segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Tragédias que atingem os moradores das Encostas dos Morros e das Beiras de Rios e Córregos! - Como evitar?

Prevenção: Para se evitar Tragédias que acontecem todos os anos e atingem famílias que moram nas encostas dos morros ( Niterói por exemplo) e beiras de mananciais (Rios), em várias cidades Brasileiras, algumas atitudes poderiam minimizar a situação. Leia os itens abaixo da foto.

    Foto copiada da Internet (G1-Globo), para ilustração do texto.


01) Criação de Projeto de Construção de Moradias longe desses locais. Fazer uma casa de até  50m2 e deixar pronto o alicerce para um ou dois quartos e mais um banheiro; as pessoas, por conta e esforço próprio poderão aumentar o tamanho do seu imóvel de acordo com  a sua necessidade. Teriam isenção de IPTU até 80 m2 e de energia elétrica até 80KWh.

02) Impedir que pessoas incentivem as invasões em áreas de risco. Temos que repor as matas ciliares para evitar novas tragédias. É um trabalho lento e difícil, mas terá que ser feito; caso contrário teremos que ver e ouvir a mídia mostrando as tragédias que acontecem todos os anos, principalmente na Primavera e Verão.

03) Colocar Sirenes para que as pessoas saiam desses locais em épocas de chuvas não resolve os problemas; apenas ameniza mas como muitos não tem para onde ir preferem ficar e se arriscar. A Infiltração das águas da chuva por baixo de grandes blocos de Pedras provoca o deslizamento e leva tudo que tem pela frente (Árvores, Casas, Barracos).

04) O Brasil tem dimensões continentais e poderia ser feito um Programa de Incentivo para que as famílias interessadas em viver melhor, mudem para cidades menores em outros estados.

05) Como seria esse programa? Sugestão: É difícil mas as autoridades precisam convencer as famílias que terão uma vida bem melhor em locais que não oferecem riscos.

a) Formação de Agrovilas com toda estrutura necessária pra receber essas famílias. Muitos que moram nesses morros e beiras de rios são pedreiros, eletricistas, encanadores, pintores, etc. e não tem condições financeiras para pagar aluguel. Poderiam ajudar nas construções das casas e preparação dos terrenos, orientados por técnicos e engenheiros (civis e agrônomos). Poderia ser estudado, conforme a cidade e estado a colocação de placas para produzir energia a partir da luz solar ou energia eólica nos lugares que tem muito vento. Caso contrário utilizar energia elétrica.

b) Saneamento Básico, com água e esgoto tratados.

c) Agricultura Familiar.

d) Cooperativas para armazenar e distribuir os alimentos.

e) Escola para todos; crianças (obrigatório até 9º ano) e adultos que queiram melhorar seus conhecimentos ou que não tiveram chances e condições de estudar quando jovens.

f) Mercados para abastecer a população. Farmácia e Posto de Saúde.

g) Áreas de lazer para todos, com praças, salas teatrais e de dança, cinema.

h) Incentivar os filhos a fazer cursos técnicos para trabalhar na agricultura e outros.

i) Muitos políticos; tem que parar de pensar em causa  própria, de olho nas próximas eleições e pensar mais nesse povo trabalhador e sofrido.

j) Acabar com a reeleição no mesmo cargo é uma das soluções para que tudo melhore; as eleições de 2018 já deram um aviso para os políticos de carreira!

k) Tudo que escrevi parece um SONHO; "Todo Sonho poderá se tornar Realidade". É só o ser Humano querer!

domingo, 4 de novembro de 2018

Silicone Industrial ! Perigoso quando aplicado em pessoas. Toda semana a mídia mostra reportagens com pessoas internadas ou que morreram porque se submeteram a esse procedimento estético.

  • Publicado:  Segunda, 30 de Julho de 2018, 10h47
  • Última atualização:  30/07/18  10h48 copiado da Anvisa para ajudar a alertar as pessoas!

"Risco à saúde: silicone industrial para uso estético".

     Procedimentos que utilizam silicone industrial em pacientes são considerados crimes contra a saúde pública e podem levar à morte.
    silicone indus"A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe o uso de silicone industrial na utilização de procedimentos estéticos. O silicone industrial não deve nunca ser utilizado no corpo humano e tem como finalidade a limpeza de carros e peças de avião, impermeabilização de azulejos, vedação de vidros, entre outras utilidades. Porém, o desvio de sua correta utilização, servindo como material para cirurgia plástica, por exemplo, é considerado crime e pode causar sérios riscos à saúde.
    O silicone atende a uma vasta gama de aplicações industriais, comerciais e estética, razão pela qual existem diferentes apresentações do produto, que variam em forma e consistência.
    Para aplicações estéticas, o silicone original é matéria-prima para inúmeros tipos de próteses e implantes (nunca na forma líquida) que precisam ser aprovados pela Anvisa e que devem ser manipulados por pessoas especializadas, habilitadas, e em hospitais com a estrutura necessária para atender o paciente da forma mais segura possível.
    Riscos
    O silicone dito industrial, que tem aspecto oleoso, se injetado no organismo pode gerar diversas anomalias, seja na hora da aplicação ou com o passar dos anos, como deformações, dores, dificuldades para caminhar, infecção generalizada, embolia pulmonar e, até mesmo, a morte.
    Crime
    A aplicação ilegal do silicone industrial no corpo humano é considerada crime contra a saúde pública previsto no Código Penal – exercício ilegal da medicina, curandeirismo e lesão corporal.
    Orientação
    A orientação para quem aplicou silicone industrial no próprio corpo é a de procurar um médico, mesmo que ainda não tenha sentido qualquer sintoma. Somente um médico especialista pode avaliar a gravidade de cada caso.
    Uso profissional
    Cabe ao profissional habilitado determinar a maneira mais adequada e segura para realizar o procedimento cirúrgico e avaliar as orientações técnicas de uso correto do produto.
    Certificação
    Vale ressaltar que todos os produtos usados em procedimentos médicos e estéticos em comercialização no Brasil precisam ter registro na Anvisa, órgão responsável pela avaliação quanto à segurança, eficácia e qualidade dos itens. Somente após a análise técnica, esses produtos são liberados para venda e o uso, visando a proteção do paciente e do consumidor. Sem essa certificação, o produto se torna irregular no país.
    Como saber se um produto é aprovado?
    Para saber se um produto é registrado e aprovado no Brasil, consulte o sistema de produtos regularizados ou entre em contato com a central de atendimento pelo telefone 0800-6429782 ou por um dos Canais de Atendimento da Anvisa para esclarecer questões relacionadas a medicamentos, insumos farmacêuticos, cosméticos, alimentos, entre diversos outros temas.
    Denúncia
    Caso suspeite do uso de produtos utilizados de maneira incorreta, o cidadão pode entrar em contato com a Anvisa por meio da Ouvidoria da Anvisa.
    Para a Ouvidoria da Anvisa, as denúncias sem a identificação do denunciante são consideradas anônimas. Diferente das anônimas, as denúncias sigilosas são aquelas em que os dados de identificação do denunciante são mantidos em sigilo. Para que a Ouvidoria garanta esse direito, é preciso que o denunciante solicite ou marque a opção de confidencialidade ao preencher o formulário do Anvis@tende ou do Folder Postal".
    Por: Ascom/Anvisa

    quinta-feira, 1 de novembro de 2018

    Ministérios no Brasil 2016- Diminuir - Publiquei no BLOG e alguns poderão coincidir.

    A Publicação abaixo foi feita no meu BLOG em 27-04-2016. Coincidência ou não, o presidente eleito Jair Messias Bolsonaro e sua equipe de Trabalho estão conversando e fazendo alguns ajustes para diminuir o nº de Ministérios do Brasil.

    Importante: Os funcionários concursados de  alguns ministérios, que serão incorporados a outros, poderão exercer suas atividades normalmente em outros ministérios ou também substituindo os que estão se aposentando.

    Abaixo a publicação de 27-04-2016:

    Muito se fala em Reforma Ministerial, diminuição do nº exagerado de Ministérios (o aumento foi para acomodar e dar cargos à base do governo para facilitar as votações).

    Na minha humilde opinião, 14 ministérios, uma secretaria de governo e 4 órgãos poderiam muito bem representar um governo atuante e preocupado com as causas nacionais.

    São eles:

    01) Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia.
    02) Ministério da Saúde e Prevenção.
    03) Ministério da Fazenda, Planejamento e Gestão Pública.
    04) Ministério Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.
    05) Ministério das Comunicações.
    06) Ministério dos Transportes, Infraestrutura e Aviação Civil.
    07) Ministério da Defesa e do Controle das Fronteiras Secas.
    08) Ministério das Minas e Energia e do Meio Ambiente.
    09) Ministério da Integração  Nacional e Turismo.
    10) Ministério da Justiça e Direitos Humanos.
    11) Ministério da Indústria, Comércio e Exportação.
    12) Ministério do Trabalho e Previdência Social.
    13) Ministério do Desenvolvimento Social, Inclusão e combate à Fome.
    14) Ministério das Relações Exteriores.
    Obs: Cada um deles teria um comando e secretários bem preparados para uma boa gestão.

    Para complementar a equipe de governo :

    01) Secretaria de Comunicação Social.
    02) AGU.
    03) Banco Central.
    04) Casa Civil
    05) Controladoria Geral da União.

    Obs: Todos os funcionários comissionados  poderiam participar de um Concurso Público Federal para preencher as Vagas que estão em aberto por causa de Aposentadorias ou por falta em algum setor do governo; ficarão estáveis e não perderiam a vaga quando houver mudança de comando no governo.

    Novembro AZUL - Prevenção do Câncer de Próstata !

    Hiperplasia Benigna de Próstata - HBP - Esse diagnóstico é dado pelo médico, após exame de sangue PSA (sigla em Inglês)prostatic specific antigen- (Antígeno Prostático Específico-em Português) e do toque Retal. Apesar do machismo, mais homens estão procurando os Urologistas para consultar e fazer o acompanhamento anual com exames.
     

    As 2 imagens acima foram copiadas da Internet somente para ilustração do Texto.


    PSA é calculado através de um simples exame de sangue; o resultado sai em 2 ou 3 dias, dependendo do Laboratório.

    Quando procurar o Urologista para consulta?

    01) A partir dos 45 anos de idade quando tiver alguém da família que teve Câncer de Próstata.
    02) A Partir dos 50 anos, quando não tiver parentes próximos com a doença.
    03) Ou, em qualquer momento, quando tiver qualquer outro problema no Sistema Urinário.
    Exs: Cistite, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Cálculo Renal, Prostatite, Dificuldades para Urinar e outros.

    Obs: Siga orientação do Urologista e só tome  medicamentos se ele prescrever (receitar).


    Prostatite. Parte da publicação do site "Tua Saúde"

    10 sintomas que podem indicar próstata inflamada:


    1. "Dor abaixo do umbigo e na zona entre os testículos e o anus;
    2. Dor nas costas, principalmente na região lombar;
    3. Dor ao urinar ou ao ejacular;
    4. Ardor ao urinar;
    5. Febre;
    6. Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
    7. Aumento da frequência em urinar de dia e de noite;
    8. Diminuição da força e do jato de urina;
    9. Calafrios;
    10. Dor intensa à palpação do escroto".

    No caso da HBP, a Próstata aumenta de volume (Prostatite), podendo apertar o canal da urina (uretra) e a bexiga; o paciente pode ficar com dificuldades para Urinar; ou sai gota a gota ou trava de vez e tem que ser internado para fazer uma raspagem para diminuir o tamanho da mesma, liberando o canal de passagem da urina. Alguns colocam sonda.

    Dados abaixo, entre aspas e em itálico, copiado do site Wikipedia, para explicação sobre problemas na Próstata e colocação de Sonda.
    "Cistostomia suprapúbica ou vesicostomia é uma conexão criada cirurgicamente entre a bexiga urinária e a pele a qual é utilizada para drenar urina da bexiga em indivíduos com obstrução do fluxo urinário normal. O fluxo urinário pode estar bloqueado por aumento da próstata (hiperplasia prostática benigna), lesão traumática da uretradoenças congênitas do trato urinário ou por obstruções como pedras nos rins que passaram para a uretra e câncer".


    Quando a relação do PSA total e do PSA livre estiver  alterada (fora dos padrões) , o médico poderá solicitar uma Biópsia da Próstata; são retiradas algumas células de vários pontos da Próstata e enviadas para exames; o resultado poderá ser de células normais ou cancerígenas. Tem o Escore de  Gleason que, de acordo com a análise vai auxiliar na decisão do médico e  orientar qual tratamento deve ser feito.
    Contagem final de Gleason na biópsia
    Grupos prognósticos
    5 anos livre de progressão bioquímica
    <=6
    1
    97.5%
    3+4=7
    2
    93.1%
    4+3=7
    3
    78.1%
    8
    4
    63.6%
    9 ou 10
    5
    48.9%


    a) Braquiterapia da Próstata; com colocações de sementes de Iodo radioativo 125 e a quantidade depende da situação da Próstata em cada paciente; por um certo período de tempo vai sendo liberada a radiação para eliminar as células cancerígenas. É um exame caro e o paciente que tem convênio médico precisa verificar se o mesmo cobre esse procedimento. A pessoa é  internada de manhã para colocação das sementes ; correndo tudo bem, ela é liberada no final da tarde do mesmo dia.
    Se o escore for igual ou menor que 6, significa que a doença está no começo e é mais fácil de curá-la.

    Copiei Parte  do texto de Yuri Vasconcelos- Pesquisa Fapesp, edição 79 de setembro de 2002, para ajudar na explicação.


    Sementes radioativas contra o câncer

    "As sementes de iodo-125 têm dimensões quase microscópicas e são menores do que um grão de arroz. Elas são compostas de uma cápsula cilíndrica de titânio de 0,8 milímetro de diâmetro externo e 4,5 mm de comprimento. O titânio foi escolhido porque possui baixo índice de rejeição e sua parede é fina o suficiente para permitir a passagem da radiação. Dentro da cápsula existe um fio de prata de 0,5 mm de diâmetro com iodo-125 depositado na superfície. A atividade (quantidade de radiação emitida pelo núcleo do isótopo) típica das sementes é de 0,5 mCi (mili-Curie) de iodo-125. Nessa dosagem, a ação da semente fica restrita à próstata e atinge, com menor intensidade do que a radioterapia externa, órgãos saudáveis, como bexiga, reto e uretra. “Poupar tecidos sadios é outra grande vantagem da braquiterapia”, afirma Elisa.
    A ação da semente é muito concentrada porque a radiação emitida pelo iodo-125 percorre apenas cinco milímetros de tecido humano. “Ela age dentro do paciente por dez meses, mas a maior parte de sua atividade acontece nos primeiros dois meses”, afirma Elisa. Esse período é correspondente a meia-vida (58 dias) do iodo-125. Meia-vida é o tempo que um material radioativo leva para reduzir sua atividade pela metade. Ele só deixa de ser radioativo depois de dez meias-vidas. Assim, a radioatividade total do iodo-125 desaparece após 580 dias ou quase 20 meses.
    Aplicação detalhada

    O implante das sementes radioativas é um procedimento rápido e seguro. Com auxílio de agulhas especiais e orientado pela visão direta de um equipamento de ultra-som transretal, o médico introduz, através do períneo (a região entre a raiz do pênis e o ânus), as sementes dentro da próstata do paciente. A aplicação é feita numa única sessão. Antes disso, no entanto, é feito um minucioso planejamento. O especialista faz um estudo da próstata com imagens detalhadas de ultra-som, que identificam seu tamanho, forma e contorno e informam a precisa posição da uretra e dos ossos pélvicos. Essas imagens são enviadas para um computador que, com o auxílio de um software, calcula a quantidade de sementes necessárias para o tratamento e o local exato onde cada uma deve ser implantada".
    b) Retirada Total da Próstata (Prostatectomia); quando o exame mostrar que o órgão está muito afetado por células cancerígenas, o melhor, segundo os médicos, é retirá-la.
    Em alguns casos os pacientes reclamam, durante um tempo, de incontinência urinária e talvez precisem usar fraldão.

    Copiei o texto abaixo da Internet. "Prostatectomia Radical"