Devemos tomar cuidado com mensagens de textos, telefonemas (a maioria por celular) e de estados e cidades longe da cidade que você mora.Veja o DDD no celular e pesquise na Internet e você verá de qual estado é.
Sempre tire suas dúvidas na fonte; se for banco fale com seu gerente, se for empresa desligue na hora.
Alguns cuidados que devemos ter:
01) Nunca fornecer os dados pessoais ou nº da senha de sua conta bancária por telefone; se alguém ligar desligue na hora.
02) Procure mudar suas senhas, tanto da Internet como de bancos de tempos em tempos. Coloque na Internet senhas com nº, letras, asterisco ou outro símbolo; isso dificulta o acesso de hackers ou outras pessoas.
03) Não aceite ajuda quando for nos caixas eletrônicos; qualquer dúvida, entre na agência e fale com um dos Gerentes. Alguns se oferecem para e ajudar, prende seu cartão e depois de pegar sua senha ele troca o seu cartão por outro e na correria, muitos não percebem e acabam ficando sem saldo no banco.
04) Não empreste celular de estranhos quando tiver em caixas eletrônicos e se possível nunca.
05) Sempre avise seu gerente de banco que você retira seu cartão ou talão de cheques na própria agência. Tem muitos desvios de documentos pelo caminho.
06) Não abra Links de E.mails ou de mensagens (SMS). Delete.
07) Nessa época de declaração de Imposto de Renda começam a aparecer mensagens de atualização de dados bancários ou de outros; logo que chegar, simplesmente delete (apague).
08) Se for por e.mail, cuidado com mensagens falsas; não abra e coloque em SPAM.
09) Cuidado com Cartas que são enviadas pelo Correio; pedem para você atualizar seus dados no banco ou receita federal; é golpe!
Quando você responde está caindo num golpe.
10) Nunca fale sua senha bancária pra ninguém. Não marque num papel e coloque junto com o cartão; se for assaltada, facilita a vida do ladrão.
11) Não caia na história que você vai receber novo cartão por um entregador na sua casa. Em alguns casos, pessoas simples e sem cuidado fornecem a senha do cartão que está com ela. A mídia mostrou, tempos atrás, que quem vem trocar o cartão diz que tem que levar de volta o antigo e quebra no meio, sem danificar o Chip; em alguns casos colocam um adesivo e o cartão continua funcionando; com a senha do cliente sacam o que tem no banco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário