terça-feira, 1 de março de 2022

TEMPORAIS - Chuvas Fortes e Alagamentos - Queda de Árvores - Deslizamento nos Morros com Habitações. Escolha da Árvore Certa para Plantio em Calçadas.

Nesse Verão de 2021/2022 e agora 2022/2023 (e em todos os anos), a mesma história; várias Cidades das Regiões Sul, Sudeste e algumas do Nordeste, foram atingidas por Fortes Chuvas, com Rajadas de Vento que destelham as Casas, promovem a queda de árvores nas grandes e médias cidades. A Imprensa só comunica os acidentes mas pouco se fala na Prevenção e no erro da escolha do tipo de árvores que foi plantada. Não se comenta em solução mas os bombeiros sempre são chamados para cortar os galhos e tronco da árvore para remoção do local. Exemplos: Sibipiruna, Pau Ferro, Ipê gigante, Espatódia, Canafístula, não são indicadas para plantio nas calçadas e no meio de avenidas pelo porte avantajado e sem condições de formar raízes fortes para evitar a queda quando de ventos e Temporais. Depois de queda de árvores e mortes, a Prefeitura de Campinas, resolveu agora em Fevereiro de 2023, fazer a retirada de árvores da Av. Franscisco Glicério, Abolição e muitas árvores que estão ou estavam no entorno da Lagoa do Taquaral, Parque Portugal, muito frequentado pelos Campineiros e Turistas. Outras ruas e avenidas de Campinas devem ter árvores plantadas e deveriam passar por análise, caso ainda não o fizeram.

Morros: Ao tirar as árvores para a construção de Moradias, o terreno fica instável (sem cobertura Vegetal); e com chuvas fortes a umidade aumenta o que provoca o deslizamento de grande quantidade de terra, levando tudo o que vem pela frente. Normalmente, essa mata, cresce em mais ou menos 1 a 2m de terra e embaixo tem a montanha de Pedra. Deveria ser feito um plano para construir casas de alvenaria para as pessoas que não podem pagar aluguel e evitar de ver todos os anos acidentes com mortes nesses locais instáveis. Local plano com toda estrutura de Saneamento Básico, com água e esgoto tratados. Prestação com valor baixo para que as pessoas possam pagar e viver melhor e sem medo. Dia 01/03/2022 publiquei no meu Blog e agora, 27/02/2023, atualizei alguns dados.

Solução: Antes do Verão, os botânicos e outros especialistas na ÀREA, devem fazer Vistoria nas árvores, ver as que estão em situação delicada e que podem cair com os Ventos e Temporais. Cortar essas árvores em situação de risco e retirar do Solo o que sobrou das Raízes; Podas Radicais que vemos sempre não é uma solução adequada e permanente. No ano seguinte poderá cair e provocar acidentes com prejuizos materiais (Carros e Casas) e talvez alguma morte ou ferimento nas pessoas que estão nesses locais.

Grande ERRO: Foram plantadas nas Calçadas e Ruas e Avenidas, várias espécies de àrvores que deveriam ser plantas só em Jardins e Praças. Com o piso Cimentado ou com outro tipo de revestimento das Calçadas, elas não tem sustentação e nem conseguem formar raizes profundas que lhes dariam estabilidade. Formam um tipo de Bolo redondo nas raizes e com o vento forte e velhas acabam caindo; podem ser nas casas,em cima de carros ou no meio da Rua.

Escolha da Árvore Certa para Plantar em Calçadas e nunca no lado onde passam a fiação de energia e das empresas de Comunicação. Devem ser plantadas árvores de pequeno Porte e que formam raízes Profundas, o que evitará a queda das mesmas. Muito se fala em Resedá Rosa, Candelabro,Cambuci, Escova de Garrafa, Manacá da Serra,Oiti, Pitangueira, Quaresmeira,etc; são  espécies de árvores pequenas, Com flores Lindas e que podem ser podadas, todos os anos; fica bonitas e não provocarão acidentes quando dos Temporais e chuvas fortes.

O plantio de árvores em calçadas e praças deve ser acompanhado por um especialista na Área!Ex: Botânicos e Engenheiros Florestais.

Copiei da Internet e coloquei abaixo fotos de dois tipos de árvores para plantio em calçadas. Bonitas e não provocam acidentes. Existem muitas outras espécies de árvores que podem ser plantadas em Calçadas sem causar danos nas mesmas e perigo de quedas.

01- Escova de Garrafa.




02 - Resedá Rosa (Extremosa).





Nenhum comentário: