sábado, 19 de fevereiro de 2022

Petrópolis e outras Cidades da Região Serrana Rodeadas por Morros com Moradias - O perigo das trombas de água!

Catástrofes Recorrentes: Não foi a primeira Vez e não será a Última, segundo os estudiosos e especialistas nessa área. A Falta de moradia digna para quem precisa e não tem condições de pagar fianciamento, desempregados por vários motivos (entre eles a Pandemia do Covid-19) e "talvez o incentivo de alguns", muitas moradias são construidas em Morros e Encostas, em beira de Rios e outros Mananciais. É preciso saber e explicar para essas pessoas que embaixo da terra e algumas árvores existem montanhas de Rochas. Com o solo super umedicido, a falta de cobertura e proteção dos lugares, a penetração de água em grande quantidade faz com que o volume de terra se desgrude da Pedra e  escorrega, levando tudo que tem pela Frente. Poderia por em Pauta e estudar uma maneira de se evitar isso. Sugestões várias devem existir e soluções em médio e longo prazo também.

SUGESTÃO: 

O Brasil, país Continental, tem tanta terra sem uso adequado, tantas fazendas que foram ou podem ser colocadas como Improdutivas (Por quem conhece e já analisou).

Se tiver fazendas nessa situação e o INCRA conhece e sabe bem onde elas estão, fica uma observação:

Por que não se faz um projeto de Agrovilas com moradias, Escolas e Creches, supermercados, farmácias, Posto de Saúde e UPA, áreas de Lazer, armazém e outros locais de estocagem?

Moradores em àrea de Risco, Comunidades em Morros, em beira de rios e córregos: Fazer um trabalho de Conscientização dessas famílias para que vão para essas Agrovilas, recebam as  moradias e alguns Hectares de Terra para plantio da Agricultura Familiar.

COOPERATIVAS: Seriam montadas para receber os produtos e enviar para comercialização nas cidades vizinhas ou grandes centros,

Modo de Vida: Teriam uma vida melhor, mais digna, sairiam da Poluição e outros males dos Grandes Centros. 

Se nenhuma atitude correta fora tomada, continuaremos a ver, todos os anos, nas épocas das chuvas, desatres e Catástrofes que ceifam vidas que tem muito a dar e trabalhar para sua família e País.

"Vamos torcer para que alguma coisa boa aconteça para as pessoas que vivem nesses lugares perigosos"

Verbas são gastas para corrigir essas situações; porque não se faz um projeto urgente, colocando essas famílias em situação melhor? Em alguns anos a semente plantada proporcionará bons frutos.

Em Latim: "Species messi in semine" que quer dizer : A esperança da Colheita está na semente ou " A aparência da Colheita na Semente"


Nenhum comentário: