terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Compras pela Internet e por Telefone

Os consumidores, pela facilidade encontrada, estão usando cada vez mais a Internet para fazer suas compras.

O uso dessa Tecnologia é importante porque evita deslocamentos de uma cidade para outra ou de um estado para outro. Há economia de tempo e dinheiro só que, muitas vezes, os compradores poderão cair numa armadilha.

A mídia tem mostrado frequentemente, os cuidados que devemos ter quando formos comprar algum bem durável ou outro produto qualquer através da Internet ou por telefone.

Importante: esteja sempre alerta e siga algumas dicas dadas por especialistas:

01) Consulte se o site que está oferecendo algum produto tem firma estabelecida, tem estoque ou se é apenas representante de vendas de alguma empresa comercial .

02) Na dúvida, faça consulta ao Procon de sua cidade ou de outra que você vai fazer as compras.

03) Verifique se a empresa tem CNPJ e se ela realmente existe. Peça o telefone de contato e verifique na Internet se esse nº de telefone realmente existe e se pertence a essa empresa.

04) Cuidado com produtos lançados a preços muito abaixo dos preços praticados  no mercado; várias pessoas já perderam dinheiro pensando estar levando vantagem na compra de certo produto que, poderá não  receber ou receber um produto com defeito ou ainda diferente daquele que escolheu.

05) Mesmo com indicação de alguém, o comprador não estará isento de contratempos.  As dicas de alerta devem ser seguidas antes de qualquer compra online ou por telefone. 

06) Cuidado ao passar dados pessoais e nº de cartão de crédito ou débito se você não tem certeza que essa loja virtual realmente existe.

07) Na Internet tem alguns sites de reclamação de clientes (Ex. Reclame Aqui), onde constam várias ocorrências de clientes que se sentiram  prejudicados, até por empresas de grande porte e conhecidas no mercado. Fica claro que quem reclama nesses sites tem que ter comprovação de sua reclamação para não ser questionado ou até processado.
Você pode consultar nesses sites se tem reclamações da empresa que você escolheu para fazer suas  compras.

Nenhum comentário: