sábado, 20 de maio de 2017

Chuveiros, Duchas e Torneiras Elétricas - 110 V e 220 V- Resistências (Resistores).

As Indústrias Brasileiras fabricam Chuveiros, Duchas e Torneiras Elétricas de Qualidade; só que os resistores (resistências como são conhecidas popularmente) apresentam um problema grave, mas fácil de ser resolvido. Os terminais dos chuveiros e duchas, que recebem a corrente elétrica, são feitos de cobre ou de uma liga de metais; a espessura desses terminais é muito fina e como podem sofrer a ação dos produtos químicos que vem na água tratada, ficam esverdeados (com cinábrio ou zinabre), acabam se rompendo e as pessoas tem que terminar o seu banho com água fria.

Nas torneiras elétricas pode acontecer a mesma situação.

Não devemos esquecer da importância de revisão na parte elétrica, usando fiação compatível na instalação e disjuntor correto para cada local do imóvel (110 V ou 220 V).

Uma sugestão: todos poderiam ajudar na melhoria de duração  de uso dessas resistências, ligando no 0800 da indústria que fabricou sua ducha ou chuveiro, pedindo para melhorar a qualidade dos terminais.

Na Internet tem umas dicas para limpar essa parte esverdeada; 1/2 copo de água, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma escova de dente usada; passar e depois de 3 minutos limpar. Não devemos ficar abrindo um chuveiro ou ducha para fazer limpeza, pois poderemos correr o risco de danificar o terminal.

Em tempo: Seria importante essas indústrias colocassem nos terminais dessas resistências um fixador mais espesso; ela duraria mais e a natureza agradeceria. Nem que cobrasse 2 a 3% a mais no preço dos produtos mencionados no texto.

Copiei da Internet algumas fotos de Resistências (Resistores), para ilustrar o texto acima. O terminal de metal, amarelado, é que acaba se rompendo. A parte "enrolada" da resistência (liga de Níquel-Cromo) pode se romper quando esquecemos (depois de instalar o chuveiro ou ducha) de soltar água fria primeiro, antes de ligar na temperatura desejada para o banho.
 

 

 


 


Copiei da Internet o pequeno texto abaixo para explicar o termo Resistor.

Resistor é um componente elétrico passivo, que transforma a energia elétrica em energia térmica (calor). O que comumente chamamos de resistência de um chuveiro é um resistor, em geral feito por um fio de uma liga metálica de níquel-cromo. Porém o termo resistência é tão largamente empregado, que falar de resistor de um chuveiro pode, à primeira vista, parecer estranho para quem não conhece o termo.

Nenhum comentário: