Frutas - Legumes e Verduras: Na minha humilde opinião, muitos produtos poderiam ser vendidos e consumidos antes de estragarem e serem descartados pelos Supermercados, Mini Mercados e Mercearias.
Orientação da Gerência ou Supervisor de Área; Em muitos mercados, quem presta atenção, pode verificar que os funcionários que fazem a Reposição de Produtos Novos na bancada para Venda, tira os antigos e coloca numa caixa ao lado. Coloca o produto Novo, tira alguns já estragados ou impróprio para o consumo, coloca o NOVO e depois põe os velhos por cima. É uma orientação errada pois nem todos os clientes vão pegando os que estão por cima, sem escolher. Ox Clientes mais cuidadosos, tiram os velhos de cima e pegam o novo de baixo. "Esquecem" os Gerentes ou funcionários da reposição que o Cliente ao mexer na banca para tirar um produto mais novo, acaba misturando tudo e os que estão mais velhos acabam estragando os novos Também.
Sugestões:
01) Se o produto da data anterior estiver ainda bom para consumo, o Mercado deveria embalar numa Bandeja e vender por um preço Menor. Pode ser feito com alguns legumes ou frutas. Não deveriam misturar o (s) do (dos) dia (Dias) anterior (es) com o Novo. Ex: Banana Nanica: anos atrás eu observei num supermercado um funcionário tirando as bananas muito Maduras e colocando num cx. para descarte. Eu disse a ele: Fala com seu chefe ou Gerente para colocar numa cx. em separado e vender mais barato, caso o cliente queira fazer doce. Coloca um código diferente, avisa o pessoal da pesagem e a perda fica menor,
02) Tomate; Grandes Redes de Supermercados compram carga completa do produtor ou do CEASA. Só que na hora de por para venda na bancada, fica misturado os tomates Verdes, Maduros e alguns já estragados. A sugestão é que o funcionário divida em 3 setores da Bancada, colocando os maduros de um Lado, o verde no meio e o que está quase maduro no outro lado. É claro que isso também vai depender da Educacão do COMPRADOR para misturar tudo.
03) Verduras: Alface, Couve, Chicória e Outras; Quando for colocar as Novas, tire as velhas, verifique se só tem algumas folhas começando a estragar, tire-as e coloque na embalagem. Isos evitará que a perda seja Maior.
04) Frutas; Não misturar as Novas com as Velhas que estão para Venda. Coloque as mais velhas numa embalagem, com preço menor. O Mercado poderá ter um setor para venda de produto ainda bom para consumo, que alguns clientes poderiam comprar, sem levar misturado para casa no preço do Novo. Quanto mais o Cliente mexe para escolher mais produto vai perder qualidade no final do expediente. Mamão: Não misturar os mais Verdes com os mais Maduros
05) Autonomia para Gerentes de Supermercados: Quando o Gerente perceber, principalmente no Calor, que vários produtos poderão estragar, poderá AGIR e vender mais barato, com algum código de desconto no Caixa ou embalado já com preço menor. Isso evitará que muitos produtos acabem no LIXO; também ajudará no controle de Inflação.
06) Perda de Alimentos: Já se fala, há muito tempo que a perda fica em torno de 30%.
Copiei os dados abaixo da Internet (em itálico) para Confirmação.
"A perda de alimentos por descarte varia significativamente por região e fase da cadeia produtiva. Globalmente, cerca de 14% dos alimentos são perdidos antes dos mercados, enquanto 17% do total são desperdiçados no varejo e consumo, o que significa que aproximadamente 31% dos alimentos produzidos acabam no lixo no mundo todo. No Brasil, o problema é ainda maior, com a ONU indicando que o país descarta cerca de 30% dos alimentos produzidos anualmente".
Nenhum comentário:
Postar um comentário