domingo, 16 de novembro de 2025

Fair Play financeiro no FUTEBOL brasileiro - Importante Decisão! Vai Funcionar? Esperamos que sim!

"Fair play financeiro é um conjunto de regras estabelecidas para evitar que os clubes de futebol profissional gastem mais do que arrecadam na busca do sucesso e, ao fazê-lo, não tenham problemas financeiros que possam ameaçar a sua sobrevivência a longo prazo". Este texto foi Copiado da Internet.

26-11-2025 - A Imprensa publicou as Regras determinadas pela CBF sobre o "Fair Play Financeiro". Pesquise e fique por dentro!

"O Fair Play Financeiro do futebol brasileiro será baseado em quatro pilares: controle de dívidas em atraso, equilíbrio operacional, controle de custos com elenco e capacidade de endividamento de curto prazo".há 23 horas- Internet.

Todos os Anos é a Mesma Situação: A Mídia mostra os problemas causados pela maioria dos médios e  grandes clubes do Futebol Brasileiro pelas falhas de GESTÃO Correta dos dirigentes de Futebol.

Alguns dos Problemas que vem sido observados há anos são:
01) Os clubes de futebol recebem determinada Verba para enfrentar as despesas do Ano inteiro com salários, Impostos e manutenção, por exemplos.

02) Como pode um Clube receber X e gastar 2 ou 3 X. A Conta não fecha. Por que isso? Pela concorrência e talvez para agradar a Torcida, compra o Passe de um Jogador para pagar em Parcelas (alguns não conseguem Pagar),  fazem contrato por um determinado tempo com salários que Não terá condições de Pagar. Daí vem os processos na Justiça do Trabalho, Transfer ban (que impede novas contratações até o clube acertar ou negociar suas dívidas) e outros problemas. Exemplo: Um clube recebe R$ 4.000,00 por Mês!  Como conseguirá pagar R$ 8 ou 12 Milhões??

03) Profut - Programa criada no Governo da preseidente Dilma Roussef para que os clubes tenham um prazo maior para quitar impostos; mas segundo os dados , muitos não estão conseguindo pagar. Alguns refinanciaram de novo e não sei se estão conseguindo pagar.

"O Profut é um programa do Governo Federal, criado pela Lei nº 13.155/2015, que permite o parcelamento de dívidas tributárias e não tributárias dos clubes de futebol com a União, em troca de medidas de responsabilidade fiscal e transparência na gestão". copiado da Internet.

SUGESTÕES.  É sõ uma Idéia; Cada Clube fará suas contas e ver o que pode pagar.
01) Tem que ter um Teto Máximo de salários para jogador de futebol de acordo
com a qualficação do jogador e  condção financeira de cada time.
a) Teto Salarial Máximo de 40 salários Mínimos para os melhores técnicamente.
b) Mínimo de 10 e máximo de 30 salários mínimos para os que ainda não se des-
tacaram.
b) Sub 20: Mínimo de 2 salários mínimos e máximo de 5 salários mínimos.c) Sub 17:  Mínimo de 1 salário mínimo e máximo de 3 salários Mínimos.
d) Sub 15: Ajuda de custo de 1 salário  mínimo. Alojamento e alimentação se
morar no Clube.

"A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a primeira versão do Fair Play Financeiro do futebol brasileiro nesta terça-feira (11), durante a última reunião do Grupo de Trabalho (GT) , no Rio de Janeiro".há 5 dias 11-11-2025 - copiado da internet.

A CBF promete por em prática esse tipo de fair play financeiro no Futebol a partir de Janeiro de 2026.
Vamos torcer que aconteça mesmo, fornecendo cursos de Gestão para todos os
dirigentes de Clubes que queiram Organizar suas contas e despesas. FIM.....

Obs; Os leitores do Blog poderão fazer comentários e observações sobre o que
foi colocado no Texto acima. 


quarta-feira, 12 de novembro de 2025

CIGARROS - Bebidas Alcoólicas Legítimas ou Falsificadas - DROGAS Ilícitas. Danos ao Ser Humano!

 01) CIGARROS - Todos Sabemos que eles fazem mal à Saúde! Mas Será que a Arrecadação de Impostos é mais importante? No final, será que Compensa??

Carga Tributária -Cerca de 83,32% do preço de um maço de cigarros é composto por impostos, conforme dados de 2021. Em itálico, copiado da Internet. Inclui IPI, ICMS de cada estado.

Será que compensa arrecadar tanto e gastar mais (Talvez) em atendimento Médico, com vários tipos de Doenças advindas dos componentes químicos do Cigarro. Provoca Câncer, Efisema, outros problemas Respiratórios, Internações,etc.?

"Os cigarros contêm mais de 7.000 substâncias químicas, incluindo nicotina (altamente viciante), alcatrão (cancerígeno e tóxico), monóxido de carbono (reduz o oxigênio no sangue) e metais pesados como arsênio e chumbo. A fumaça também contém outros componentes como benzeno, formaldeído, amônia, acetona, substâncias radioativas (como polônio 210) e pesticidas". (internet). 

"Componentes principais. ( Internet) para ilustrar o Texto) ; tem mais do que os 3 abaixo.
  • Nicotina: Alcaloide que causa dependência física e psicológica. 
  • Alcatrão: Mistura de milhares de compostos químicos cancerígenos que se acumulam nos pulmões.
  • "Monóxido de Carbono: Gás tóxico que reduz a capacidade do sangue de transportar oxigênio, prejudicando o corpo inteiro". 

  • 02) Bebidas Alcoólicas; todos os dias a Mídia mostra acidentes com morte provocados por pessoas que estão bêbadas ao Volante; muitas pessoas inocentes acabam morrendo e o motorista que provoca poderá ter prisão decretada ou pagar um fiança e sair em Liberdade até julgamento do Processo pra confirmar se é crime Culposo ou Doloso, conforme a LEI Atual. Os que bebem bebidas falsificadas, além, de acidentes podem morrer Intoxicados por Metanol ou outro produto químico.
  • 03) DROGAS Ilícitas: Infelizmente nos dá a impressão que o consumo está aumentando, pricipalmente entre os Jovens. Alguns querem combater mas infelizmente essa guerra vai continuar por muito Tempo. Misturam drogas com bebidas e provocam problemas familiares, de Saúde e aos outros também.
  • "Quais são as drogas ilegais"? (Copiado da Internet para ilustrar o Texto Geral).
  • "Alguns exemplos incluem heroína (também chamada de heroína, junk ou droga), cocaína (cocaína ou crack), PCP, ecstasy (MDMA), Rohypnol (roofies) e metanfetamina (crank ou speed). Os efeitos das drogas ilegais podem ser difíceis de prever porque: As pessoas respondem de forma diferente aos mesmos medicamentos". FIM.