Se você tiver dinheiro aplicado no Banco em Poupança ou outro Produto, se o seu Gerente oferecer Aplicação em Previdência Privada, procure tirar todas as suas dúvidas antes para evitar perdas ou ganhos menores que outros Papéis que estão a disposição no Mercado Financeiro.
I) VGBL - Vida Gerador de Benefício Livre.
Vantagens:
01) No caso de morte do Titular , os beneficiários recebem o seu dinheiro sem precisar entrar em Inventário. Os beneficiários não precisam pagar advogado para liberar. apresenta Certidão de Óbito do Titular para o Saque e não paga Também o ITCMD ( Imposto de Transmissão Causa Mortis...). Hoje está na Faixa de 4% sobre o saque ou herança.
02) O IRPF no caso de retirada, usa dois Tipos de Tabela:
a) Tabela Progressiva - 15% de IRPF na Fonte e depois acerta na declaração de IRPF - Importante para quem Isenção de IRPF, ou por idade (65 anos) ou por algum outro problema físico. Poderá ter restituição de tudo ou parte do dinheiro retido pela Receita.
b)Tabela Regressiva - Somente para clientes que ganham muito e podem ter desconto de 12% na sua declaração anual de IRPF. Ela varia de 2 em 2 anos, caindo de 35% até chegar em 10% em 10 anos. Só que no saque final os clientes pagam imposto de renda sobre o Rendimento Total da aplicação no período, o que precisa ser bem calculado e orientado para ver compensa. Não tem compensação na Declaração de IRPF; entra como rendimento com tributação exclusiva na Fonte.
Desvantagens:
01- Atuamente são poucos os papéis de Previdência Privada (VGBL), que rendem mais que a Poupança. Peça ao seu Gerente que mostre todas as opções possíveis para não reclamar depois que aplicou. Exija tudo por escrito,
02) Não tem Garantia do FGC - Fundo Garantidor de Crédito, embora haja controle rígido dos gestores dessa aplicação. Se o agente financeiro falir, você perde o seu dinheiro, o que é difícil atualmente.
03) Tem prazos e regras para Saque total ou parcial.
Cuidados:
01) Normalmente , para os bancos , o melhor para o Sistema é que você aplique na Tabela de IRPF Regressiva; assim o dinheiro fica mais tempo no Banco e só compensar tirar depois de 8 a 10 anos, onde o IRPF fica 15% e 10%, respectivamente.
02) Verificar os Papéis que serão aplicados; Tesouro direto e Tesouro Selic são bons Papéis.
03) Como não rendem como 2017, boa parte do VGBL , atualmente, rendem menos que Poupança, LCA e LCI que tem garantia do FGC - Fundo Garantidor de Crédito e não tem IRPF sobre os Rendimentos.
04) Consulte vários bancos ou agentes financeiros para ver quais os melhores Papéis de VGBL,estão com bom Rendimento; pergunte tudo para o Gerente.
05) Cuidado também ao assinar os Termos da Aplicação no VGBL, caso você faça uma provisão para complementar sua aposentadoria; tem situações em que, se voce vier a falecer , poderá encerrar a liberação de dinheiro do saldo para os beneficiários. É o caso de renda mensal Vitalícia; pergunte ao seu Gerente ou advogado especialista em aplicaçoes financeiras para não ter prejuízo.
Leitores desse Texto do Blog: Caso vocês notem alguma informação errada , favor me comunicar para eu mudar o Texto.
II) PGBL - Plano Gerador de Beneficio Livre- Esse tipo de aplicação só compensa para quem faz a declaração de IRPF Completa, pois pode deduzir até 12% da Renda Bruta quando se faz o cálculo do Imposto a Pagar; só que quando saca todo o Saldo que tem aplicado no PGBL vai pagar imposto de renda sobre o Total do saque. Nesse caso, será melhor pedir explicação para o Gerente da sua conta. Alguns que tem altissimo rendimento aplicam nesses papéis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário