São 5 ítens Importantes para diminuir o desemprego ou emprego INFORMAL
01) Construção Civil - É, e sempre foi, um dos esteios da criação de empregos no BRASIL. A construção de grandes obras (Como Metrô), Casas e Prédios Populares sempre absorveu a Mão de Obra especializada e de aprendizes em várias áreas ( Engenharia, Arquitetura, Chefes de Mão de Obra, Pedreiros, Serventes, Azulejistas, Carpinteiros, Marcineiros, Encanadores, Eletricistas etc).
Foi Noticiado, há poucos dias, que está faltando para essa mão de obra muitos trabalhadores.
02) Agricultura Familiar: Embora, em alguns lugares ela existe há necessidade de se fazer uma Reforma Agrária nesse sentido para que essas famílias, que querem trabalhar na área, possam produzir e ajudar na produção de alimentos, tanto orgânico como a agricultura convencional (usando adubos e fertilizantes diversos e de preferência pouco agrotóxico. Nessas fazendas, desapropriadas pelo INCRA, poderiam ser feitas Agrovilas com todo aparato básico par atendimento à essas Famílias, tais como: Saneamento Básico (água e esgoto tratados, Energia (elétrica, Solar ou Eólica), Postos de Saúde, Mercados, Farmácias, Escolas, Áreas de Lazer. 10 hectares para cada família seria um bom começo.
03) Cooperativas: Essas famílias que poderão trabalhar na Agricultura, poderiam se reunir em Cooperativas com Gestor Capacitado na àrea.
04) Armazenamento: Importante ter locais próprios para armazenar cada tipo de produto produzido para minmizar as perdas causadas pela diferença de Temperaturas ou outra intempérie.
05) Transporte: Por ser um Páis de área Continental, precisaríamos investir maciçamente na Construção de Ferrovias e Rodovias, dependendo do local onde essas famílias estarão produzindo. Muitas vezes a distância e o frete é o maior fator incluido no preço dos alimentos.
Conclusão: Talvez, com essas atitudes que poderiam ser tomadas pelos governos )federal, estaduais e municipais), veríamos essas famílias contentes, fora de lugares perigosos e ter cidadania e dignidade de poder ver seus filhos felizes, com estudos e progresso, sem ficar dependendo, pelo resto da VIDA de pequenas verbas (importantes), que o governo federal oferece para essas famílias carentes. A ajuda é correta mas, para ter uma aposentadoria, é importante ter um Trabalho e recolher para a Previdência Social .FIM.