sábado, 26 de fevereiro de 2022

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL ( Séries A,B,C e D) - CAMPEONATOS ESTADUAIS ( Séries A1, A2.A3) - OUTROS EVENTOS ESPORTIVOS. PREVENÇÃO.

 COVID 19 -  Mesmo com mais de 60% da população brasileira Vacinada contra o Coronavírus , não deveríamos deixar de usar métodos Preventivos para evitar que novas Variantes do Vírus venham a se instalar nos corpos de muitos brasileiros e a Pandemia continuar existindo.

A liberação de jogos com mutos torcedores, uns ao lado de outros, estádios dos grandes clubes lotados, quase todos sem máscara, poderá causar ou não uma nova Onda do Covid 19. Por que não fazer uma demarcação nas Arquibancadas para distanciamento entre os Torcedores? Mas poderão dizer: "A emoção é ficar perto um do Outro"!

Não podemos esquecer que as pessoas que vão a eventos em locais super lotados, poderão levar para casa uma versão do Covid-19 e passar a doença para os seus familiares e amigos.

O nº de mortos diáriamente pro Covid - 19 , noticiado pela imprensa, varia todos os dias, com mais de 700 mortes em média, segundo noticias desses dias de fevereiro de 2022.

Muitas pessoas saem às ruas sem Máscaras, fazem mau uso delas. Como não se tem ainda certeza do controle mundial dessa Pandemia, seria prudente de nossa parte continuar se prevenindo.

Autoridades: Não é uma simples determinação de um governante, dispensando o uso de máscaras e do álcool em Gel que deveriamos acatar simplesmente sem pensar realmente o que estamos fazendo. Temos e devemos que esperar mais um certo tempo até que a Ciência e a Medicina consiga ter um RESPOSTA mais conclusiva e a população poder RELAXAR e deixar de lado medidas Preventivas.

Sem pressa: Vamos aguardar; muitas famílias tem crianças pequenas em casa , menores de 5 anos e ainda não se tem certeza se elas podem ou não ser vacinadas; talvez vão desenvolver um tipo de vacina adequada para crianças de 1 a 4 anos. Vamos Aguardar!

Ditado antigo: " Prevenir é Melhor que Remediar"!

sábado, 19 de fevereiro de 2022

MEDICINA - Clínico Geral - Médico de Família - " Super Interessante de Fevereiro de 1998 "- páginas 47 a 50.

A Importância de um exame do Médico Clínico Geral para verificação inicial se um Paciente tem algum problema de Saúde e precisará ser encaminhado para um especialista na Área. Além da Conversa Normal que um Clínico Geral tem com o Paciente, os toques que ele faz em diferentes partes do Corpo, poderá ou não indicar se tem algum problema no local examinado. Lendo a "Reportagem Completa da Revista Super Interessante de Fevereiro de 1998" (24 anos se passaram), resolvi escanear, copiar e colar as 4 páginas da mesma para leitura e reflexão dos leitores do BLOG. Assunto importante que poderá ajudar muito no diagnóstico do médico. Não esquecendo que a Prevenção e Exames de Rotinas podem salvar vidas.













Petrópolis e outras Cidades da Região Serrana Rodeadas por Morros com Moradias - O perigo das trombas de água!

Catástrofes Recorrentes: Não foi a primeira Vez e não será a Última, segundo os estudiosos e especialistas nessa área. A Falta de moradia digna para quem precisa e não tem condições de pagar fianciamento, desempregados por vários motivos (entre eles a Pandemia do Covid-19) e "talvez o incentivo de alguns", muitas moradias são construidas em Morros e Encostas, em beira de Rios e outros Mananciais. É preciso saber e explicar para essas pessoas que embaixo da terra e algumas árvores existem montanhas de Rochas. Com o solo super umedicido, a falta de cobertura e proteção dos lugares, a penetração de água em grande quantidade faz com que o volume de terra se desgrude da Pedra e  escorrega, levando tudo que tem pela Frente. Poderia por em Pauta e estudar uma maneira de se evitar isso. Sugestões várias devem existir e soluções em médio e longo prazo também.

SUGESTÃO: 

O Brasil, país Continental, tem tanta terra sem uso adequado, tantas fazendas que foram ou podem ser colocadas como Improdutivas (Por quem conhece e já analisou).

Se tiver fazendas nessa situação e o INCRA conhece e sabe bem onde elas estão, fica uma observação:

Por que não se faz um projeto de Agrovilas com moradias, Escolas e Creches, supermercados, farmácias, Posto de Saúde e UPA, áreas de Lazer, armazém e outros locais de estocagem?

Moradores em àrea de Risco, Comunidades em Morros, em beira de rios e córregos: Fazer um trabalho de Conscientização dessas famílias para que vão para essas Agrovilas, recebam as  moradias e alguns Hectares de Terra para plantio da Agricultura Familiar.

COOPERATIVAS: Seriam montadas para receber os produtos e enviar para comercialização nas cidades vizinhas ou grandes centros,

Modo de Vida: Teriam uma vida melhor, mais digna, sairiam da Poluição e outros males dos Grandes Centros. 

Se nenhuma atitude correta fora tomada, continuaremos a ver, todos os anos, nas épocas das chuvas, desatres e Catástrofes que ceifam vidas que tem muito a dar e trabalhar para sua família e País.

"Vamos torcer para que alguma coisa boa aconteça para as pessoas que vivem nesses lugares perigosos"

Verbas são gastas para corrigir essas situações; porque não se faz um projeto urgente, colocando essas famílias em situação melhor? Em alguns anos a semente plantada proporcionará bons frutos.

Em Latim: "Species messi in semine" que quer dizer : A esperança da Colheita está na semente ou " A aparência da Colheita na Semente"


sábado, 5 de fevereiro de 2022

CBF - FPF - Outras Federações do Brasil - Futebol Brasileiro - Campeonatos Estaduais - Copa do Nordeste, outros Jogos ( Voley, Basquete, Futebol se Salão, etc.) - Covid 19 e Torcida sem Máscara!

Prevenção: Estão sendo exigidos na entradas de Campos de Futebol (Estádios)  Brasileiro que os torcedores apresentem atestado ou comprovante de que tomou , pelo menos, 2 doses de Vacina contra a COVID-19 e uso de Máscara. Quem assiste jogos pela TV percebe que a Maioria dos torcedores, ou tiram a máscara ou as deixam no pescoço; Ficam nas Arquibancadas uns ao lado dos outros e muitos sem camisa.

Segundo estudos, se tiver algum Contaminado com alguma das Variantes do Coronavírus, poderá não ter sintomas mas passar a doença para quem está do seu lado. Se, a Matemática diz que a doença segue uma Progressão Geométrica, quem pegou o Vírus, poderá passar ou não para outros na sua casa, na rua ou no serviço. Um poderá passar para até 8 pessoas e se esses passaram para mais 8 serão 64 infectados e assim por diante pode passar por 512... Os especialistam dizem que mesmo Vacinado, poderá acontecer da pessoa pegar uma Covid-19 mais leve e, se tiver o vírus circulando, sem sontomas, poderá passar a doença para outra pessoa ou para familiares. É bom ficar atento nisso!

Será que custa muito às pessoas, além de pensarem em si, perceberem que podem passar para seus familiares, amigos e outros a COVID-19. Não é para ficar preso em casa mas respeitar aos outros e a si mesmo.

As Empresas de TV, precisam dos anunciantes e suas Propagandas, para manter a empresa funcionando e o emprego dos seus funcionários mas dá para se proteger mais e exigir que os torcedores não fiquem "grudados" uns aos outros, gritando e pulando na torcida e se abraçando quando saem os Gols. No alto falante do estádio é importante falar e pedir para os torcedores cooperarem, usar a máscara e ficar separado do outro do lado.

Vamos cooperar e ajudar a enfraquecer a Pandemia; os Vírus fazem mutança e se não tomarmos cuidados vamos acabar com o Alfabeto Grego,chegar na letra ÔMEGA ... e ter que mudar para outro alfabeto.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

AGROTÓXICOS - Está Matando Você - Super Interessante - Edição 373 - Abril de 2017-paginas 28 e 29.

Que Saudades dos nossos Quintais! Nas décadas de 1940, 1950 e até perto da década de 1970 ou pouco mais, as pessoas tinham quintal com terreno para plantio de frutas, legumes e verduras; de alguns anos para cá , o quintal é , na sua maioria, todo cimentado e praticamente as pessoas preferem comprar nos mercados e feiras por uma série de motivos ( Facilidade, sem tempo para Cuidar por causa do Trabalho, filhos para criar e olhar e outros motivos.

Infelizmente, muitos alimentos tem excesso de Agrotóxicos por vários motivos e entre os quais o aumento da Produtividade, menos perda por atuação de fungos e bactérias, por falha da pessoa que aplica (ou falta de cuidado). Muitos aplicadores de agrotóxicos são acometidos de doenças várias como Câncer, Alergias, problemas respiratórios e outros problemas.

A Anvisa faz sempre o Controle de Toxicidade dos alimentos conforme mosta na Reportagem da Revista 373-Abril 2017 da Super Interessante. Nosso organismo tem uma tolerância para quantidades mínimas de agrotóxicos, segundo os especialistas e que explica na reportagem da página 28.

Copiei da Revista o Esquema abaixo para mostrar os estudos da Anvisa (Projeto PARA), mostrando, na época, 2017, os alimentos mais e menos Contaminados com Agrotóxicos. Vamos refletir e aguardar que muitas pessoas tirem o cimentado do quintal e plante as verduras e legumes mais fáceis de Produzir.

OBS: Se tiver dificuldades de Ler o Resultado mostrado na Foto abaixo, pesquise na Internet pela Revista Super Interessante acima, 373 de Abril de 2017. Páginas 28 e 29.