sábado, 26 de dezembro de 2015

ÁGUA MINERAL: Sua importância para a Saúde e os problemas que poderão ser causados por alguns componentes (se em excesso)! Leia sempre o Rótulo.

Muito se fala sobre a importância de se tomar água mineral mas também sobre os problemas causados por alguns dos seus componentes.Dai a necessidade de se observar e ler os rótulos das embalagens antes de se decidir por uma ou outra marca. Os especialistas dizem que o PH que mede a acidez ou alcalinidade da água deve estar entre 7 e 10 (de neutro para básico).

01) Sódio: algumas tem excesso desse mineral, que acaba piorando a saúde das pessoas hipertensas.

02) Bicarbonato de Sódio: torna a água alcalina, mas em grandes quantidades pode provocar, com o passar do tempo, cálculo renal.

03) Nitrato: muitas marcas de água mineral tem excesso de nitrato que pode vir de adubos na agricultura , fezes de animais, esgoto,etc. Esse sal pode provocar câncer de estômago, segundo os especialistas no assunto. Segundo a Bióloga Manuela Seidel,no site www.mulher.com.br/bem estar, o nível máximo de nitrato deveria ser de 50mg/litro (RDC 274/2005).

04) Ferro: presentes na água ferruginosa é importante para se combater anemias.

05) Lítio; ótimo para o cérebro. Controle das atividades Bipolares.

06) Potássio: importante na regulação do organismo.
. Atua no relaxamento muscular;

. Mantém o equilíbrio ácido-base;

.Regula as atividades neuromusculares

07) Flúoreto (sal com fluor) : importante na prevenção de cáries mas o excesso pode provocar Fluorose (manchas esbranquiçadas ou amareladas nos dentes), principalmente entre crianças de 0 a 12 anos.

08) Cloreto (sal de cloro): excesso pode causar eczemas na pele.

09) Magnésio: Importante para o relaxamento muscular e dos vasos sanguíneos. A carência de magnésio no organismo pode causar várias doenças, principalmente cardíacas.

10) Cálcio : Os sais de cálcio pode provocar, quando em excesso (no caso Oxalato de Cálcio), cálculos renais. O sal oxalato vem da reação do ácido oxalacético com o cálcio.

Observação: Dependendo do local em que á água mineral é retirada, pode ter outros tipos de minerais na sua composição.

Atenção: Importante o consumidor ler o rótulo da embalagem de água mineral para verificar se na sua composição tem algum componente prejudicial à sua saúde e seguir sempre a orientação médica.

Normalmente, depois de um exame de sangue completo em que o médico poderá pedir a concentração de alguns elementos químicos no sangue é que ele poderá orientar o que pode consumir ou não.

É preciso tomar muito cuidado quando for viajar para estâncias hidrominerais; entrar no parque com um copo ou caneca e sair tomando todo tipo de água de encontrar.

As imagens abaixo foram tiradas da Internet só para fins ilustrativos.

Resultado de imagem para fotos de galões de água mineral  Resultado de imagem para fotos de galões de água mineral


Resultado de imagem para fotos de galões de água mineralResultado de imagem para fotos de galões de água mineral  Resultado de imagem para fotos de galões de água mineralResultado de imagem para fotos de galões de água mineral Resultado de imagem para fotos de galões de água mineral



Nenhum comentário: