sábado, 30 de outubro de 2021

FUTEBOL: O que poderá ser feito para melhorar a Qualidade dos Jogadores e Pagamentos em Dia?

Anos Atrás muitos jogadores de Futebol ganhavam pouco mas jogavam muito; de uns anos para Cá com as mudanças na preparação física, o futebol apresenta poucos craques e a força muscular é que faz a diferença na maioria dos jogos.Talvez por gestão mal calculada, uma parte dos grandes clubes de futebol contrata jogadores a peso de Ouro e salários altíssimos, sem a receita suficiente para bancar todas as despesas e manter funcionários, diretores, equipe técnica, médicos, fisioterapeutas, viagens, hotéis, estádio,etc.

Atualmente, muitos clubes dependem da arrecadação que as empresas  participantes  pagam para manter a propaganda nos uniformes dos jogadores e comissão técnica. A receita com o dinheiro arrecadado nos jogos com torcida, com raras excessões, não é suficiente para as despesas do dia do jogo. A Pandemia do Covid 19 interrompeu a presença de torcedores desde o começo da mesma até o final de outubro de 2021.

Como muitos clubes devem muitos impostos ao governo federal, e  a outros setores da economia, fizeram um acordo com o governo para parcelar suas dívidas por tantos anos, através do Profut, aprovado em governos anteriores; só que, por falta de arrecadação, segundo a midia, não estão conseguindo honrar seus compromissos e também atrasando os pagamentos de funcionários, jogadores, diretores contratados e comissão técnica.

Sugestão:

01) Assumir compromisso com salários e direitos de Imagem somente se tiver uma Gestão Organizada e verba suficiente para cumprir os Contratos.

02) Muitas pessoas poderão não gostar mas, um jogador de futebol deveria ganhar no máximo até 30 salarios mínimos e no mínimo,os em formação, 5 salários mínimos. Quando a economia melhorar, se o clube tiver condições de pagar mais que o faça.

03) Não adianta contratar jogadores com salários de R$ 50 mil até R$ 1 milhão de reais mensais, se o clube não vai ter condição de bancar o pagamento em dia.

04) Salários e Direitos de Imagem com pagamento em atraso; por mais que muitos jogadores dizem para imprensa que a queda de produção do Time não tem relação com isso, todos sabem da influência de não receber em dia, mesmo que recebendo um mês, mutos jogadores conseguem manter as despesas familiares por alguns meses, tudo dependendo do tipo de vida que levam, sozinho ou com seus familiares. O emocional se confunde com a realidade.

05) Jogadores que treinam bater falta, após terminar o treino normal; antigamente vários jogadores faziam isso e os gols de falta saiam em maior quantidade. Atualmente são pouquíssimos jogadores que sabem bater uma falta no GOL. Nos anos 70, 80 e 90,00 , tivemos excelente cobradores de faltas em vários times do Brasil. Não vou citar nomes para não esquecer de alguns. Pesquise você mesmo e confirmará o que foi dito.

06) Matemática, Física, Meteorologia, ( Tempo seco e Chuvas); influência do Vento. Jogador tem que ter uma noção básica disso e ser orientado por quem o dirige de como agir em cada uma das situações.

a) Chuva: Campo encharcado; não adianta querer rolar a bola; vai parar em poça d'água e poderá beneficiar o jogador adversário.

b) Vento: Se for forte não adianta, jogando contra o Vento, tentar jogar bola para o alto pois ela poderá mudar a direção.

c) Chute Cruzado ao Gol; A maioria dos jogadores não fazem o GOL por querer tirar muito do goleiro e a bola vai para a linha de fundo. A Matemática explica isso no quesito ângulos.

d) Faltas; Se não tiver um bom e treinado batedor para jogar por cima da barreira, é preferível um jogador que chuta forte no canto do goleiro e posicionar o colega para aproveitar possível rebote.

e) Revelar Jogadores; Para ter uma folha salarial com condições de cumprir os pagamentos, os clubes precisam voltar a fazer peneira e formar jogadores jovens com qualidade para jogar junto com alguns mais experientes, como aconteceu anos atrás; Só alguns clubes  mantém escolinhas de futebol e preparam jogadores para o Sub-17 e Sub 20.

Nenhum comentário: