A Falta de Organização e de Aprendizado de como ligar com os problemas decorrentes dos estoques, guarda e Manipulação de alimentos como Frutas, Legumes e Verduras, faz com que num País como o Brasil em que muitos ainda passam fome ou se alimentam MAL, muitos produtos são descartados e jogados no LIXO. As causas principais podem ser:
01) Execesso de Produção e falta de locais adequados para o Armazenamento.
02) Manipulação incorreta das pessoas que trabalham com Frutas , Legumes e Verduras, desde a colheita até a colocação nas Gôndulas ou Prateleiras dos Supermercados.
03) Compra excessiva de alguns produtos que acabam estragando nos estoques dos Supermercados. Precisamos de um melhor Gerenciamento e levar para os Supermercados quantidades para venda de acordo com a média diária e mensal de Vendas de cada produto.
04) Produtos de má qualidade, tanto aparente como no sabor dos mesmos por excesso de adubos, agrotóxicos (inseticidas, pesticidas, larbicidas, herbicidas, etc.). Ex: Cenoura, Tomate e outros, com sabor estranho.
05) Aceleradores de amadurecimento como Gás Etileno, Carbureto (que produz o gáz); Aplicados em mangas, bananas, abacates, mamão, tomate e outros alimentos).
"O etileno é responsável ainda por quebrar as moléculas de clorofila presente na casca do fruto, que lhe confere a cor verde e que após a maturação adquire cor avermelhada ou amarelada (conforme o fruto)". Copiado da Internet essa explicação. Obs; Muitas vezes (Ex:tomate) está vermelho por fora e amarelo por dentro (por amadurecimento forçado).
06) Estocagem mal feita e Orientação "que pode ser incorreta" para os repositores que colocam os produtos à venda; Usualmente, tiram os produtos mais velhos das Gôndulas, colocam o Novo embaixo e depois repõe os velhos com problemas de qualidade ou não por cima; os clientes que tomam cuidado na hora de comprar, tiram os novos de baixo e assim vão sendo misturados velho e novo, o que acaba aumentando a quantidade de produtos com problemas ou impróprios para o Consumo. Com isso, podemos ter aumento nos preços, para compensar as perdas.
SUGESTÃO: Não misturar produtos novos e velhos: fazer pacotes dos mais antigos, em condição de consumo, e vender mais barato. Exemplos: Banana muito madura (pra doce), tomate muito maduro e mole para molho, laranja para suco, batatinha para pure, etc.
07) Ceasas; Muitos produtos que ainda podem ser consumidos são doados para Instituições de Caridade que preparam alimentação para quem necessita. Assim mesmo a perda é grande.
08) Vigilância Sanitária; Não temos fiscais para visitar todos os estabelecimentos; por isso, é importante a participação dos Consumidores, alertando esse Órgão competente para fazer uma visita e inspeção no Ponto de Venda do Supermercado que possa estar vcndendo um Produto Impróprio para o Consumo. "Isto é Cidadania".
09) Importante: Se você comprar um produto com sabor ou cheiro estranho não Consuma e nem deixe seus familiares consumirem. Sempre com o Cupom Fiscal na Mão, devolva o Produto e leve outro produto no Lugar. Mesmo que você tenha que gastar um pouco de Combustível. O Supermercado que trabalha corretamente vai te agradecer e avisar o Comprador para mudar de Fornecedor. Se você percebe o Problema e joga fora o Produto a situação Ruim vai continuar.
10) Hotéis e Restaurantes; é uma Pena o tanto de Comida que é descartada depois de pronta e parte consumida. A Perda pode chegar a mais de 30%, sendo parte que sobra nos pratos dos clientes e parte que sobra na Cozinha. Alguns doam a comida própria para consumo a Organizações que fazem distribuição a quem precisa.Comenta-se que algumas pessoas retiram as sobras e levam para "alimentar Porcos (Suínos)". Antigamente faziam isso nas pequenas criações e Atualmente precisa ser comprovado. Nas grandes criações usam rações e outros produtos na Alimentação dos Suínos.
11) BRASIL: Temos um povo hordeiro e trabalhador, Solo com terra de qualidade para o plantio e Colheita; não deveria ter estatistica com % dos que estão passando fome. Fazer um trabalho bem feito, Reforma Agrária de verdade, com 10 hectares para cada família, orientação de Engenheiros e Técnicos Agrìcolas, Sementes, Cooperativas, Agrovilas com Escolas, Farmacias, Postos de Saúde, Mercados, pequenas lojas de roupas e acessórios, ferramentas necessárias e outros ítens para fixar novamente uma parte da População no Campo, tirando-as das Enconstas de Morros e Comunidades , onde vivem em condições difíceis e de risco . Fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário