Toda Semana, na Mídia, vemos Pessoas reclamando que Perderam suas Economias em Aplicações "Super Rentáveis", como Cripto Moedas e "Pirâmide Financeira,"aplicação não legalizada pelo BC). Pelo que observamos nas notícias, esses tipos de aplicações ocorrem em vários países. A Ilusão ou "Ganância ?" pode fazer você perder a sua reserva que guardou por toda a Vida. Importante saber quais as empresas que controlam as Cripto Moedas são confiàveis. Observe as normas; converse com seu Gerente no banco que tenha Conta. Não faça nada por telefone ou por celular, para evitar cair em Golpe.
Se a Taxa Selic caiu de 13,75% ao ano na última Reunião do Copom para 13,25% e com tendência de Queda ainda até o final do ano, como pode um aplicador acreditar em algumas aplicações que oferecem ganhos mensais absurdos, fora da Realidade Nacional e Mundial?
Não se Iluda; converse com o Seu Gerente de Banco, Financeira ou Corretora de Valores, que tem autorização de aplicações pelo Banco Central, e verifique um tipo de aplicação que tem FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
Observe os rendimentos Médios das Aplicações abaixo, dependendo do Valor a ser Aplicado e do Banco ou Corretora. O rendimento abaixo de cada aplicação foi copiado da Internet em 19-09-2023. Mas poderá ter alterações dependendo Banco ou Corretora e do dia que você for aplicar. Consulte sempre um especialista no Assunto. Não se iluda com ofertas de ganho fora da Realidade Atual para não entrar na Fila dos que perderam suas economias por um determinado motivo. de 01 a 05 tem garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Não converse sobre aplicações por telefone; vá até à Agência e converse com o seu GERENTE.
01- CDB - 0,90% ao Mês e Bruto 14,28% ao Ano- Tem IRPF de acordo com o tempo de retirada da aplicação - 24 meses (15% sobre o Rendimento)- 18 meses (17,5%) - 12 meses (20%) e 6 meses (22,5%).
02-LCA- 11,93 % ao Ano e 0,94 % ao Mês (Não tem IRPF) 90 dias de carência para retirar parte do valor ou Total)
03-LCI - Praticamente igual ao rendimento do LCA. depende do Banco ou Corretora e o dia da Aplicação.
04-Poupança- 8,34% ao ano - 0,67 % ao Mês em média; depende do dia Da aplicação em poupança que tenha em várias datas. Juros = TR (Taxa referencial de Juros).
05- Tesouro Direto. Selic ; 13,25% - tem IRPF e rendimento mensal liquido perto de 0,82% .
Existem outras aplicações pra quem queira deixar o dinheiro por mais tempo no Banco. Mas tem IRPF de acordo e tempo do tipo de aplicação. Consulte seu Gerente. As aplicações em VGBL e PGBL não entra em Inventário e os beneficiários podem sacar os valores quando o Titular falecer (apresentando os documentos necessários). Só que precisa de acompanhamento constante pois pode ocorrer perda. Todo Cuidado é Pouco. Por isso é importante ter um Gerente que conhece bem essas 2 aplicações e te orientar melhor. Existe cliente Conservador, Moderado e Arriscado (Arrojado). Por isso a importância da Orientação dos tipos de Pápéis que serão aplicados o seu dinheiro.
01) VGBL - Tabela Progressiva - Tem 15% de IRPF no Rendimento ao resgatar e esse valor entra na Declaração de IRPF; poderá ter Restituição ou Não; tudo vai depender da Soma com os seus outros Rendimentos (Salário, aposentadoria, renda de aluguel ou outra). Vida Gerador de Beneficio Livre.
02) VGBL - Tabela Regressiva- dependendo do tempo de aplicação e do dia do saque da aplicação. A tabela começa com 30% de IRPF para saque em 2 ANOS; 25% em 4 anos, 20% em 6 anos, 15% em 8 anos e 10% em 10 anos. Você pode escolher o valor final com renda mensal ou sacar tudo e pagar 10% de IRPF sobre o rendimento, sem direito a incluir na Restituição. A Tributação é Exclusiva na Fonte. Poderá ser interessante pra quem não tiver necessidade de sacar antes dos 10 anos e vai depender muito em que papéis seu dinheiro está sendo aplicado.Precisa de acompanhamento constante e de orientação de um Gerente capacidado para tal.
03) PGBL - Interessante para quem tem Valores Altos para ser aplicado. tem dedução de 12% da renda Tributável na Declaração Completa Anual de IRPF; mas quando sacar para IRPF sobre o Valor total aplicado. Precisa de muito cuidado e Conhecimento para aplicar em Plano Gerador de Beneficio Livre (PGBL). Interessa só a quem faz a Declaração de IRPF Completa.
Do blog do Santander da Internet; copiei parte das Regras do PGBL. Se interessar fale com o Gerente do seu Banco.
"O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é uma modalidade da Previdência Privada, que tem como finalidade a conservação de recursos financeiros pensando no futuro, uma forma de complementar a sua previdência social, mas também, existe a possibilidade de o investimento ser a única fonte de renda, dependendo do planejamento montado".
"Esse recurso permite abater 12% da renda tributável anual no Imposto de Renda para quem faz a declaração completa. Entretanto, no momento de saque, o imposto que deverá ser pago será referente ao valor total que havia no plano. Para entender melhor, caso você faça o resgate hoje e o saldo seja de R$100 mil, o desconto do imposto será sobre esse valor".
Atenção: Não sou orientador Financeiro; montei texto para sua leitura; se quiser fazer alguma aplicação fale com o Gerente do seu Banco para explicar todas a opções que tem para você aplicar o seu Dinheiro. Não caia na Conversa por telefones de pesssoas que você não conhece e está lhe oferecendo grandes Vantagens. Toco cuidado é Pouco. Se o leitor que conhece bem o assunto, achar algum erro na publicação, me avise e eu altero.x.x.x.x.x..x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.-Fim.