quarta-feira, 6 de julho de 2016

Pensamentos e Provérbio latino- Reforma Política e a importância do Voto Distrital - Sugestões para Melhorias.

Pensamentos:

01) "Os honestos exigem e os desonestos infringem"
-  Exigir vem do latim exigere e infringir vem do latim infringere. 

02) "Por mais que você se esconda, há sempre alguém a espreitá-lo".

Provérbio Latino:

"Spes messis in semine", que traduzido para  o português quer dizer; " A esperança da colheita está na semente".

Isso nos faz refletir; temos que semear só coisas boas em todos os setores de nossa sociedade; sementes ruins vão produzir frutos ruins.

Atitudes que deveriam ser tomadas pelos nossos governantes:

Investir na educação e saúde de um povo e nos valores humanos que foram deixados de lado por muitos, fará com que tenhamos uma sociedade mais igualitária, crítica, ética e responsável. Um povo educado e com saúde conseguirá "caminhar com suas próprias pernas".

Sugestão:

Fazer no Brasil  uma reforma política profunda, com no máximo 5 partidos; caso contrário, possivelmente, continuaremos a ver e conviver com coisas que não são dignas e a grande maioria de nossa população acaba sofrendo. Acabar com a reeleição em todos os níveis com 5 anos de mandato para todos (Presidente, Governadores, Senadores, Deputados estaduais e federais, Prefeitos e vereadores. Acabar com cargos comissionados e concurso  para todos que querem trabalhar no serviço público. Os políticos tem que trabalhar 5 dias por semana, votando os projetos de interesse do país e da Sociedade Brasileira; ser atuante na fiscalização das ações do executivo.

Em tempo: Um projeto não poderá passar de 6 meses para ser votado; tem vários que atravessam anos e anos engavetados. Quando é de aumento salarial para os políticos e alguns outros, eles votam rapidinho. Deveria ter uma Lei que regulamentasse isso; não é justo para os trabalhadores brasileiros que dependem da economia e situação das empresas para ter reajuste salarial.

O deputado Clodovil "In memoriam", tinha um projeto para diminuir o nº de deputados ( no máximo 250) e de assessores. PEC 280/08. Infelizmente não foi aprovada a Proposta  de  Emenda à Constituição e continuamos com 513 deputados federais.


Se  você pesquisar na Internet, vários sites mostram que os gastos mensais com um deputado federal ou senador, com assessores e outros benefícios chega perto de R$150.000,00 para cada Gabinete.

Importância do Voto Distrital: Elegendo um deputado (estadual e federal) de sua região metropolitana será mais fácil de verificar o trabalho dele e cobrar o que foi prometido em campanha, bem como melhorias em todos os setores da sua região como Educação, Saúde, Moradia, Transporte Coletivo e outros.

Infelizmente, muitos candidatos só entram em contato com seus eleitores na época de eleições enviando cartas e e.mails.

Nenhum comentário: