segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E QUANTIDADE - Validade dos Produtos NAS EMBALAGENS - Por que diminuiram a Quantidade Original?

Quem está acostumado ir às compras semanalmente ou em outro período, percebe que muitos alimentos teve a sua quantidade diminuida, mas não proporcionalmente no preço para Comércio.

Como boa  parte da "População Brasileira" não presta atenção nas embalagens, tanto na Quantidade como nos componentes dos Produtos, pode-se verificar que muitas indústrias colocam na embalagem 10% a menos na quantidade ou peso, mas não diminui o preço na mesma proporção para os Comerciantes e estes para os Consumidores. 

Atenção: Quando o fabricante coloca na embalagem que diminuiu 10% na quantidade no Peso (massa), a mercadoria teve um aumento de 11,112%. Ex: Pão de Forma Integral de marca conhecida; antes era 500 g; agora tem 450g na embalagem. Na fabricação de 1000 pães, tivemos redução de  50.000 g ou 50 kg. Como isso? Se você mulitiplicar 450 x 111,12 chegará em 500 gramas. Em 1000 pães , com a redução de 50 g, tem produção de 111 pães a mais e lucram mais caso não baixem o preço na mesma proporção!

Outros exemplos poderemos verificar nas caixas de Bombons, nas barras de Chocolate de várias marcas, nas Torradas, barras e cereais, nas pizzas semi pronta de fazer na frigideira, nos Sabonetes de marcas famosas (de 90 g para 85 g - que diminuiu perto de 5,6% no peso). Pizzas pequenas que tinha 10 na embalagem  agora tem 9 (passou de 300 g para 270 g). Vidros com palmito, latas com conserva de milho, ervilha, também tiveram a sua quantidade diminuida.Lembrando um dos pioneiros (há anos) em reduzir quantidade de metragem no rolo que foram várias marcas de Papel higiênico. Antigamente o rolo tinha 40 metros e já há alguns anos tem 30 metros.

Papel Higiênico também tem outro Problema que considero preocupante; Senão Vejamos: As embalagens variam de 4, 8,16,18,24 rolos (as mais vendidas).

A falta de atenção ou conhecimento matemático de muitos compradores no cálculo de qual embalagem é mais Vantajosa no preço de compra leva, muitas vezes à perda de R$.

Exemplo: Leve 12 rolos e pague 11, mesma marca tem o preço de Exemplo R$15,00 e o de 24 rolos e pague 22 (R$36,00). Os celulares tem calculadora; é só dividir o preço total pela quantidade na embalabem e vetificar quanto custa cada rolo. No caso, é mais vantajoso levar 2 emabalagens de 12 rolos e pagar R$ 30,00, economizando R$6,00.

Nota-se que a quantidade original foi diminuida por vários fatores, entre os quais ter mais lucro sem ter que aumentar o preço original.

Validade dos Alimentos: Muitos clientes nem verificam a dada de Validade; muitos mercados tem nas suas prateleiras o mesmo produto com datas de vencimentos diferentes. Normalmente colocam no fundo da prateleira os de vencimento mais longo ou os colocam na prateleira inferior.

Nenhum comentário: