sábado, 7 de setembro de 2019

Cidades Metropolitanas - Campinas - Os desafios de Administrar uma grande Cidade! todos precisam Colaborar!

Nessa Edição de nº 300 do Blog, resolvi escrever algumas coisas sobre a minha querida Cidade Natal-Campinas.
Uma cidade Maravilhosa que é o Centro  dessa grande Região Metropolitana!

Todos sabemos que não é fácil administrar uma cidade Metropolitana com mais de 1 milhão de habitantes! Mas sabemos também que coisas e atitudes que parecem pequenas tornar-se-ão grandes com a participação da população e administradores políticos, melhorando as condições de Vida de todos.

O Crescimento desordenado em alguns lugares, proporcionou as dificuldades que hoje estamos tendo e teremos que enfrentá-las.

A falta de um bom Planejamento nas décadas de 60 e 70, deixou a cidade com trânsito complicado, com dificuldades de locomoção tanto para Ônibus Coletivos e outros veículos.

Alguns problemas que encontramos na nossa Campinas:

01) Trânsito lento e complicado em vários horários mas pior nos horários de Pico.

02) Será que nas décadas de 70 e 80 pensaram em Construir Metrô em Campinas?

03) Alguns Bairros com crescimento desordenado. Invasões por falta de moradia digna e de renda para poder pagar aluguel.

04) Centro de Campinas e Adjacências; muita sujeira e banheiro a Céu Aberto.

05) Calçadas muito mal Conservadas; cada um faz o que quer, colocando os mais diversos tipos de Pisos, cimentando os buracos ou deixando-as esburacadas.

06) Ruas Com Paralelepípedos: melhor para a nossa Saúde e escoamento da água da chuva; mas a maioria das Ruas que ainda os têm estão desniveladas, podendo provocar acidentes. Será que treinando algumas dessas pessoas que vivem  nas Ruas em condições de Risco e dar-lhes uma Oportunidade  seria uma das soluções?Poderiam tirar os Paralelepípedos, colocar terra, socar, e depois colocá-los novamente.

07) Fiação nos Postes e Caídas nas Calçadas; em quase todos os Postes, podemos observar rolos de Fios de algumas companhias de Telefonia e outros.

08) Pet: Cocô de cachorro nas Calçadas; embora Campinas tem uma Lei que permite multar as pessoas que andam com seus cachorros nas Calçadas mas não recolhem as fezes, até hoje não sabemos se alguém foi multado!

09) Veículos estacionados em Locais Proibidos ou até em cima das Calçadas.

10) Motociclistas: muitos não respeitam as Leis de Trânsito, passam no Sinal Vermelho, transitam por cima das faixas de Pedestres e até nas Calçadas, além de alguns, muitas vezes, transitam na Contra mão para não dar volta na quadra.

11) Filas Dupla na frente das Escolas; na 1ª Semana da volta às aulas, com agente de Trânsito por perto orientando, tudo bonitinho; nas semanas seguintes, muitos pais não estacionam direito, param em filas dupla, fechando o trânsito de outros veículos. Que exemplos estarão dando aos seus Filhos?

12) Pessoas que se alimentam andando nas calçadas e jogam Garrafas Pet ou restos de Comida no chão.

13) Funcionários que varrem ou lavam calçadas;às vezes coletam o lixo ou empurram tudo para os bueiros e bocas de lobo.

14) Tampões de ferro fundido de algumas empresas desnivelados nas ruas e avenidas, podendo provocar acidentes.

15) Pessoas que deixam móveis velhos e entulho nas calçadas.

16) Pessoas que misturam lixo Recicláveis nos Conteiners de Lixo Orgânico.

17) Praças muito Mal Conservadas (principalmente na Periferia); conforme mostrou várias vezes as reportagens das TV de Campinas. Brinquedos para as crianças estão quebrados ou enferrujados.

18) Motoristas que ainda insistem em falar ao Celular quando estão dirigindo, beber e comer dirigindo, jogar latinhas, copos plásticos ou bituca de cigarro pela janela do carro.

19) Pichação em vários prédios e monumentos. Pichadores deveriam ser intimados a limpar ou pagar pelo prejuízo causado aos proprietários dos imóveis.

20) Faixas de Pedestres; Precisam de Manutenção mas como são muitas é necessário fazer um Planejamento para que se refaça a pintura das mesmas. Algumas perto do centro de Campinas estão sendo refeitas.

21) Limpeza e Desentupimento das Bocas de Lobo e Bueiros; diminui o custo de "Tratamento do esgoto e das águas da chuva".

22) Pombos nas Praças de Campinas; Largo do Rosário, Jardim São Benedito, Jardim Carlos Gomes e outras; orientar as pessoas a não alimentar os Pombos; as fezes secas dos mesmos, se aspiradas, poderão provocar graves problemas Respiratórios.

23) Saneamento Básico; Campinas tem uma grande e competente empresa que é a Sanasa; água tratada de excelente qualidade e Tratamento de quase 100% do esgoto. Está entre as 10 melhores do Brasil. Fazer folhetos explicativos, com fotos da sujeira ,entregar nos terminais de ônibus e pedir para a População não jogar  lixo, garrafas Pet, Copos Plásticos, Pneus, móveis quebrados e outros na beira de córregos e Rios.

24) Por fim: "Aplicar mais recursos na Educação e Saúde"; uma pessoa educada e com saúde, conseguirá tudo de bom pra si e para seus familiares.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Vitamina D - Osteopenia - Osteoporose - Reposição de Cálcio e Magnésio- 6 SINAIS Importantes!


“Confira 6 sinais que podem indicar que há falta de vitamina D no seu organismo”.

Site:insitutomongeraleagon/longevidade-saúde/falta-de-vitamina D.Copiado abaixo para leitura e informação!

1.     “Gripes e infecções  recorrentes indicam que o seu sistema imunológico não anda muito bem. Baixos níveis de vitamina D afetam a produção de anticorpos, e estudos mostram que sua presença em níveis adequados previne respostas inflamatórias prolongadas ou excessivas, raiz de muitas doenças crônicas e autoimunes, como artrite reumatoide, esclerose múltipla, síndrome do intestino irritável e outros distúrbios digestivos.
2.     Sentir-se cansado o tempo todo pode ter muitas causas, e a falta de vitamina D é uma delas. Com a rotina acelerada da maioria das pessoas, “muitas vezes esse sintoma é negligenciado e passa até a ser tratado como algo normal”, adverte o especialista. Os níveis baixos desse hormônio interferem diretamente no metabolismo do cálcio e do fósforo e isso faz com que as células trabalhem de forma inadequada e fiquem fatigadas.
3.     Alterações de humor, incluindo depressão sazonal causada pelo frio ou pela TPM, e irritabilidade de insônia têm correlação com a deficiência de vitamina D. “Em níveis adequados, ela é importante para a produção necessária de serotonina e dopamina, dois neurotransmissores essenciais para manter os níveis de humor adequados”, explica Rocha.
4.     A queda de cabelo em excesso, muitas vezes atribuída ao estresse, pode ser o resultado de deficiência de nutrientes ou outras enfermidades. Nas mulheres, a perda anormal de fios tem sido frequentemente associada a baixos níveis de vitamina D. Também está ligada ao aparecimento da alopecia areata (doença autoimune caracterizada por grave perda de cabelos e pelos) e pode ser um fator de risco para desenvolver a doença.
5.     Há evidências de que a falta de vitamina D pode ser uma causa potencial de dor e fraqueza muscular. “Quando há  metabolismo inadequado de cálcio e fósforo para o músculo, isso faz com que o mesmo fique facilmente fadigado e fraco, predispondo também a câimbras. Além disso, os níveis baixos complicam a atividade metabólica e, portanto, causam dificuldades para quem está tentando perder peso.'
6.     Muitas mulheres que são diagnosticadas com perda óssea acreditam que precisam tomar mais cálcio. No entanto, elas podem também estar com falta de vitamina D, que desempenha um papel fundamental na absorção de cálcio e no metabolismo ósseo. Para evitar a osteoporose e suas consequências negativas, muitas vezes é indicada a reposição tanto dela como de magnésio e cálcio.”

Atenção: Sempre consultar um médico; não se auto medicar; normalmente, de acordo com os sintomas, o médico indica exame de sangue para verificar a quantidade de vitamina D, Cálcio, Magnésio e outros; poderá pedir Densitometria Óssea para verificar os desgastes nos ossos da coluna lombar e nos do Fêmur.



"OSTEOPENIA e Osteoporose - Dr. Dráusio Varela:

Osteopenia não é uma doença. É uma condição pré-clínica que sugere a perda gradual de massa óssea que pode levar à osteoporose, esta, sim, uma doença, que compromete a resistência dos ossos e aumenta o risco de fraturas no fêmur, pulsos e coluna vertebral".

"OsteoporoseOsteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas".

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Rio São Francisco - Transposição !

O texto e a foto  abaixo foram copiados da Edição da Folha de São Paulo de hoje, 02-09-2019, da Internet para acompanhamento pelos leitores da situação atual, em alguns lugares, da Transposição do Rio São Francisco.

Folha de São Paulo:

"Inaugurada às pressas por Temer e Lula, transposição do São Francisco já definha"

"Canal do eixo leste está vazio há cinco meses; obra apresenta sinais de abandono e deterioração".



CENÁRIO DESOLADOR


A TV Bandeirantes está mostrando, nessa semana de 01/12/2019 a 06/12/2019, no jornal das 19:20 horas , reportagens diárias, mostrando a beleza do Rio São Francisco desde a Nascente em Minas Gerais até outros estados do Nordeste Brasileiro.

A reportagem mostrou nos 2 primeiros dias as cidades do Nordeste que ainda não receberam essa água abençoada para enfrentar a seca que assola o sertão nordestino e os canais da Transposição com vários problemas na sua estrutura com queda de placas de concreto nas suas laterais.
Ontem, 05/12/2019, mostrou os locais que recebem essa água e usando o sistema de  gotejamento promovem a grande produção de mangas e de uvas finas, o que deixas os produtores muito contentes.
Esperamos que essa água chegue também para as famílias e animais (cabras e outros) para amenizar a situação precária de abastecimento que vivem essa população guerreira.
Como parte do rio São Francisco sofre com o assoreamento, prejudicando a Navegação e a Pesca, as autoridades e entendidos no assunto devem tomar todos os cuidados para evitar a seca do Velho Chico.