segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Rio São Francisco - Transposição !

O texto e a foto  abaixo foram copiados da Edição da Folha de São Paulo de hoje, 02-09-2019, da Internet para acompanhamento pelos leitores da situação atual, em alguns lugares, da Transposição do Rio São Francisco.

Folha de São Paulo:

"Inaugurada às pressas por Temer e Lula, transposição do São Francisco já definha"

"Canal do eixo leste está vazio há cinco meses; obra apresenta sinais de abandono e deterioração".



CENÁRIO DESOLADOR


A TV Bandeirantes está mostrando, nessa semana de 01/12/2019 a 06/12/2019, no jornal das 19:20 horas , reportagens diárias, mostrando a beleza do Rio São Francisco desde a Nascente em Minas Gerais até outros estados do Nordeste Brasileiro.

A reportagem mostrou nos 2 primeiros dias as cidades do Nordeste que ainda não receberam essa água abençoada para enfrentar a seca que assola o sertão nordestino e os canais da Transposição com vários problemas na sua estrutura com queda de placas de concreto nas suas laterais.
Ontem, 05/12/2019, mostrou os locais que recebem essa água e usando o sistema de  gotejamento promovem a grande produção de mangas e de uvas finas, o que deixas os produtores muito contentes.
Esperamos que essa água chegue também para as famílias e animais (cabras e outros) para amenizar a situação precária de abastecimento que vivem essa população guerreira.
Como parte do rio São Francisco sofre com o assoreamento, prejudicando a Navegação e a Pesca, as autoridades e entendidos no assunto devem tomar todos os cuidados para evitar a seca do Velho Chico.

Nenhum comentário: