quinta-feira, 3 de março de 2022

FERTILIZANTES - Adubo NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) - Adubação com Compostagem - Esterco - Adubação Verde.

 Os Agricultores Brasileiros, que produzem produtos em Grandes Áreas, precisam do Adubo (fertilizante) para repor os nutrientes no SOLO para conseguir uma boa colheita e cobrir seus custos de Produção. Por isso dependem da importação desse tipo de adubo. 

Mas os pequenos e médios agricultores, os que produzem e distribuem por suas Cooperativas, poderiam utilizar produtos Orgânicos que são descartados todos os dias nos sacos de Lixo e são depositados em Aterros Sanitários ou Lixões ( que infelizmente ainda existem embora haja Lei que exigem a mudança para aterros.

O que prejudica o uso de matéria orgânica que é jogada no Lixo atualmente é a falta de Educação Ambiental de boa parte da População que ainda não separa adequadamente o material orgânico descartado todos os dias em  nossas casas. Misturam material reciclável com restos de alimentos, cascas de frutas, folhas de veduras, cortes de legumes descartados e outros. Não dá para reciclar os papéis, papelão, plástico, que ficam sujos e molhados.

Se conseguirmos conscientizar essa população e o lixo for bem separado, daria para fazer Compostagem e depois de 60 dias mais ou menos usar esse adubo natural para a produção de legumes e verduras em pequenas propriedades; o custo seria menor e os produtos seriam melhor aceitos pelos consumidores.

Esterco de Vacas e Bois (bovinos) e Equinos (Cavalos, éguas, jumento), Galinhas ,ainda são usados por moradores em seus quintais de casa em cidades menores ou em pequenas hortas orgânicas.

Adubação Verde: As folhas, flores que sobram da poda de vários tipos de Plantas, também podem ser misturadas com terra e produzir um adubo de boa qualidade para pequenos Plantios.

Nenhum comentário: