sábado, 26 de janeiro de 2019

Rejeitos e Resíduos Armazenados nas Barragens de Mineração- O que Podemos Fazer com Êles?

Segundo dados temos 790 barragens, de tamanhos diferentes, que armazenam os rejeitos da Mineração de Ferro (Fe). Minas Gerais é o estado que tem mais mineração de ferro.

Os rejeitos são compostos por Sílica (Areia) que tem o Semi Metal Silício(Si) e outros Metais como Alumínio(Al),Chumbo(Pb), Mercúrio(Hg), Níquel (Ni), Zinco(Zn).Temos também o Semi Metal Arsênio(As), além de possíveis outros componentes, dependendo dos locais que são feitas as explorações. Poderá ter também (em pequena quantidade) um componente cancerígeno que é o metal Cádmio (Cd), usados em pilhas e baterias.

A Crosta Terrestre é composta em grande parte por Silício e Alumínio; chamada de (SiAl).

Alguns especialistas sugerem utilizar esses Rejeitos e Resíduos da Mineração de Ferro para fazer tijolos ou blocos para construção.
Como a maior parte é Sílica (Areia), se misturarmos com cimento e água, poderemos fabricar tijolos ou blocos; evitaríamos o perigo de novos rompimentos de barragens e muitas casas poderiam ser construídas.

Importante: acreditamos que temos pessoas altamente capacitadas que fazem a gestão dessa Mineração e controle do armazenamento só que não é normal construção de casas ou restaurantes (em locais Baixos), no caminho de um possível rompimento das barragens. As casas e os refeitórios teriam que ser construídos em locais mais altos possíveis. Precisamos de uma fiscalização mais eficaz das pessoas que fazem o controle de risco de rompimento dessas barragens.

Do site resoambiental.com. (27-02-2015) , copiei os dados abaixo de sugestões para aproveitamento dos resíduos da Mineração de Ferro.
"Para tentar resolver os problemas associados a esses tipos de resíduos, as mineradoras buscam diversos caminhos, tais como:

  • Formação e manutenção de grandes montanhas de resíduos sólidos, próximos aos pátios de extração;
  • Utilização de resíduos sólidos para soterramento de vales formados pela ação extrativista da mineração;
  • Uso de resíduos sólidos na construção civil, em substituição à areia e outros agregados;
  • Uso de resíduos sólidos como base para pavimentação;
  • Reprocessamento do resíduo sólido ou lama para extrair mais minério;
  • Uso de resíduos sólidos como substitutos de agregados em artefatos cimentícios ou cargas em materiais poliméricos;
  • Construção e manutenção de represas ou reservatórios para armazenar resíduos líquidos e lama;
  • Utilização da lama em diversas indústrias relacionadas à construção civil;
  • Secagem da lama e processamento do material para obter aditivos industriais".



Nenhum comentário: