sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Reciclagem - "O futebol e as garrafas PET"

Os dirigentes da Federação Paulista de Futebol e os clubes participantes dos diversos Campeonatos que existem no Estado de São Paulo estão de Parabéns pela iniciativa, que começou em 2016, unindo a parte esportiva e a reciclagem de garrafas PET que tanto transtorno provoca no Meio Ambiente, tanto nos  Rios e outros Mananciais como nos Lixões , Aterros Sanitários, nas Ruas, Avenidas, Praças, Calçadas, Bocas de lobo e Bueiros.

Iniciativas como essa deveriam existir em outros setores da nossa Sociedade, como na Indústria, Comércio e desconto nos estacionamentos como por exemplo nos Shopings Centers. Se os Shopings fizessem essa promoção de levar 2 garrafas Pet grande ou 6 pequenas com desconto de 50% nos estacionamentos, com certeza poderiam, com isso, aumentar o movimento nas lojas, restaurantes e cinemas.

Fotos abaixo copiadas da Internet para Ilustração-Globo G1.com



Se em cada jogo de futebol, de 3.000 a 5.000 pessoas pudessem fazer a troca de 2 garrafas PET grandes ou 6 pequenas por um ingresso, a Natureza agradeceria. Isso poderia ser aplicado também em outros esportes como Basket, Volley.

Antigamente não tínhamos garrafas PET; as fábricas recolhiam as garrafas de vidro, mas o consumo de água para lavagem era muito grande. Atualmente muitas fábricas modernas que usam embalagem  de vidro para Cerveja, Refrigerantes ou outro produto, reaproveitam a água da lavagem, tratando-a e reutilizando na própria industria,  para limpeza, lavagem de piso, descarga nos banheiros e outros.

Alguns Tipos de garrafas PET são retornáveis e muitas marcas de cerveja ainda usam as de vidro de 600 ml, 1 litro; na entrega  de novos produtos, recolhem para lavar e reutilizar.

O descarte irregular das garrafas de vidro 
Muitos  bares e restaurantes colocam as garrafas de vidro em sacos de plásticos Preto e o caminhão que recolhe o lixo mistura essas garrafas com o lixo orgânico.

As Cooperativas de Catadores são responsáveis pela coleta de grande parte das garrafas PET produzidas no país. Essas garrafas vão para as empresas de reciclagem e geram trabalho e renda para muitos brasileiros, porém muitas ainda são descartadas no lixo comum e vão parar nos rios, lagos e mananciais, poluindo-os.

Vamos Praticar os 3 Rs: Reciclar, Reutilizar e Reduzir .

"Todos nós devemos pensar o que queremos para nosso País, nossa família e nosso povo que é  ordeiro e trabalhador na sua maioria absoluta"!

Nenhum comentário: