segunda-feira, 6 de maio de 2024

Aquecimento GLOBAL - Desastres Naturais e as CATÁSTROFES Causadas por ação dos SERES HUMANOS!

Há muitos anos, os professores e especialistas vem debatendo o TEMA " Aquecimento GLOBAL". Alguns tambèm comentaram tempos atrás de que haveria uma nova Glaciação; mas o que está acontecendo mesmo é o Aquecimento Global com acontecimentos em várias partes do Mundo.

Muitos são os Fatores que contribuem para as Catástrofes que vem acontecendo, não só no BRASIL mas em várias partes do Planeta TERRA. Alguns deles vamos Citar abaixo:

01) Uso Inadequado dos Morros e Encostas; com residências e invasões num solo de camada muito fina sobre as pedras; quando chove muito, a água que penetra no SOLO instável, acaba levando tudo para baixo.

02) Por falta de Moradia Popular ou por pessoas que querem ficar perto de TUDO, constroem suas casas na Beira de Rios e nos Morros. Será que são incentivados por outras pessoas ou constroem essas moradias com materiais simples ou sem uma base estrutural para que a casa fique segura e sem acompanhamento de um técnico ou engenheiro da Prefeitura.

03) Lei sobre distância das Margens dos Rios para que haja Construção; não é respeitada e quando ocorre grandes enchentes, os moradores perdem tudo. Os textos em Itálico abaixo foram copiados da Internet para ilustrar o TEXTO; quem quiser pode pesquisar mais na Internet.

Quantos metros do rio pode plantar?
"Isso porque, o Código Florestal (Lei n. 12.651/2012) estabelece como área de preservação permanente toda a vegetação natural localizada a 30 metros nos cursos d'água de menos de 10 metros de largura. Já a Lei de Parcelamento do Solo Urbano (Lei n. 6.766/1979) estabelece proibição de apenas 15 metros do curso de água".

"Para cursos de água com tamanhos diferentes, essa área pode ser maior ainda:

  • 30 metros, para os cursos d’água de menos de 10 metros de largura;
  • 50  metros, para os cursos d’água que tenham de 10 a 50 metros de largura;
  • 100 metros, para os cursos d’água que tenham de 50 a 200 metros de largura;
  • 200 metros, para os cursos d’água que tenham de 200 a 600 metros de largura;
  • 500 metros, para os cursos d’água que tenham largura superior a 600 metros;"dados da Internet.

Já para os lagos e lagoas naturais, a distância mínima da faixa de preservação no Código Florestal é:

  • 100 metros, em zonas rurais, exceto para o corpo d’água com até 20 hectares de superfície, cuja faixa marginal será de 50 metros;
  • 30 metros, em zonas urbanas; Dados da Internet.

"Foi o que a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça fez ao decidir, por unanimidade, que o limite mínimo de distância entre as edificações e os cursos d'água deve ser de 30 metros, independentemente de perímetro urbano ou rural, consagrando a prevalência do Código Florestal Brasileiro sobre o tema".17 de mai. de 2021

"A Lei nº 14.285 aprovada em dezembro de 2021 facilitou a regularização de imóveis próximos a rios, córregos e lagos em área urbana".25 de mar. de 2022

04) Aquecimento GLOBAL; estudos mostram que o nível das Águas dos Mares e Oceanos tem aumentado ano a ano e que muitas cidades vão sofrer com isso. Notícias mostram que algumas cidades do Nordeste Brasileiro já sentem o efeito do aumento do nível da água. O aumento do uso de Combustivel Fóssil (petróleo, carvão),contribui para que isso aconteça.

Quanto o nível do mar sobe por ano?
"O degelo extremo das geleiras e os níveis recordes de calor nos oceanos – que causam a expansão da água – contribuíram para um aumento médio do nível do mar de 4,62 mm por ano entre 2013 e 2022, disse a agência da ONU em um importante relatório detalhando os estragos das mudanças climáticas".22 de abr. de 2023 p copiado da Internet.

05) Camada de Ozônio - cada vez mais, segundo estudos, os buracos vem aumentando e isso influi nas Tragédias que acontece em várias partes do mundo.

"O que pode causar a destruição da camada de ozônio? WWF - Brasil - Internet.
A camada de ozônio sendo danificada permite que mais UV alcance a superfície da Terra, causando um aumento no número de casos de câncer de pele, dano aos olhos e enfraquecimento do sistema imunológico. Uma exposição excessiva à radiação solar UV pode também danificar a produção agrícola e a vida marinha".
"Geleira do Juízo Final - Publicado no G1 - copiado da Internet". 23-05-2024.

Por Poliana Casemiro, g1

 

"A Thwaites, uma enorme geleira da Antártica, que pode elevar o nível do mar em até um metro, está sob maior risco de derretimento do que se pensava". G1- internet.


Nenhum comentário: