quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Febre Amarela, Dengue, Zika Vírus, Febre Chikungunya e outras doenças.

Resolvi publicar de novo; muitas pessoas esquecem da Prevenção e várias doenças podem voltar com força nesse verão; As chuvas, o ambiente quente e úmido provocam o aumento na proliferação de mosquitos e muitas doenças como a Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya podem voltar com força total. Acrescentei mais alguns dados.

Desmatamento, as Queimadas, Caça e Pesca Predatória, o uso indiscriminado da terra para a agricultura e pecuária, desmatar para construção de Condomínios, provocadas pelos Seres Humanos são responsáveis pelas alterações nas Cadeias e Teias Alimentares; as consequências disso muitas pessoas sabem, mas providências importantes não são tomadas pelos nossos governantes e autoridades e se são tomadas não temos fiscais em nº suficiente para fiscalizar tudo. O Brasil tem extensão continental, o que dificulta esse controle.

Os pássaros, rãs, sapos, peixes (guaru ou barrigudinho) da foto abaixo e outros seres vivos que se alimentam de insetos ou de suas larvas, tiveram suas populações muito diminuídas pela ação dos seres humanos.

Com essa atitude as Cadeias e Teias Alimentares foram prejudicadas.
                   Foto copiada da Internet (G1-Globo) só para ilustração.

Algumas doenças provocadas pela picada das fêmeas de mosquitos:

a) Febre Amarela Silvestre - mosquitos: Haemagogus janthinomys, Haemagogus leucocelaenus e Sabethes sp; macaco é o  hospedeiro . Foto abaixo copiada da Internet só para ilustração. A Febre amarela urbana está erradicada desde 1942 e a possibilidade de voltar a ter uma epidemia é muito pequena; a não ser que o mosquito da Dengue Aedes aegypti esteja contaminado pelo vírus.

Sintomas da Febre Amarela Silvestre:Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros.
"As pessoas podem ter:
Dores locais: costas, no abdômen ou nos músculos
No corpo: calafrios, fadiga, febre, mal-estar ou perda de apetite
No aparelho gastrointestinal: náusea ou vômito
Também é comum: delírio, dor de cabeça, pele e olhos amarelados ou sangramento"
Importância da Vacinação da População que fica exposta perto das matas onde os macacos morreram e também da aplicação da Vacina fracionada (que vale por 8 anos) na população das cidades que tem muitos parques e reservas florestais. As pessoas que querem viajar para regiões de mata para pescar ou visitar parentes devem ser vacinadas e só viajarem 10 dias depois de ser vacinado (que é o tempo de formação de anticorpos).

Segundo os Infectologistas, quem foi vacinado com a vacina normal, após 10 dias,  fica protegido para sempre, sem necessidade de tomar uma segunda dose.



foto copiada de luciacangussu- internet.


b) Malária - mosquito Anopheles. Temos 4 tipos de plasmodium que provocam febre e mal estar com intervalos de tempo diferentes. A Região Norte do Brasil é a que contém mais pessoas com Malária.

01) Plasmodium falciparum.
02) Plasmodium vivax.
03) Plasmodium malarie.
04) Plasmodium ovale.(África)
                                           Foto do mosquito Anopheles-cópia da Internet só para ilustrar.
"Tipos de febre palúdica- Copiado do site "medicina geriátrica.com.br"
  1. Febre terçã (ciclo de 48 horas) maligna – Causada pelo P. falciparum que é o mais patogênico, e pode causar a morte se não diagnosticado e tratado precocemente, principalmente em pessoas em sua primeira infecção.
  2. Febre terçã (ciclo de 48 horas) benigna –  Causada pelo P. vivax,  raramente produz infecções fatais, mas tem uma ampla distribuição mundial sendo a espécie mais prevalente na maioria das regiões malarígenas fora do continente africano. P. ovale é responsável por outra forma de febre terçã benigna, mas está restrito ao continente africano.
  3. Febre quartã (ciclo de 72 horas) – Causada pelo P. malariae que apesar de ser encontrado no mundo todo, apresenta uma distribuição muito pontual"
Curiosidade: Malária vem do italiano "Mal aire", que em português é mau ar. Acreditava-se, na época, que a doença vinha da baixa qualidade do ar.

c) Leishmaniose  ou Úlcera de Baurú- Mosquito Palha (Lutzomyia longipalpis) que inocula o protozoário Leishamania chagasi.  Forma feridas na pele de difícil tratamento.
A foto abaixo do mosquito Palha foi copiada da Internet para fins meramente ilustrativo. "Infoescola".


d) Dengue - mosquito Aedes aegypti. flavivirus (DEN,1,2,3,4). São 4 tipos de vírus. Foto copiada da Internet só para ilustração. Evitar os criadouros é a melhor coisa a fazer; não deixar água parada ou acumulada em vasos ou em outros recipientes. Converse com seus vizinhos sobre isso pois o mosquito voa. Sabemos que só a fêmea pica e usa seu sangue para reprodução. O macho suga a seiva e o néctar das plantas; a fêmea também.

"Por que só a fêmea pica? (dados do Instituto Oswaldo Cruz)
A fêmea precisa de sangue para a produção de ovos. Tanto o macho quanto a fêmea se alimentam de substâncias que contêm açúcar (néctar, seiva, entre outros), mas como o macho não produz ovos, não necessita de sangue. Embora possam ocasionalmente se alimentar com sangue antes da cópula, as fêmeas intensificam a voracidade pela hematofagia após a fecundação, quando precisam ingerir sangue para realizar o desenvolvimento completo dos ovos e maturação nos ovários. Normalmente, três dias após a ingestão de sangue as fêmeas já estão aptas para a postura, passando então a procurar local para desovar".


"Sintomas da Dengue:"Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros.
"As pessoas podem ter:
Dores locais: nos músculos, atrás dos olhos, costas, no abdômen ou ossos
Tipos de dor: forte nas articulações
No corpo: febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite, tremor ou suor
Também é comum: dor de cabeça, manchas avermelhadas ou náusea"






e) Zika Vírus - mosquito Aedes aegypti. Perigo para as mulheres grávidas; criança pode nascer com microcefalia. Seguir orientação do seu médico, usar repelente que não faz mal à saúde e manter o local onde mora limpo e sem água parada. Conversar com os vizinhos, pedindo para evitar criadouros.

f) Febre Chikungunya - mosquito Aedes aegypti. A Preocupação dos Infectologistas é com a possibilidade de epidemia dessa doença.


g) Filariose (elefantíase)- Mosquito Culex fatigans- verme Wulchereria bancrofiti. Pernas muito inchadas parecendo com pernas de elefantes ( por isso o  nome popular). A foto abaixo foi copiada da Internet somente para fins de ilustração.

Obs: Nomes científicos são escritos em latim; tipo de letra em itálico.

Nenhum comentário: