quinta-feira, 11 de maio de 2017

Pesos e Medidas; as observações na hora de comprar !

Para não "aumentar os preços", as indústrias de Balas, Doces, Barras de Cereais, Barras de Chocolate, Caixas de Bombons, Pães Light, Pães com farinhas integrais e outros produtos alimentícios, vem adotando a prática de diminuir a quantidade de alimentos dentro das embalagens e muitas dessas empresas mantém, praticamente igual, o tamanho das embalagens. As de Papel higiênico mudaram a metragem e algumas de Papel toalha diminuíram a quantidade .

Por isso, a população tem que tomar os devidos cuidados na hora das compras, observando, alem da quantidade marcada na embalagem a validade dos produtos.

Exemplos:
01) Os pacotes de 1 kg. Balas: em princípio tinham realmente 1 kg de bala, mas aos poucos essa quantidade foi diminuindo, chegando hoje, em algumas marcas, a 600 gramas; porem os preços não baixaram na mesma proporção e o tamanho da embalagem continua praticamente o mesmo.

02) Barras de Cereais: tinham 30 gramas e hoje tem perto de 20 gramas.

03) Barras de Chocolate; antes tinham 200 gramas e agora encontramos marcas diferentes com variação de 115 gramas até 150 gramas. A embalagem continua, praticamente, do mesmo tamanho porem a barra de chocolate está mais fina.

04) Caixas de Bombons: No começo eram de 500 gramas; depois surgiram as de 300 gramas e as marcas mais famosas do mercado hoje tem 300 e 302 gramas; como algumas caixas diminuíram apenas na altura, a maioria dos compradores não percebe que diminuiu a quantidade de bombons.

05) Pães especiais: os de 550 gramas, com farinha integral de uma grande empresa multinacional passou a ter 500 gramas na embalagem; preço continua mesmo da embalagem maior; fazendo as contas o preço do pão subiu perto de 11,1%. Os de 500 gramas passaram a ter 450 gramas o que ocasionou o mesmo aumento de 11.1%.

06) Papel toalha; algumas empresas mudaram de 60 para 50 ou 55 folhas na embalagem.

07) Devemos lembrar também que, até a década  de 1990, os rolos de papel higiênico tinham 40 metros; há muitos anos eles tem 30 metros; a única coisa que aumentou no rolo de papel higiênico foi o tubo do papelão. Não baixaram os preços.

Esses são apenas alguns produtos em que observei essas diferenças.
O Instituto de Pesos e Medidas deveria, caso não exista , baixar normas para que os consumidores não sejam prejudicados ou...

Postar um comentário