sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Futebol Brasileiro: Árbitro, Var, Federações, Times de Futebol, Torcida, Diretoria e Imprensa.

 Por que o futebol brasileiro, de um modo Geral, está caindo de qualidade, forma menos craques,etc.?

01) Tem que melhorar a Organização dos Campeonatos; isso cabe aos presidentes das Federações, Clubes e CBF. Calendário muito apertado e outros itens mostra a situação atual.

02) No começo do Ano, as Federações fazem reunião com os presidentes dos Clubes Nacionais e Regionais, decidem e assinam o Regulamento; só que no decorrer dos campeonatos, os dirigentes, técnicos e outros reclamam que não se tem tempo pra treinar.

03) Arbitragem Brasileira não é Uniforme embora as regras são fixas; conforme  o JOGO e alguns casos com interferência do VAR, lances parecidos são decididos de maneira diferente. Vejamos então: Penalti para uns times, expulsão para uns, cartão amarelo para um jogador e vermelho para outro Falta para um e nada para outro num lance indêntico. Uns mandam o jogo seguir, outros marcam falta.

04) Federações; Precisam se organizar, montar um calendário que não prejudique os times e preparação dos jogadores. Regulamento imparcial sem mostrar regalias para alguns Clubes. Exemplo: Campeonato Paulista. Sugestão: 2 bloco de 8 times, com cada um fazendo 7 jogos; Os 2 ou 3 primeiros de cada chave se classificam e disputam um  quadrangular ou hexagonal  para se obter o campeão. Ou se tiver calendário, campeonato com 16 times e de pontos corridos; quem fizer mais é o campeão!

05) Torcida; tem que ir ao campo para torcer para o seu time de coração e não marcar briga pelas Redes Sociais e ofender jogadores dentro do campo; caso contrário, fique em casa, leve a família para passear ou almoçar e jantar fora.

06) Diretoria: Contratar jogadores e técnicos compromissados por um valor salarial que possa pagar e não como acontece atualmente com tantos casos na justiça.Exemplo: Se o clube tem receita para o futebol de R$10 milhões mensais, como que o clube assume pagar R$20 milhões; a não ser que tenha patrocinador que cubra boa parte dos salários, direitos de imagem, FGTS e outros impostos. SAF: para alguns clubes pode estar dando certo; é preciso muito cuidado para mudar para esse tipo de Gestão.

07) Imprensa Btasileira no Futebol; Temos comentaristas que sabem comentar os jogos de modo Imparcial e alguns que mostram a tendência de mostrar (elogiando ou criticando) coisas do seu clube do coração. Se não tivessem esses chamados Clubes Grandes, "Talvez muitos teriam que mudar de Profissão."

08) Jogadores Brasileiros; Poucos, de qualidade são formados na Base; quando aparece um ou outro , tem seus passes comercializados com time do Exterior e se tem dificuldade de achar substituto. O Futebol mudou muito das décadas de 1970 e 1980 para cá ; Na época tínhamos muito bons jogadores formados na Base. Nessa época jogavam muito e ganhavam , em proporção, menos que os que ganham hoje.
Muitos jogadores antigos, depois do treino Normal , ficavam treinando Faltas ou bater Pênaltis; hoje não se comenta muito sobre isso; é muito difícil de se ver gols de Falta. 
Alguns Grandes Batedores de Falta que me veio à Memória. década de 1950; Didi do Botafogo, Cláudio C. Pinho do Corinthians, Martinelli do Paulista de Jundiaí. Mais alguns que lembrei; Romero (Palmeiras), Nelinho (Cruzeiro), Neto e Zenon (Guarani), Dicá da Ponte Preta, Zico do Flamengo, Rogério Ceni do São Paulo, Jorge Mendonça da Ponte Preta e Guarani, Ronaldinho Gaucho e muitos outros que não me veio à memória no momento.

Solução: Técnicos conversar com os jogadores que tem habilidade na cobrança de Falta e pedir para treinar depois do Treino Normal. Poderemos ver mais gols nos Jogos e não 90 a 100 minutos de jogo morno, de lá para cá, parecendo Futebol de Salâo num campo de Futebol. Os jogadores tem que ter um mínimo de noção de Matemática e Física para não cometer erros bizonhos num chute a Gol e não saber jogar  em Campo Molhado ou a favor ou contra o Vento.

Nenhum comentário: