sábado, 26 de janeiro de 2019

Rejeitos e Resíduos Armazenados nas Barragens de Mineração- O que Podemos Fazer com Êles?

Segundo dados temos 790 barragens, de tamanhos diferentes, que armazenam os rejeitos da Mineração de Ferro (Fe). Minas Gerais é o estado que tem mais mineração de ferro.

Os rejeitos são compostos por Sílica (Areia) que tem o Semi Metal Silício(Si) e outros Metais como Alumínio(Al),Chumbo(Pb), Mercúrio(Hg), Níquel (Ni), Zinco(Zn).Temos também o Semi Metal Arsênio(As), além de possíveis outros componentes, dependendo dos locais que são feitas as explorações. Poderá ter também (em pequena quantidade) um componente cancerígeno que é o metal Cádmio (Cd), usados em pilhas e baterias.

A Crosta Terrestre é composta em grande parte por Silício e Alumínio; chamada de (SiAl).

Alguns especialistas sugerem utilizar esses Rejeitos e Resíduos da Mineração de Ferro para fazer tijolos ou blocos para construção.
Como a maior parte é Sílica (Areia), se misturarmos com cimento e água, poderemos fabricar tijolos ou blocos; evitaríamos o perigo de novos rompimentos de barragens e muitas casas poderiam ser construídas.

Importante: acreditamos que temos pessoas altamente capacitadas que fazem a gestão dessa Mineração e controle do armazenamento só que não é normal construção de casas ou restaurantes (em locais Baixos), no caminho de um possível rompimento das barragens. As casas e os refeitórios teriam que ser construídos em locais mais altos possíveis. Precisamos de uma fiscalização mais eficaz das pessoas que fazem o controle de risco de rompimento dessas barragens.

Do site resoambiental.com. (27-02-2015) , copiei os dados abaixo de sugestões para aproveitamento dos resíduos da Mineração de Ferro.
"Para tentar resolver os problemas associados a esses tipos de resíduos, as mineradoras buscam diversos caminhos, tais como:

  • Formação e manutenção de grandes montanhas de resíduos sólidos, próximos aos pátios de extração;
  • Utilização de resíduos sólidos para soterramento de vales formados pela ação extrativista da mineração;
  • Uso de resíduos sólidos na construção civil, em substituição à areia e outros agregados;
  • Uso de resíduos sólidos como base para pavimentação;
  • Reprocessamento do resíduo sólido ou lama para extrair mais minério;
  • Uso de resíduos sólidos como substitutos de agregados em artefatos cimentícios ou cargas em materiais poliméricos;
  • Construção e manutenção de represas ou reservatórios para armazenar resíduos líquidos e lama;
  • Utilização da lama em diversas indústrias relacionadas à construção civil;
  • Secagem da lama e processamento do material para obter aditivos industriais".



sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Barragem de Brumadinho - Minas Gerais - Rompimento - 25-01-2019

Depois do que aconteceu, no subdistrito de Bento Rodrigues em Mariana - MG (Mineradora Samarco) , 05-11-2015, Deixa dúvidas e fica uma pergunta: "Aconteceram falhas técnicas dos que fizeram a vistoria e avaliação do que poderia acontecer  em Mariana (MG) e com as outras Barragens que existem em todo o país"?, onde ocorre extração de Minérios, principalmente de Ferro (Fe). Precisamos de uma fiscalização maior

Convém lembrar que o metal Ferro (Fe) é extraído do Minério Hematita (Fe2O3)!
A Palavra Hematita vem do grego Hematites; o minério é avermelhado; e é a cor que vemos nas águas dos rios atingidos pela lama dos resíduos e rejeitos da mineração de ferro.

Sabemos que as chuvas torrenciais que estão caindo em várias regiões do país, contribuem para que aconteçam novas tragédias; por isso é importante a Prevenção!

Hoje, conforme notícias do Globo News, o programa comandado com sabedoria pela Maria Beltrão, está mostrando nessa tarde de sexta feira, 25-01-2019, o rompimento da Barragem de Brumadinho;  a lama atingiu o Rio Paraopeba, que deságua no Rio São Francisco; se a lama chegar no São Francisco poderemos ter, novamente, interferência na vida dos seres que vivem nesse majestoso rio e possíveis alterações nas Cadeias e Teia Alimentares.

"Para ilustrar o texto, tirei algumas fotos da TV, mostradas no programa e as publiquei abaixo":








Foto tirada da TV às 17:28 horas- Jornal das 16 horas - Globo News.
   

"As 3 fotos abaixo foram tiradas, da TV, do Programa Brasil Urgente (José Luiz Datena)", para ilustração do texto.




Recordando a Tragédia de novembro de 2015
Fotos do Rompimento da Barragem de Bento Rodrigues (subdistrito de Mariana - MG).
Tirei fotos da TV, do Programa Jornal das 16 horas, Globo News, que voltou a comentar sobre a Tragédia de Novembro de 2015.
Os impactos ambientais foram incalculáveis, em virtude da lama  que continha resíduos de metais diversos.









segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Commodities - Agricultura Familiar - Desemprego -Produção de Soja no Brasil e nos EUA.



Commodities é uma palavra derivada do Inglês Commodity , cujo significado principal é Mercadoria.

Alguns produtos que fazem parte das Commodities brasileira: Minérios (Ferro, Ouro, Alumínio,etc.), Soja (Grãos, Óleo e Farelo), Café em Grãos e moído, Boi Gordo, Suco de Laranja, Petróleo e Derivados, Etanol, Açúcar. São produtos extraídos da Natureza ou produzidos em Larga Escala para uso interno de um país ou para exportação. Mais da metade da produção de grãos no Brasil é de Soja; parte se transforma em óleo de cozinha, parte em ração (Farelo);  mais da metade  da produção de Soja é exportada.

Problemas: Com o alto desenvolvimento da Tecnologia nos últimos anos, o desemprego vem aumentando em todo o Planeta Terra.
O uso de Máquinas automatizadas, computadorizadas e  Robôs, substitui a mão de obra de muitas pessoas.

Foi o que aconteceu na grande agricultura onde, uma Colheitadeira substitui o trabalho de centenas de pessoas; na indústria automobilística temos os robôs e outros equipamentos tecnológicos que facilitam a produção de veículos.

Todos os países do mundo dependem das exportações  e importações para manter a sua economia interna em equilíbrio mas, vai chegar uma hora em que tenhamos de pensar onde queremos chegar.

Sugestão: Além da produção em larga escala na Agropecuária  para fins de exportação, os nossos governantes municipais, estaduais e federal deveriam incentivar a Agricultura Familiar para alimentação do povo brasileiro e venda em mercados; a inflação seria mantida baixa e a Saúde da população seria melhorada. Utilizar, sempre que possível a agricultura orgânica com uso dos excrementos oriundos  da avicultura, da pecuária bovina e outros. A adubação verde com a moagem de partes de plantas que são podadas, folhas e galhos, produz alimentos  que fazem bem à Saúde.

Desemprego: Incentivar as famílias que tem familiares desempregados ou que moram em áreas de risco (morros, encostas, beira de rios, palafitas) a mudar para regiões do país onde receberiam terra (ex: 10 hectares) por família e produziriam seu próprio alimento e venderiam parte da produção, organizados em Cooperativas.Os prefeitos dessas cidades receberiam uma verba do governo federal para proporcionar toda infraestrutura aos pequenos agricultores; Saneamento Básico, Escola, Creches, Mercadinhos, Postos de Saúde, etc.

Abaixo, copiei do site da Embrapa, os dados da produção de soja no Brasil e nos EUA.


"Soja em números (safra 2017/2018)"



"Atualizado em maio de 2018."
"Soja no mundo"

"Produção: 336,699 milhões de toneladas
Área plantada: 124,580 milhões de hectares
Fonte: USDA (24/05/2018)"
"Soja nos EUA (maior produtor mundial do grão)
Produção: 119,518 milhões de toneladas
Área plantada: 36,228 milhões de hectares
Produtividade: 3.299 kg/ha
Fonte: USDA (24/05/2018)"
 
"Soja no Brasil (segundo maior produtor mundial do grão)
Produção: 116,996 milhões de toneladas
Área plantada: 35,100 milhões de hectares
Produtividade: 3.333 kg/ha
Fonte: CONAB (Levantamento de maio)"
 
"Mato Grosso (maior produtor brasileiro de soja)
Produção: 31,887 milhões de toneladas
Área plantada: 9,519 milhões de hectares
Produtividade: 3.350 kg/ha
Fonte: CONAB (Levantamento de maio)"
"Paraná (segundo produtor brasileiro de soja)
Produção: 19,070 milhões de toneladas
Área plantada: 5,444 milhões de hectares
Produtividade: 3.503 kg/ha
Fonte: CONAB (Levantamento de maio)"
 
"Rio Grande do Sul (terceiro produtor brasileiro de soja)
Produção: 16,968 milhões de toneladas
Área plantada: 5,692 milhões de hectares
Produtividade: 2.981 kg/ha
Fonte: CONAB (Levantamento de maio)"
"Consumo interno de soja em grão (CONAB – 05/2018): 59,000 milhões de toneladas
Exportação de soja em grão (Agrostat): 68,1 milhões de toneladas - U$ 25,7 bilhões
Exportação de farelo (Agrostat): 14,2 milhões de toneladas - U$ 5,0 bilhões
Exportação de óleo (Agrostat): 1,3 milhões de toneladas - U$ 1,0 bilhões
Total exportado (Agrostat): U$ 31,7 bilhões"

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Brasil 2019 - Esperança, Fé, Ética, Perseverança, Responsabilidade e Honestidade! Investir na Saúde, Educação, Trabalho, Segurança e Moradia.

O que todo Brasileiro Consciente espera para 2019: 

Depois de anos sombrios, combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, a maioria dos brasileiros está com esperança e fé na ética e perseverança para que tenhamos um Brasil melhor para todos e não para uma minoria como vinha acontecendo. Devemos torcer  e fazer pensamento positivo para que os novos governantes, que assumiram nesse dia 01-01-2019, cumpram suas promessas de Campanha e apliquem corretamente a parte dos valores arrecadados em 5 pilares: Saúde, Educação, Trabalho, Segurança e Moradia. "Um povo educado e com saúde conseguirá tudo de bom para si, para sua Família, sua Cidade, seu Estado e seu País. 

01) Saúde: Que o atendimento seja Universal, com qualidade para todos os Brasileiros; que não faltem medicamentos nos Postos de Saúde e aqueles que precisam de remédios de Alto Custo, Quimioterapia, Radioterapia e Cirurgia não precisem esperar meses para serem atendidos. Que os médicos, recém formados e que estudaram em escola pública trabalhem pelo menos 2 anos em pequenas cidades que precisam de ter uma pessoa especializada para o primeiro atendimento; que os prefeitos, dessas pequenas e distantes cidades, promovam as condições de trabalho para esses profissionais da medicina. Colocar pessoas com capacidade para fazer a gestão das verbas para a Saúde.

02) Educação: Que os professores sejam valorizados e tenham Cursos de Atualização todos os Anos nas Universidades de Qualidade que temos em vários estados brasileiros. Que os livros didáticos sejam mais resumidos e interessantes e  que os governos estaduais que fazem as suas apostilas ou cadernos de aluno contatem as editoras para que os conteúdos dos livros distribuídos pelo MEC sejam semelhantes em cada série. Não adianta fazer livros com 300, 400, 500 , 600 páginas se os professores não tem condições de transmitir todos os conteúdos com qualidade e que a maioria dos alunos consigam entender e aprender. Devemos preparar cidadãos éticos e conscientes  para o Mundo em que vivemos. O investimento tem que ser feito desde os primeiros anos do ensino Fundamental; o aluno tem que sair do fundamental 1 sabendo ler e escrever, além de aprender as 4 operações básicas da Matemática. Pelos últimos índices, ao priorizar investir na colocação de alunos nas Faculdades e Universidades que não tiveram uma boa base no ensino fundamental e depois no médio, poderemos estar formando profissionais sem o devido preparo para enfrentar os desafios do mundo moderno e que precisarão de mais tempo para se adaptar às novas Tecnologias e Modernidade. Todos deverão ter a oportunidade de estudar em uma Universidade mas é importante estar preparado para isso. 

Antigamente: Como era o ensino?
Na década de 1960 e começo da década de 70, no ensino médio tínhamos a divisão em Científico e Clássico; Português e Matemática eram obrigatórios nos 3 anos e quem escolhia fazer o Científico tinha mais aulas de Biologia, Física e Química; os que escolhiam o Clássico e  além de Português e Matemática, tinham mais aulas de Geografia, História, Línguas (Inglesa, Francesa, Grega) e em algumas escolas até aprendiam o Latim.

O Científico era importante para os alunos que pretendiam frequentar Universidades  de Exatas ( Engenharias, Física, Química e Matemática), Ciências Médicas e Biológicas.

O Clássico atendia os alunos que pretendiam cursar Universidades que ofereciam cursos de Português, Inglês, Francês, Pedagogia, Psicologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Magistério: Tínhamos escolas que formavam professores com qualidade para ensinar crianças a partir dos 6 anos de idade. Muitos depois fizeram o curso de Pedagogia para melhorar e aumentar os seus conhecimentos além de melhores ensinamentos para os alunos.

03) Trabalho; Investimentos em Infraestrutura, Construção Civil, Agricultura Familiar,  absorverá muitas pessoas e o desemprego irá diminuir. Aumentar a rede ferroviária federal para transporte de alimentos e minérios. Terminar as que estão inacabadas. Diminuirá o valor do frete e a poluição do ar.

04) Segurança; Muitos esperam Leis mais rígidas para alguns casos, presídios com oficinas de trabalho para reeducar os que estão arrependidos e querem voltar ao convívio social, depois de cumprir a sua pena. Quem trabalha não tem tempo de pensar em coisas ruins!

05) Moradias Populares a preços subsidiados para tirar os moradores que vivem em situações precárias em área de risco (morros, encostas, beiras de córregos e rios). Deixar alicerce pronto para construção de mais 1 ou 2 quartos e mais um banheiro; as pessoas, com seus esforços, poderão aumentar o tamanho da residência de acordo com a necessidade de cada família. Incentivar também os mutirões para baratear o custo dessas moradias. Dias atrás, a mídia mostrou famílias construindo suas moradias em sistema de mutirões e a felicidade de entrar e morar na casa que construíram.

Importante ter Saneamento Básico nesses bairros, com água tratada e esgoto levado para uma estação de Tratamento; além disso uma Coleta Seletiva do Lixo (Orgânico e Recicláveis).