quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

DENGUE - A Prevenção começa nas Escolas, nas famílias, ajuda da Mídia e aumenta com a Participação de Todos!

Publicação no Correio Popular - Campinas - 27-02-2013  - Repetida Abaixo nesse  BLOG-  em 18-02-2026.

DENGUE: Muitas são as maneiras de preparar os moradores e o povo de modo geral para combater a Dengue e outras doenças provocadas pela picada do  Mosquito Aedes aegypti. A publicação abaixo em 2013 mostra uma delas.

Além da Dengue o  Vírus do Aedes aegypti, pode provocar a doença do Zika Virus e a febre chikungunya.

Dengue
                                                                                                                                                Alcinio  Daher - Professor - Campinas

No Verão aumenta o número de pessoas contaminadas pelo vírus do mosquito da dengue. Há mais de 10 anos retiro na Sucen-Campinas, ou recebo na escola em que trabalho, em Valinhos, folhetos para fazer um trabalho conjunto com aluno, escola e família. Cada aluno leva para casa 6 folhetos. Com a companhia dos pais ou responsáveis, vão até 5 vizinhos e fazem um trabalho de conscientização para evitar os criadouros do mosquito. Marcam no caderno o nome da pessoa que recebeu o folheto, rua, número e bairro. Eles são avaliados por isso e praticam um ato de cidadania.Tenho plena certeza de que, se todas as escolas municipais e estaduais fizessem o mesmo, o número de casos diminuiria bastante e isso ajudaria em muito os agentes de saúde. Em várias cidades vemos prédios (em construção) abandonados há anos, terrenos baldios com lixo, que podem conter os criadouros

Correio Popular   27/02/2013 - Prof. Alcínio

Obs: São quase 13 anos dessa publicação no O Correio Popular  e muitos ainda não cooperam na Prevenção; não cuidam para evitar os Criadouros do Mosquito Aedes  dentro so seu terreno ou casa, jogam entulhos (os mais diversos) nas beiras dos rios ou estradas de terra, não denunciam casas abandonadas, piscinas de chácaras com criadouros ou tantas outras coisas que vemos por aí! Tem Vacina do Instituto Buntantan que pode ajudar a Minimizar a Situação.FIM.

Nenhum comentário: