terça-feira, 8 de agosto de 2017

Educação, Saúde, Tecnologia (Celular e Internet), Propaganda e Imigração! Inversão de Valores.

Há muito tempo se fala sobre a "Inversão de Valores" na Sociedade Mundial; não é dado o devido valor às aspirações básicas da maioria da População; Educação e Saúde são temas que só aparecem na Imprensa e nos comentários, quando alguma coisa grave acontece nesses dois setores da nossa Sociedade.

A população em geral, deveria deixar de ser omissa e só reclamar ou chamar a imprensa apenas quando algo mais grave acontece ao seu redor ou na sua cidade; isso gera uma comoção geral que logo é esquecida, e tudo volta a ser como era antes. 

Deveria participar de reuniões nas suas associações de bairros e cobrar das autoridades providências para que a Prevenção faça parte do cotidiano de todo cidadão. Isso inclui Saúde, Educação, Moradia, Transporte, Saneamento Básico e outras prioridades.

A falta de médicos e de remédios, além do material básico para atendimento, a falta de leito para internações, 6 meses ou mais para se conseguir uma consulta, sem contar a situação desumana a que são submetidos os doentes que necessitam de uma senha de atendimento nos Postos de Saúde. São situações que se agravam a cada dia e precisam de solução urgente.

Apesar da crise atual que estamos passando, se o dinheiro arrecadado fosse bem aplicado, com gestores capacitados em todas as áreas teríamos um atendimento melhor tanto na Saúde como na Educação.

Várias reportagens, mostram escolas mal conservadas, carteiras quebradas, falta de professores capacitados, alunos sentados em blocos de tijolos; muitos vão para as escolas em ônibus velhos, sem manutenção adequada e com assentos rasgados em péssimas condições de uso.

Se pelo menos parte dos milhões de reais desviados pela Corrupção, e recuperados pela atuação da Operação Lava à Jato e outras fossem direcionados para a Educação e Saúde, teríamos uma melhora significativa nessas duas áreas críticas. 

Hoje, só conseguimos ver poucas notícias boas nos jornais da TV ; todos as horas do nosso dia são mostrados acidentes, mortes, apreensão de drogas, assaltos a Caixas Eletrônicos e a Carros Fortes blindados, sequestros relâmpagos, assaltos, furtos e roubos (aos pedestres, nas residências, de carros e de motos e de cargas).

Com bebidas a preços baixos, futebol ou outro de tipo de esporte todos os  dias, novelas, filmes violentos, pessoas mais preocupadas em usar  o Celular, Redes Sociais e Aplicativos, o que poderemos esperar para nossos filhos e essa juventude maravilhosa que existe no nosso país?

A maioria das pessoas nem se conversam mais; quando vamos ao restaurante, podemos observar famílias, supostamente reunidas para confraternizar; porém não há comunicação e a maioria delas fica presa ao celular o tempo todo; qual a finalidade de estarem reunidos? manter uma tradição? Ver o tempo passar?

O Celular é uma ferramenta importante, não só para comunicação entre as pessoas como para o aprendizado dos nossos alunos; só que o uso exagerado ou errado por muitas pessoas vem causando acidentes de trânsito com motoristas usando ao dirigir, pedestres atravessando as ruas e avenidas sem atenção. 

Muitos professores e alunos não podem usar o Celular ou Tablet nas salas de aula por falta de uma boa conexão de Internet nas escolas públicas; seria muito importante colocar uma frase ou um tema atual para discussão, deixar os alunos pesquisarem e depois fazer um debate na sala de aula, porém com regras bem definidas; não entrar em redes sociais ou outros aplicativos que nada tem a ver com o conteúdo sugerido. As salas de aula deveriam ter no máximo 30 alunos e as carteiras deveriam ser organizadas em forma de U; facilitaria o trabalho do professor, com melhor controle e organização. As salas ambiente deveriam ser uma norma nas escolas.

A propaganda é muito forte, principalmente no Futebol; grandes empresas patrocinam os jogos e a chamada para o evento é muito intensa.

E, quando um jogador de futebol consegue uma transferência quase bilionária, a mídia sensacionalista desloca seus repórteres para cobrir o evento.

Um clube que investe uma fortuna para contratar um excelente jogador, conseguirá recuperar esse dinheiro gasto com venda de ingressos,  de camisas e outros objetos, vendidos a peso de ouro?

O que não consigo compreender é como os estádios de futebol conseguem estar sempre lotados, apesar da taxa de desemprego ser alta em muitos países. 

Temos que levar em conta também a chegada de milhares de imigrantes na Europa que chegam de países afetados por guerras sangrentas; como atender a toda essa população, dar  moradia e trabalho?

Se houvesse um maior investimento dos países ricos nos países Africanos mais carentes, com ênfase  no Saneamento Básico, na Saúde, na Educação e  Moradias, diminuiria  a Imigração. Poderá chegar um momento em que os países europeus não conseguirão mais receber essas pessoas; e daí? o que fazer?


Sabemos pelas pesquisas que mais de 30% dos alimentos no mundo são descartados; isso daria para amenizar a fome de muitas populações carentes. Se tivéssemos uma malha ferroviária moderna no Brasil, o escoamento de alimentos das fazendas seria mais rápido e muito mais barato do que o transportado por rodovias. Dá pena de ver caminhões encalhados nas rodovias de terra da Região Norte; os caminhoneiros esperam dias para chegar ao destino e muitas vezes dependem de tratores para poder seguir viagem.
 
Fotos copiadas da Internet somente para fins ilustrativos!





Nenhum comentário: