quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Próstata - Novembro Azul - A Importância da Prevenção!

Hiperplasia Benigna de Próstata - HBP - Esse diagnóstico é dado pelo médico, após exame de sangue PSA (sigla em Inglês)prostatic specific antigen- (Antígeno Prostático Específico-em Português) e do toque Retal. Apesar do machismo, mais homens estão procurando os Urologistas para consultar e fazer o acompanhamento anual com exames.
 

As 2 imagens acima foram copiadas da Internet só para fins ilustrativos do Texto.



PSA é calculado através de um simples exame de sangue; o resultado sai em 2 ou 3 dias, dependendo do Laboratório.

Quando procurar o Urologista para consulta?
01) A partir dos 45 anos de idade quando tiver alguém da família que teve Câncer de Próstata.
02) A Partir dos 50 anos, quando não tiver parentes próximos com a doença.
03) Ou, em qualquer momento, quando tiver qualquer outro problema no Sistema Urinário.
Exs: Cistite, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Cálculo Renal, Prostatite, Dificuldades para Urinar e outros.

Obs: Siga orientação do Urologista e só tome  medicamentos se ele prescrever (receitar).


Prostatite. Parte da publicação do site "Tua Saúde"

10 sintomas que podem indicar próstata inflamada


  1. "Dor abaixo do umbigo e na zona entre os testículos e o anus;
  2. Dor nas costas, principalmente na região lombar;
  3. Dor ao urinar ou ao ejacular;
  4. Ardor ao urinar;
  5. Febre;
  6. Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
  7. Aumento da frequência em urinar de dia e de noite;
  8. Diminuição da força e do jato de urina;
  9. Calafrios;
  10. Dor intensa à palpação do escroto".

No caso da HBP, a Próstata aumenta de volume (Prostatite), podendo apertar o canal da urina (uretra) e a bexiga; o paciente pode ficar com dificuldades para Urinar; ou sai gota a gota ou trava de vez e tem que ser internado para fazer uma raspagem para diminuir o tamanho da mesma, liberando o canal de passagem da urina. Alguns colocam sonda.

Dados abaixo, entre aspas e em itálico, copiado do site Wikipedia, para explicação sobre problemas na Próstata e colocação de Sonda.
"Cistostomia suprapúbica ou vesicostomia é uma conexão criada cirurgicamente entre a bexiga urinária e a pele a qual é utilizada para drenar urina da bexiga em indivíduos com obstrução do fluxo urinário normal. O fluxo urinário pode estar bloqueado por aumento da próstata (hiperplasia prostática benigna), lesão traumática da uretradoenças congênitas do trato urinário ou por obstruções como pedras nos rins que passaram para a uretra e câncer".


Quando a relação do PSA total e do PSA livre estiver  alterada (fora dos padrões) , o médico poderá solicitar uma Biópsia da Próstata; são retiradas algumas células de vários pontos da Próstata e enviadas para exames; o resultado poderá ser de células normais ou cancerígenas. Tem o Escore de  Gleason que, de acordo com a análise vai auxiliar na decisão do médico e  orientar qual tratamento deve ser feito.
Contagem final de Gleason na biópsia
Grupos prognósticos
5 anos livre de progressão bioquímica
<=6
1
97.5%
3+4=7
2
93.1%
4+3=7
3
78.1%
8
4
63.6%
9 ou 10
5
48.9%


a) Braquiterapia da Próstata; com colocações de sementes de Iodo radioativo 125 e a quantidade depende da situação da Próstata em cada paciente; por um certo período de tempo vai sendo liberada a radiação para eliminar as células cancerígenas. É um exame caro e o paciente que tem convênio médico precisa verificar se o mesmo cobre esse procedimento. A pessoa é  internada de manhã para colocação das sementes ; correndo tudo bem, ela é liberada no final da tarde do mesmo dia.
Se o escore for igual ou menor que 6, significa que a doença está no começo e é mais fácil de curá-la.

Copiei Parte  do texto de Yuri Vasconcelos- Pesquisa Fapesp, edição 79 de setembro de 2002, para ajudar na explicação.


Sementes radioativas contra o câncer

"As sementes de iodo-125 têm dimensões quase microscópicas e são menores do que um grão de arroz. Elas são compostas de uma cápsula cilíndrica de titânio de 0,8 milímetro de diâmetro externo e 4,5 mm de comprimento. O titânio foi escolhido porque possui baixo índice de rejeição e sua parede é fina o suficiente para permitir a passagem da radiação. Dentro da cápsula existe um fio de prata de 0,5 mm de diâmetro com iodo-125 depositado na superfície. A atividade (quantidade de radiação emitida pelo núcleo do isótopo) típica das sementes é de 0,5 mCi (mili-Curie) de iodo-125. Nessa dosagem, a ação da semente fica restrita à próstata e atinge, com menor intensidade do que a radioterapia externa, órgãos saudáveis, como bexiga, reto e uretra. “Poupar tecidos sadios é outra grande vantagem da braquiterapia”, afirma Elisa.
A ação da semente é muito concentrada porque a radiação emitida pelo iodo-125 percorre apenas cinco milímetros de tecido humano. “Ela age dentro do paciente por dez meses, mas a maior parte de sua atividade acontece nos primeiros dois meses”, afirma Elisa. Esse período é correspondente a meia-vida (58 dias) do iodo-125. Meia-vida é o tempo que um material radioativo leva para reduzir sua atividade pela metade. Ele só deixa de ser radioativo depois de dez meias-vidas. Assim, a radioatividade total do iodo-125 desaparece após 580 dias ou quase 20 meses.
Aplicação detalhada

O implante das sementes radioativas é um procedimento rápido e seguro. Com auxílio de agulhas especiais e orientado pela visão direta de um equipamento de ultra-som transretal, o médico introduz, através do períneo (a região entre a raiz do pênis e o ânus), as sementes dentro da próstata do paciente. A aplicação é feita numa única sessão. Antes disso, no entanto, é feito um minucioso planejamento. O especialista faz um estudo da próstata com imagens detalhadas de ultra-som, que identificam seu tamanho, forma e contorno e informam a precisa posição da uretra e dos ossos pélvicos. Essas imagens são enviadas para um computador que, com o auxílio de um software, calcula a quantidade de sementes necessárias para o tratamento e o local exato onde cada uma deve ser implantada".
b) Retirada Total da Próstata (Prostatectomia); quando o exame mostrar que o órgão está muito afetado por células cancerígenas, o melhor, segundo os médicos, é retirá-la.
Em alguns casos os pacientes reclamam, durante um tempo, de incontinência urinária e talvez precisem usar fraldão.

Copiei o texto abaixo da Internet. "Prostatectomia Radical"




Nenhum comentário: