sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Commodities ( Mercadorias e outros produtos)

A palavra inglesa Commodities significa mercadoria; as principais são minérios e produtos agrícolas.

Temos quatro tipos de Commodities:

a) Mineral: com negociação de minérios de ferro, níquel, alumínio, petróleo, ouro, prata e outros.

b) Agrícola: com negociação de café em grãos, algodão, borracha, suco de laranja congelado, trigo, arroz, soja, milho e outros.

c) Ambiental: com negociação de créditos de carbono (CO2).

d) Financeira: Com negociação de títulos públicos.

Todos esses produtos são negociados nas Bolsas de Mercadorias, com preços definidos em nível global.

Para Reflexão: será que compensa provocar tantos danos ao Meio Ambiente, na Cadeia Alimentar e aos Seres Humanos com extração de minérios e construção de  barragens que podem se romper? Todos os anos vemos notícias na mídia sobre rompimento de barragens de mineração, com devastação e morte de pessoas que moram nos vilarejos perto das mesmas. A última foi no vilarejo  de Bento Rodrigues, perto da cidade histórica de Mariana (MG). Com tantos engenheiros competentes no Brasil, não dá para fazer uma barragem mais resistente?

Agora vamos refletir sobre a produção de grãos no Brasil:

Produção de grãos: Das quase 200 milhões de toneladas produzidas em 2015 no Brasil, quase metade é de Soja; depois vem a do milho e outros tipos de grãos. A Soja é produzida mais para exportação. Para aumentar a produção em quase 30%, são usados grãos de soja Transgênicos, que torna a planta mais resistente quando da aplicação de um herbicida (glifosato). A soja transgênica tem no seu grão um gene de uma bactéria (agrobacterium). Segundo estudos da Biotecnologia, esse tipo de soja é mais resistente às pragas; só que alguns especialistas disseram que ainda é cedo para confirmar ou não se produtos transgênicos poderão fazer mal à saúde ou não. Em outros grãos são usados genes de outros tipos de bactérias.

O feijão, arroz e trigo são produzidos em pequenas quantidades no Brasil; segundo dados aproximados, a porcentagem produzida anualmente no Brasil é está perto de 2% de Feijão, perto de 5% de arroz e perto de 2% de Trigo. Esses dados foram tirados da Internet.

Nenhum comentário: