segunda-feira, 13 de julho de 2015

Contêiners de Lixo Orgânico- Empresa Renova em Campinas

Separação de cada tipo de Resíduo e a Coleta Seletiva em Campinas.

Contêiners Verde da Empresa Renova para colocação do lixo Orgânico. Fotos ilustrativas copiadas da Internet.

Pensamento: Você vai, vai, vai, não pensa e fica; você vai, vai, vai, pensa e não para jamais !

Resultado de imagem para foto dos containers de lixo correio popular   Resultado de imagem para foto dos containers de lixo correio popular


Nos primeiros dias , houveram algumas reclamações sobre os locais em que foram colocados esses recipientes de coleta do lixo orgânico nas ruas de Campinas. Algumas ruas mais estreitas podem ter seu tráfego prejudicado mas a empresa tem procurado colocar esses contêiners em locais mais apropriados. A vantagem é que se evita o vazamento do líquido(chorume) que faz parte da decomposição do lixo orgânico.

Infelizmente, algumas pessoas ainda não separam os materiais que poderão ser reciclados ou não; no contêiner está escrito que só pode ser colocado lixo orgânico; alguns colocam vidros, metais (latinhas), papelão e outros papéis, plásticos, isopor, pequenas caixas de madeira (de frutas) e outros resíduos.

Acredito que precisamos melhorar a coleta seletiva, orientando a população dos dias e horários da coleta, fazer folhetos explicativos, entregar nos terminais de ônibus e nas sociedades dos bairros, incentivar o aumento do número das cooperativas de catadores e premiar essas pessoas que tanto bem fazem para as cidades.

Criar uma equipe de trabalho para comparecer nas escolas e mostrar as vantagens que a coleta seletiva promove  no Meio Ambiente.

Penso que parte da população precisa se esclarecer mais sobre a importância da separação dos resíduos que geram em suas residências, seguir a legislação em vigor (Lei 12.305/2010) e o que é mais importante: evitar que vá para os aterros sanitários e lixões, resíduos variados; além de ocupar muito espaço, eles podem provocar poluição do solo, da água e doenças nos catadores que ainda procuram nesses lugares uma maneira de conseguir alguma coisa para vender e manter sua família.

Obs: Leia outra postagem que escrevi sobre Lixo e Reciclagem!
Resultado de imagem para fotos dos recipientes de lixo coloridos      Devemos colocar os resíduos nos cestos corretos.
Atenção! Pilhas, Baterias, lâmpadas fluorescentes e outros tipos, não misturar no lixo comum; entregar nos postos de coleta; ligue 156 e pergunte os endereços.
Foto ilustrativa tirada da Internet.








Nenhum comentário: