segunda-feira, 21 de setembro de 2015

DIAP- Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar- Despesas com Políticos.

Quanto custa um senador e um deputado federal para os cofres públicos?

Convido todos a dar uma lida no site do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
(É só colocar DIAP no Google e ler; está bem explicadinho.)

Caro Eleitor e Leitor do Blog: Os 3 poderes do Brasil (Executivo, Legislativo e Judiciário), poderão ajudar a equilibrar as finanças do país, cortando na própria carne, como dizem alguns políticos e especialistas (Economistas, Juristas, por ex.). Muitas sugestões aparecem todo dia na mídia e fazendo uma rápida análise, coloco minha sugestão, muito parecida com a de muitas pessoas que observam atentamente as notícias do dia a dia.

Para todos dos 3 poderes: Acabar com o aumento dos próprios salários, dando a todos  a mesma porcentagem de aumento dos aposentados.
Fotos meramente ilustrativas copiadas da Internet.
Resultado de imagem para foto do palacio do planalto Resultado de imagem para foto do palacio do planalto Resultado de imagem para foto o supremo tribunal federal


                                                       01)   EXECUTIVO:

a) Reduzir o nº de ministérios, juntando alguns, tendo no máximo 14.
b) Reduzir os cargos de confiança e concurso público para os que ficarem de fora, desde que haja necessidade em algum ministério (exemplo: substituir os que se aposentam).
c) Reduzir viagens; dispensar as desnecessárias.
d) Maior controle na contratação de empresas que participam de licitação de obras públicas; acompanhamento mensal das despesas   evitando reajustes nos contratos a não ser em situações muito bem estudadas e esclarecidas.
e) Não aumentar os próprios salários; todos deverão ter a mesma % de aumento dos aposentados.
f) Melhorar o controle no uso dos cartões corporativos (podendo até cancelá-los em caso de uso indevido).
g) Acabar com a reeleição e mandato de 5 anos para presidente.

                                                     02)   LEGISLATIVO:

a) Diminuir nº de funcionários que assessoram os  gabinetes de deputados e senadores, sendo que  no seu estado e cidade poderá ter no máximo dois.
Para os que ficarem de fora orientar para que participem dos concursos públicos que serão abertos em várias áreas de atuação.
b) Cortar despesas com correspondências (hoje temos a Internet), acabar com auxilio paletó; moradia só para aqueles que realmente necessitam.
c) Trabalhar 5 dias por semana (segunda a sexta) e não 3 como ocorre atualmente (terça a sexta).
d) Votar todos os projetos que estão parados há anos, como o dos aposentados (PL 4434/08, 01/07 e regulamentar de vez o PL 3299/08 (Fator Previdenciário) e muitos outros que estão parados.
e) Fazer uma Lei de que um Projeto não pode passar de 6 meses para ser votado, sendo aprovado ou não, com voto aberto . E os projetos que vão entrando só poderão ser votados depois de votados todos os anteriores.
f)  Não aumentar os próprios salários. Mesma % de aumento dos aposentados para todos.
g)  E a Reforma Política? Ao invés de diminuir o nº de partidos para no máximo 7, criou-se mais um e temos agora 33 e ainda falta aprovar o da Marina Silva (Rede de Sustentabilidade).
h) E o voto distrital misto? Estudar a implantação!
i) Os candidatos só poderão se reeleger uma só vez no mesmo cargo (deputado ou senador); 5 anos de mandato, tanto para deputado como para senador.

                                                   03)    JUDICIÁRIO:

a) Agilizar  decisão sobre os processos e diminuir o nº de recursos para que não aconteça o que a mídia mostra sempre; milhares de processos empilhados nas diversas repartições judiciais. Incentivar cada vez mais o uso da súmula vinculante no caso de processos semelhantes.
b) Não aumentar os próprios salários. Mesma porcentagem de aumento dos aposentados.
c) Concurso Público para todos os cargos e funções do Judiciário.  São poucos juízes para a quantidade de processos que estão na justiça.

                          ESTADOS E MUNICÍPIOS  

Os Governadores,os prefeitos e os vereadores também podem colaborar, melhorando a gestão, diminuindo os cargos de confiança; governador e prefeito poderão abrir concurso público para suprir as vagas que  vão surgindo por aposentadorias ou outro motivo.

sábado, 12 de setembro de 2015

Água e Gás Natural - Comparações para Reflexão !

A Importância da Água para todos os seres vivos.

Todos sabemos que necessitamos da água potável para nossa sobrevivência; os órgãos do nosso corpo dependem dela para que haja um bom funcionamento de todos os sistemas:cardiovascular, respiratório, digestório (digestão), nervoso, sensorial, endócrino, excretor(urinário), reprodutor, esquelético, muscular, imunológico, linfático, tegumentar (pele). Sem água, o ser humano, variando de pessoa para pessoa, pode viver de 3 a 5 dias; assim mesmo (sem água), por certo tempo, vários órgãos poderão ser prejudicados e ter problemas no seu funcionamento como cérebro, rins e outros.

 Uma reportagem do programa "Bom dia Brasil" da Rede Globo, 11/09/2015, mostrou a situação difícil por que passam várias cidades do nordeste brasileiro por causa da falta de água. Muitos reservatórios e açudes estão com o nível muito baixo.
      


Distribuição da Água nas 5 regiões brasileiras:

Na região Norte temos 68% da água doce do Brasil e na região Nordeste só 3%. Na região Centro Oeste temos 16%, na região Sul 7% e na região sudeste 6%. Na Região Norte menor população e mais água e na Região Sudeste maior  população e menos água.

Então cabe a pergunta: se o Brasil tem 12% da água doce do mundo, porque isso acontece?


A ação do ser humano, por muitos anos (desde 1500), desmatando,fazendo mau uso da água dos nossos mananciais (com agricultura e pecuária sem controle), fez com que a situação chegasse nesse ponto crítico. No site da EMBRAPA diz que a população de bovinos em 2015 é de aproximadamente 200 milhões, praticamente igual a de brasileiros que está por volta de 202 milhões. Ainda temos os ovinos, caprinos, suínos, equinos, frangos...

Todos os reservatórios mostrados na reportagem estão sem mata ciliar e a evaporação é mais rápida.

Olhando o Mapa do Brasil e verificando que na Região Norte não tem falta de água, será que poderíamos viabilizar um projeto e canalizar água dos rios que passam na cidade de Santarém no Pará (Tapajós e Amazonas) para Teresina no Piauí, numa distância aproximada de 1927 km , passando por várias cidades do sertão, ao invés de terminar a transposição do Rio São Francisco que, com a demanda, poderá depois de alguns anos chegar ao ponto de secá-lo? É uma situação que precisa ser melhor estudada por especialistas e ambientalistas. Algumas reportagens mostraram que o velho Chico tem locais em que as embarcações não conseguem se locomover devido a pouca profundidade do local.



Gás Natural
Se a Petrobrás construiu um gasoduto da Bolívia (Santa Cruz de La Sierra) até Canoas no Rio Grande do Sul, com 3.150 Km ( 557 km dentro da Bolívia e 2593 Km dentro do Brasil), passando por vários estados brasileiros, porque não canalizamos água de uma região que sobra água (no caso a região Norte) para o sertão e capitais do Nordeste?

Para Reflexão:
Qual é o mais importante: Água ou Gás Natural ?
No lugar do gás natural, temos algumas opções que esbarram na questão da poluição do Meio Ambiente como (o GLP( gás do petróleo), Carvão Mineral, Carvão Vegetal, Óleo Diesel...).
O gás natural é muito importante para as indústrias, comércio e residências, embora o preço tenha subido muito nos últimos anos.

Com o asfaltamento nas grandes cidades, toda a água que cai com as chuvas não são absorvidas pelo solo (devido a impermeabilização do mesmo por causa do asfalto);  vão para os rios sujos e poluídos, por exemplo  (Tietê e Pinheiros) na cidade de São Paulo; além disso provocam alagamentos e destruições em algumas regiões da cidade.

Como aproveitar as águas das chuvas?

a) Fazendo Cisternas nos prédios para armazenar água e usar na limpeza e molhar as plantas.

b) Os prefeitos deveriam mandar construir reservatórios para guardar essa água para uso nos períodos de estiagem.

c) Ter uma Lei específica, exigindo que cada quintal tenha pelo menos 2 metros quadrados de terra (canteiro que o morador poderá plantar alguns temperos (salsa, cebolinha,coentro...) e verduras para consumo), para absorver água da chuva, evitando enchentes e alagamentos.

Engenheiros, Arquitetos e  Departamento de Urbanismo das  Prefeituras.

Para Reflexão: A água no Planeta é a mesma mas a população aumenta. Precisamos pensar se há necessidade de se construir mansões com piscinas que usam de 60.000 a 100.000 litros de água para enche-la.Se fizermos um levantamento criterioso, poderemos verificar em todo país, inúmeras piscinas abandonadas em chácaras e em outros lugares. Muitas poderão ter larvas de mosquitos e outros insetos; por causa disso muitas doenças poderão surgir.

Perda de Água Potável e Tratada na Rede de Distribuição ! 

Toda semana a mídia mostra vazamentos de água tratada na superfície das ruas; mas muitas vezes essa água também vai para o sub solo por causa das redes antigas de canos galvanizados que se  romperam com o tempo; muitas empresas (Sanasa, Sabesp, DAE), dependendo da cidade, vem substituindo as tubulações enferrujadas mas, como são muitas ainda, isso vai levar muito tempo.É importante a participação da população; quando observar um vazamento, ligue para o órgão responsável pelo tratamento e distribuição de água na sua cidade. Em Campinas é 0800-772-1195.