terça-feira, 1 de setembro de 2020

Índices de INFLAÇÃO do Brasil.

Muitos são os índices usados para o cálculo da Inflação do BRASIL. Se todos os envolvidos concordassem em diminuir alguns desses Índices , facilitaria o entendimento e nós não ficaríamos perdidos com tantos métodos de Cálculo da Mesma.
Copiei um resumo desses Índices e publiquei para "Leitura e Reflexão" dos Leitores do BLOG. Quem quiser saber um pouco mais sobre alguns deles, é só fazer a pesquisa de cada um na Internet.


Índices de Inflação do BRASIL.

01 - IGP
“Índice Geral de Preços, calculado pela Fundação Getulio Vargas (doravante FGV)”.

02 - IPA

Índice de Preços por Atacado, batizado de Índice de Preços ao Produtor Amplo em abril de 2010".

03 - IGP-DI

“Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna, da FGV

04 - IGP-M

Índice Geral de Preços do Mercado, também produzido pela Fundação Getúlio Vargas”. Usado para cálculo de reajuste de aluguéis e outros contratos.

05 - IGP-10

“Índice Geral de Preços 10, também da Fundação Getúlio Vargas”.

06 - IPC-RJ

“Índice preços ao Consumidor - Rio de Janeiro”.

07 - IPC-Fipe

“Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, índice da Universidade de São Paulo (USP)”
08-IPC - IEPE

09 - ICV-DIEESE

“Índice do Custo de Vida, publicado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – SP”

10 - INPC

“Índice Nacional de Preços ao Consumidor, média do custo de vida nas 11 principais regiões metropolitanas do país” Base : de1 a 5 salários mínimos.
11 - IPCA
“Taxa de inflação anual (IPCA/IBGE).[7] de 1996 até 2016. O aumento verificado nos últimos anos deveu-se à crise econômica no país”.
Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

12 INCC

“Índice Nacional de Custos da Construção”.

13 - CUB

“Custo Unitário Básico, índice que reflete o ritmo dos preços de materiais de construção e da mão de obra no setor”. Pesquisa e cálculo pelos sindicatos da construção Civil.
Obs: Esses dados (resumidos) foram tirados do Site Wikipédia para conhecimento dos Leitores que ainda não conheciam todos esses índices de Variação de Preços”.

Nenhum comentário: