quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Seguradoras de Veículos - Oficinas Autorizadas (Credenciadas) para Revisão e Serviços de Manutenção dos Carros!

Reclame Aqui: Se todos que tiveram ou poderão ter problemas com oficinas Mecânicas na Revisão Preventiva ou Corretiva do seu Veículo fizerem a Reclamação no site Reclame Aqui, ficarão assombrados com alguns acontecimentos (Preços Super Faturados de peças por exemplo,  serviço mal feito ou outro problema) ou falhas no atendimento, péças trocadas (muitas vezes sem necessidade), conforme comentários de clientes no site ou na Seguradora. Como leigo no assunto, fica difícil você questionar o mecânico sobre a necessidade ou não da troca de uma determinada Peça.

Concessionárias de Veículos e Oficinas das Mesmas: Antes de fazer uma Revisão numa dessas oficinas autorizadas ou credenciadas pelas Seguradoras de Veículos, é importante, caso você não tenha um mecânico particular de Confiança (e hoje parece difícil), faça uma cotação na Concesionária e compare com a Credenciada. Pode ser que , por causa da Concorrência, você acaba pagando igual ou mais barato na Concessionária (que quer recuperar clientes que deixaram de fazer revisão por pensar que o preço de péças e Mão de Obra ficsrão bem mais caro).

Credenciadas: Tem as depesas normais de Aluguel, Impostos, Salários de Funcionários,etc; Compram as peças de vários fornecedores e repassam o preço para o cliente com alta de até 60%.
Exemplo: se compra uma peça no mercado por R$ 200,00 , repassa o preço para o Cliente por até R$ 320,00; esse dado peguei com um analista de uma Grande Seguradora. Além disso cobra o valor de mão de obra de acordo (me disse ele) , com uma Tabela da Empresa de Seguros. O que é pior a peça no mercado paralelo, sem a cx. da fabricante de veiculos (Que é mais cara, às vezes), e a Seguradora autoriza cobrar da Paralela por preço pouco menor da Concessionária). Pode ser até o mesmo Fabricante (só cx da Montadora), mas se no paralelo ele paga R$ 200,00 e a Concessionária vende a R$ 400,00, significa que o credenciado pode cobrar até perto disse. Acho um absurdo isso. Essas oficinas podem até colocar as péças que você comprar  o mercado paralelo bem mais barato e pagar só a mão de Obra; só que eles alegam que se a peça der feito e você trocar na Loja e levar para ele tirar a com defeito e colocar a Nova, você tem que pagar uma nova Mão de Obra. Por isso, a maioria deixa para o Mecânico ou oficina comprar com receio dessa nova cobrança se der probleamas. Se colocarem uma margem de 15 a 20% no preço de uma peça ou jogo de peças(vela e cabos Por exemplo), tudo bem, mas até 60% vira peças superfaturadas.

Manutenção Preventiva: É super Importante mas tem uma Agravante: Muitos Carros, Caminhões, Carretas, Motos, podem estar rodando com problemas e os proprietários não fazem a revisão na KM indicada porque o que ganha não dá para pagar peças, mão de obra, Pneus Novos, alinhamento, balanceamento e outros. Um problema que poderá acontecer é o mecânico, ao fazer a análise do que você pediu para verificar um barulho por exemplo na suspensão e ele indicar troca de "peças que poderão não ser necessárias". Pode não fazer por mal ou por garantia de parte do serviço mas para o Leigo poderá ficar com a dúvida ou não e as vezes por medo do que poderá acontecer acaba autorizando am troca de outras peças (Necessárias ou Não)????????>

Sugestão: Mobilização do Governo (Ministérios  e Secretarias de  Transportes de cidades e estados), para movimentar esse tipo de Prevenção com Péças Novas e mão de obra com preço baixo e acessível, financiados num prazo longo de 24 a 36 meses sem juros). Evitaremos com isso muitos acidentes de trânsito e menos pessoas mortas ou feridas internadas em Hospitais. Faltam vagas nas UTI  pelo excesso de acidentes com motos e outros Veículos.

Tombamento de Carretas em alças de acesso de Rodovias: Todas as semanas, a mídia mostra na TV carretas tombadas. Pode ser um problema no Engate ou da velocidade que o motorista entra nesse acessos. Felizmente nesses casos os acidentes, na maioria, mostra apenas a carga esparramada no Solo. As empresas deveriam continuar orientando seus motoristas para que tenham mais cuidado ao entraer nessas alças e diminuir o excesso de velocicade e evitar Ultrapassagem perigosa nas Rodovias, principalmente nos locais em que a Ultrapassagem é proibida (faixa Contínua).x.x.x.

 

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