sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Dengue - Febre do Zika vírus e Febre Chikungunya


As chuvas estão voltando e com a água acumulada em vários tipos de recipientes, 3 doenças graves provocadas pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, poderão vir com intensidade  se a população não cooperar, eliminando os criadouros do mosquito e conversando com seus vizinhos para que faça o mesmo. Os agentes de Saúde devem continuar seu trabalho, visitando as residências, verificando casas abandonadas ou vazias, terrenos com muito mato e lixo dos mais variados. Se não houver uma UNIÃO de todos os envolvidos (população, agentes de saúde e autoridades), teremos novamente uma epidemia dessas doenças. O trabalho nas escolas deve continuar com os alunos e esses com seus  familiares, entregando o folheto da Dengue, Zika e Chikungunya para seus vizinhos.

Obs: Copiei abaixo apenas os sintomas; quem quiser saber mais sobre as 3 doenças é só pesquisar no site "Portal da Saúde" do Ministério da Saúde do Brasil.

DENGUE

"Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido cutâneo. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Nessa fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la de outras doenças febris, por isso uma prova do laço positiva aumenta a probabilidade de dengue". Fonte: Portal da Saúde do SUS.

 Febre  do ZIKA vírus

"É uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias". Fonte: Portal da Saúde do SUS
Perigo do Zika vírus; nas mulheres grávidas o bebê poderá nascer com microcefalia. Importante  o uso de repelentes. Conversar sempre com seu médico.

FEBRE CHIKUNGUNYA


"Febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas". Fonte : Portal da Saúde do SUS.

Nenhum comentário: