quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Vírus - Principais Doenças - Vacinas - Prevenção - Sintomas - Tratamento.


DOENÇAS POR VÍRUS
Prof. Alcínio

A) Gripe    B) Sarampo    C) Caxumba     D) Rubéola     E) Catapora  F) Poliomielite   G) Febre Amarela   H) Dengue     I) Hepatite à  Vírus     J) Hidrofobia      L) Hantavirose         M) Aids .

 A) GRIPE

Doença infecciosa  epidêmica  provocada pelo Myxovírus influenzae .
Sintomas: Febre, tosse, mal estar, coriza, dor  no corpo, etc.
Tratamento: Repouso, bastante líquido, antitérmico (receitado pelo médico). Atualmente existe vacina para gripe; embora exista  uma quantidade enorme de vírus diferentes, esta vacina imuniza a pessoa para vários tipos de vírus. O governo mantém Vacinação grátis, todo ano, na época do frio, para idosos , com idade  superior a 60 anos , além dos profissionais da Saúde. grávidas, indígenas, crianças de 6 meses a 5 anos.

  B) SARAMPO

Doença provocada pelo  Paramyxovírus.
Sintomas: Causa febre, prostração (mal estar, abatimento), manchas avermelhadas  na pele; ataca a mucosa da garganta.
Tratamento: Repouso absoluto, orientação médica.
Vacina: Para se prevenir a pessoa deve ser vacinada com a vacina M.M.R.
MMR: Measles, Mumps e Rubella. Pra Sarampo, Caxumba e Rubéola.

C) CAXUMBA

Doença infectocontagiosa devido a um Paramyxovírus, cujo reservatório principal é o ser humano, no qual se localiza nas secreções respiratórias e nas glândulas salivares.
Sintomas: febre, mal estar, inchaço nas glândulas.
Tratamento: repouso absoluto, orientação médica.
Prevenção: Vacina M.M.R.


D) RUBÉOLA

Moléstia eruptiva ( manchas rosadas na pele), que afeta mais as crianças. O vírus é do mesmo grupo do sarampo e da caxumba( Paramyxovírus).
Sintomas: Indisposição, febre, manchas na pele.
Vacina: M.M.R.


E) CATAPORA

Nome vulgar da Varicela; doença  muito contagiosa, que afeta mais as crianças, devida a um herpes vírus (Herpes-vírus varicellae).
Sintomas: aparecem bolhas com  líquido amarelado, por todo o corpo; febre , mal estar, coçeira.
Tratamento: repouso, isolamento, passar talco mentolado para aliviar coçeira e pode usar permanganato de potássio para lavar feridas na pele. Existe vacina.


F) POLIOMIELITE -( Paralisia Infantil)

Não existe  tratamento curativo para o mal, depois de instalado na pessoa. Prevenção por Vacina.
Doença infecciosa devida  a um poliovírus que é transmitido pela contaminação alimentar e afeta os partes anteriores da medula espinhal.
Ataca o sistema nervoso, causando paralisia  , principalmente nos membros inferiores, que ficam mais finos (atrofiados) e fracos, com dificuldades na coordenação  muscular.
Vacina: a  primeira vacina usada foi a Salk (Injetável).
Albert Sabin  inventou a vacina  oral (gotas), melhor aceita pelas crianças.

G ) FEBRE AMARELA

Doença provocada  por picada do mosquito contaminado pelo vírus (Aedes aegypti)
Sintomas: No começo , febre e mal estar, provoca  dor de cabeça, calafrios, dor lombar, náuseas, vômitos, dores musculares, congestão dos olhos, dores nas juntas , fotofobia.
Nos quadros mais graves aparece novo acesso febril, icterícia (pele amarelada), aumento do fígado, hemorragias na boca, pele, nariz, estômago e intestinos, complicações neurológicas, coma e morte..
Vacina: Existe vacina, que deve ser tomada 10 dias antes de viajar para lugares de risco (Região Norte e Centro Oeste do Brasil e países de risco (na África por ex.). A imunização com dose completa vale por toda a vida; dose fracionada por 8 anos..

H) DENGUE

Doença provocada por vírus presentes no mosquito Aedes aegypti.
Sintomas: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nos olhos, intensas manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos.
As pessoas que já tiveram o dengue tipo I e for picada novamente poderá pegar a dengue hemorrágica, que provoca sangramentos intestinais nas fezes , nos vômitos e pelas narinas.
Vacina: Nova, em testes.
Prevenção da dengue: Como o mosquito se reproduz em águas limpas e parada, não devemos deixar nem no quintal, nem dentro de casa , recipientes com água , como copos, latas, pratinhos de flor, pneus ou outro vasilhame qualquer. A caixa de água tem que estar limpa e bem tampada.

I) HEPATITE  À VÍRUS

Infecção aguda do fígado, causada por um tipo de vírus e caracterizada  por icterícia (pele amarelada), aumento do fígado, febre e eliminação de urina escura. Higiene: muito importante.
Tratamento:  repouso e orientação médica.
Existem vacinas : Tipo (A) 96% de proteção. Tipo(B) 98% de proteção. Tipo -C- tem vacina.

J) HIDROFOBIA- Raiva

A  palavra quer dizer horror à água ou líquidos.
Doença que passa  geralmente do cão para o homem. O vírus está presente na saliva do cão.

Definição de raiva pelo site "MUNDO EDUCAÇÃO"- copiada para somente ilustrar o texto sobre a doença.
"A raiva, ou hidrofobia, é uma doença viral causada por um RNA vírus do gênero Lyssavirus, transmitida via mordedura, lambida ou arranhadura de um animal infectado".

Sintomas: febre, mal estar e depois paralisia.
Tratamento:  para evitar devemos vacinar todos os anos os gatos e cães domésticos,
A pessoa mordida por uma cão deve observar o comportamento do animal, consultar um médico.
Se o cão recusar alimentos, ficar de boca aberta e babar, ficar com paralisia nas patas traseiras,  recusar água e tem dificuldades para engolir; a pessoa que foi  mordida  tem que  tomar injeções com orientação   médica.

"Raiva Transmitida Pelo Morcego"

Copiado do site "Portal dos animais.com.br"- para ilustrar o texto sobre hidrofobia.

"A raiva é uma zoonose, ou seja, doença de animais que podem ser transmitidas a seres humanos. É causada pelo vírus da família rhabdoviridae e do gênero Lissavirus, que se espalha pelo sistema nervoso central, causando encefalopatia e, quase sempre, a morte".
L) HANTAVIROSE

Causada por vírus. Pode levar  à  morte em 24 horas.
Sintomas: Febre alta, cansaço, dores musculares e nas articulações.
Transmissão:  causada por vírus presenrte nas fezes , urina e saliva de ratos silvestres. O homem contrai o vírus inalando-o em poeira ao limpar galpões de grãos ,(feijão, milho, arroz, etc.).
Prevenção: Evitar galpões,   Colocar venenos para ratos, principalmente nos sítios e fazendas. Não existe medicamento para prevenir o mal.
O próprio organismo produz anticorpos.

M) Meningite por Vírus.
Os agentes causadores podem ser vários tipos de vírus da família do Enterovírus. Entre eles temos os vírus do Sarampo, Caxumba, Rubéola, Rotavirus, Varicela (catapora). Por isso a importância da Vacinação para se proteger  dos mais variados tipos de vírus; como exemplo Vacina MMR para sarampo, caxumba e rubéola.

N) AIDS

AIDS ou SIDA ( Síndrome da Imunidade Deficiente Adquirida). A infecção de dá pelo vírus HIV, que está passando por várias mutações.

Sintomas: fraqueza, infecções pulmonares, câncer de  pele (Sarcoma de Kapossi), infecções por fungos.

Transmissão: Relação sexual com pessoas contaminadas sem  preservativo,  usar  seringas não descartáveis ou reutilizadas; transfusão de sangue contaminado, e de  mãe para filho.

Tratamento: Vacina (algumas em Testes). Nem medicamento específico para AIDS. O que há é um coquetel de vários medicamentos, que agem em vários setores do corpo e prolonga a vida do paciente, pois inibe várias infecções, como a respiratória por exemplo.

Prevenção: Usar Preservativo nas relações sexuais e seringas descartáveis.

Do site da drakeillafreitas.com.br, copiei a imagem abaixo do vírus HIV;só para ilustração.



Nenhum comentário: