Muito se fala sobre a importância de se tomar água mineral mas também sobre os problemas causados por alguns dos seus componentes.Dai a necessidade de se observar e ler os rótulos das embalagens antes de se decidir por uma ou outra marca. Os especialistas dizem que o PH que mede a acidez ou alcalinidade da água deve estar entre 7 e 10 (de neutro para básico).
01) Sódio: algumas tem excesso desse mineral, que acaba piorando a saúde das pessoas hipertensas.
02) Bicarbonato de Sódio: torna a água alcalina, mas em grandes quantidades pode provocar, com o passar do tempo, cálculo renal.
03) Nitrato: muitas marcas de água mineral tem excesso de nitrato que pode vir de adubos na agricultura , fezes de animais, esgoto,etc. Esse sal pode provocar câncer de estômago, segundo os especialistas no assunto. Segundo a Bióloga Manuela Seidel,no site www.mulher.com.br/bem estar, o nível máximo de nitrato deveria ser de 50mg/litro (RDC 274/2005).
04) Ferro: presentes na água ferruginosa é importante para se combater anemias.
05) Lítio; ótimo para o cérebro. Controle das atividades Bipolares.
06) Potássio: importante na regulação do organismo.
. Atua no relaxamento muscular;
. Mantém o equilíbrio ácido-base;
.Regula as atividades neuromusculares
07) Flúoreto (sal com fluor) : importante na prevenção de cáries mas o excesso pode provocar Fluorose (manchas esbranquiçadas ou amareladas nos dentes), principalmente entre crianças de 0 a 12 anos.
08) Cloreto (sal de cloro): excesso pode causar eczemas na pele.
09) Magnésio: Importante para o relaxamento muscular e dos vasos sanguíneos. A carência de magnésio no organismo pode causar várias doenças, principalmente cardíacas.
10) Cálcio : Os sais de cálcio pode provocar, quando em excesso (no caso Oxalato de Cálcio), cálculos renais. O sal oxalato vem da reação do ácido oxalacético com o cálcio.
Observação: Dependendo do local em que á água mineral é retirada, pode ter outros tipos de minerais na sua composição.
Atenção: Importante o consumidor ler o rótulo da embalagem de água mineral para verificar se na sua composição tem algum componente prejudicial à sua saúde e seguir sempre a orientação médica.
Normalmente, depois de um exame de sangue completo em que o médico poderá pedir a concentração de alguns elementos químicos no sangue é que ele poderá orientar o que pode consumir ou não.
É preciso tomar muito cuidado quando for viajar para estâncias hidrominerais; entrar no parque com um copo ou caneca e sair tomando todo tipo de água de encontrar.
As imagens abaixo foram tiradas da Internet só para fins ilustrativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário