sexta-feira, 8 de abril de 2022

DENGUE - Doença que não tem data para Terminar ou diminuir a Contaminação se não Colaborarmos! Vacina em Testes no Instituto Butantan!

Com a Pandemia do Covid 19 ( Vacinação e doses de Reforço) e a preocupação (agora em Abril de 2022) de começar aplicar a Vacina Anual contra a Gripe H1N1, H2N2, H3N2 e possíveis Variantes (Mutação do Vírus), muitas famílias esqueceram de uma Doença que continua todos os Anos e cujo Vetor  (fêmea do Aedes Aegypti) se multiplica facilmente quando encontra água parada em vários tipos de Recipientes (Pratinhos de Vasos de Flores, Caixas de água sem Tampa, Gargalo de Garrafa com boca para cima, tampinha de Garrafas, copos plásticos, restos de reforma de Construção (Vasos Sanitários por exemplo), tambores e baldes com água da chuva (sem tampa), Calhas do telhado sujas e com água parada e outros).

A Mídia, os agentes de Saúde, Professores, Infectologistas sempre estão atentos e orientando e pedindo para a população cooperar , evitando o Criadouro do Mosquito que é a água Parada sem proteção. Deveriam colocar areia grossa nos pratinhos dos Vasos de Flores e tampar corretamente a caixa de água e outros possíveis criadouros.

As famílias que fazem essa Prevenção deveriam conversar com seus Vizinhos para que ele também evite criadouro; você cuida da sua casa mas seu vizinho não tem esse cuidado poderá ter criadouro do mosquito e esse voar para pícar as pessoas que moram por perto. Lembrar que é a  Fêmea do Aedes aegypti é quem pica; o macho se alimenta da seiva das plantas.

Quando estava na ativa como professor de Ciências, eu retirava na Sucen Campinas - Rua São Carlos - Vila Industrial, Cartazes e milhares de folhetos sobre a Doença Dengue. Por muitos anos trabalhamos isso na escola e os professores das outras áreas faziam esse trabalho com suas respectivas classes.

Cada aluno de 6º e 7º anos, antigas 5ª e 6ª séries, faziam um trabalho de Prevenção junto aos Vizinhos , acompanhados de familiares maiores de idade (Pais, irmãos,etc).

Levavam para casa 5 folhetos da Sucen sobre a Dengue e entregavam para os vizinhos, pedindo a colaboração deles para evitar os Criadouros do Mosquito da Dengue. Anotavam no caderno o nome e endereço do vizinho e como recompensam tinham uma avaliação do trabalho de Cidadania deles e dos parentes.

Acredito que esse tipo de trabalho (com folhetos da Sucen ou outro) deveria ser resgatado e continuar trabalhando com os alunos, familiares e vizinhos; Um jovem cobrando essa atitude de um adulto tem muito valor para o cidadão consciente.

Não esquecer que esse mesmo mosquito pode transmitir a doença do Zika Vírus e a Febre Chicungunya.

O Instituto Butantan (especialista em fabricar Vacinas, Soros), está desenvolvendo uma Vacina para imunizar contra a Dengue. 

Vacina da dengue tem imunogenicidade superior a 90%, mostra ensaio clínico; 

Butantan deve finalizar fase 3 até 2024. Publicado em: 28/03/2022 - Internet


Nenhum comentário: