenção mais atuante do Governo Federal, para coibir certos abusos que estão acontecendo de uns meses para cá. Conversar com os Produtores e Atacadistas para diminuir as porcentagens de lucro e ajudar na Recuperação da Economia (prejudicada pelo COVID-19 , desemprego e outras situações de mercado.