segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Tragédias que atingem os moradores das Encostas dos Morros e das Beiras de Rios e Córregos! - Como evitar?

Prevenção: Para se evitar Tragédias que acontecem todos os anos e atingem famílias que moram nas encostas dos morros ( Niterói por exemplo) e beiras de mananciais (Rios), em várias cidades Brasileiras, algumas atitudes poderiam minimizar a situação. Leia os itens abaixo da foto.

    Foto copiada da Internet (G1-Globo), para ilustração do texto.


01) Criação de Projeto de Construção de Moradias longe desses locais. Fazer uma casa de até  50m2 e deixar pronto o alicerce para um ou dois quartos e mais um banheiro; as pessoas, por conta e esforço próprio poderão aumentar o tamanho do seu imóvel de acordo com  a sua necessidade. Teriam isenção de IPTU até 80 m2 e de energia elétrica até 80KWh.

02) Impedir que pessoas incentivem as invasões em áreas de risco. Temos que repor as matas ciliares para evitar novas tragédias. É um trabalho lento e difícil, mas terá que ser feito; caso contrário teremos que ver e ouvir a mídia mostrando as tragédias que acontecem todos os anos, principalmente na Primavera e Verão.

03) Colocar Sirenes para que as pessoas saiam desses locais em épocas de chuvas não resolve os problemas; apenas ameniza mas como muitos não tem para onde ir preferem ficar e se arriscar. A Infiltração das águas da chuva por baixo de grandes blocos de Pedras provoca o deslizamento e leva tudo que tem pela frente (Árvores, Casas, Barracos).

04) O Brasil tem dimensões continentais e poderia ser feito um Programa de Incentivo para que as famílias interessadas em viver melhor, mudem para cidades menores em outros estados.

05) Como seria esse programa? Sugestão: É difícil mas as autoridades precisam convencer as famílias que terão uma vida bem melhor em locais que não oferecem riscos.

a) Formação de Agrovilas com toda estrutura necessária pra receber essas famílias. Muitos que moram nesses morros e beiras de rios são pedreiros, eletricistas, encanadores, pintores, etc. e não tem condições financeiras para pagar aluguel. Poderiam ajudar nas construções das casas e preparação dos terrenos, orientados por técnicos e engenheiros (civis e agrônomos). Poderia ser estudado, conforme a cidade e estado a colocação de placas para produzir energia a partir da luz solar ou energia eólica nos lugares que tem muito vento. Caso contrário utilizar energia elétrica.

b) Saneamento Básico, com água e esgoto tratados.

c) Agricultura Familiar.

d) Cooperativas para armazenar e distribuir os alimentos.

e) Escola para todos; crianças (obrigatório até 9º ano) e adultos que queiram melhorar seus conhecimentos ou que não tiveram chances e condições de estudar quando jovens.

f) Mercados para abastecer a população. Farmácia e Posto de Saúde.

g) Áreas de lazer para todos, com praças, salas teatrais e de dança, cinema.

h) Incentivar os filhos a fazer cursos técnicos para trabalhar na agricultura e outros.

i) Muitos políticos; tem que parar de pensar em causa  própria, de olho nas próximas eleições e pensar mais nesse povo trabalhador e sofrido.

j) Acabar com a reeleição no mesmo cargo é uma das soluções para que tudo melhore; as eleições de 2018 já deram um aviso para os políticos de carreira!

k) Tudo que escrevi parece um SONHO; "Todo Sonho poderá se tornar Realidade". É só o ser Humano querer!

Nenhum comentário: