sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Futebol e os Pensadores: Vamos Modernizar estabelecendo um novo nome: FootHandArmHeadBol .

Descartes disse: "Penso, logo existo".

Renè Descartes nasceu em31/03/1596 e faleceu em 11/02/1650, pouco antes de completar 54 anos.Filósofo e Matemático criou o sistema de gráficos, com coordenadas (abcissa (x) e ordenada (y)), que deu origem ao chamado "Plano Cartesiano".

Sentir, Pensar e Agir!

Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em Zurich (Suiça) em 12/01/1746  e faleceu em 17/02/1827, aos 81 anos. Entre os seus principais seguidores temos Hippolite Leon Denizard Rivail (Alan Kardec)- "Nasceu 03/10/1804 e faleceu aos 65 anos em 31/03/1869); considerado o  pai da "Doutrina Espírita".

Crônica:
Para evitar problemas na arbitragem nos Campos de futebol, com lances polêmicos como: mão na bola ou bola na mão, bola no braço é pênalti, gols em posição duvidosa ou de impedimento, estou fazendo uma sugestão que deveria ser levada à FIFA, experimentada e, se aprovada, adotada nos jogos de futebol. Pênalti só quando o jogador for empurrado ou derrubado dentro da área e não fora como alguns são marcados. Bola na mão ou no braço não será mais pênalti, sendo intencional ou não. É muito difícil para um jogador ficar com os braços grudados ao corpo ou com as mãos para trás porque perde a mobilidade do seu corpo.

Para Reflexão: Será que o "analista de arbitragem atual", Sr. Arnaldo Cesar Coelho se lembra da falta fora da área do Henrique no Terto, em que marcou pênalti para o São Paulo no Morumbi contra a Ponte Preta em 05/09/1970. Depois de tantos anos, não sei se comentou ou falou sobre esse lance no programa que participa às segundas feiras no Canal SPORT-TV? Falar ou tecer comentários sobre os erros ou falhas das arbitragens dos outros parece mais fácil! Será que é mais difícil reconhecer o próprio erro ou falha? Será que o auxiliar viu? Se tivesse o árbitro auxiliar, do lado do gol, teria visto que foi fora da área  e avisaria o árbitro principal? Embora os árbitros tem que decidir em fração de segundos o que marcar, a tecnologia evitaria que um dos dois times seja prejudicado.

Os dados abaixo,do jogo, foram copiados da Internet; quem quiser pode assistir  o lance da marcação do pênalti no youtube; lançamento longo e o árbitro perto do meio campo.


São Paulo 2 x Ponte Preta 0
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo – Morumbi.
Juiz: Arnaldo Cesar Coelho.
Renda: Cr$ 261 771,00.
Gols: Toninho (pênalti) 31′ do 1.° tempo; Toninho 6’30″ do 2.°.
São Paulo: Sergio; Forlan (Tenente), Jurandir, Dias e Gilberto; Edson e Gerson (Nenê); Paulo, Terto, Toninho, Paraná.
Ponte Preta: Wilson; Nelson, Henrique, Samuel (Araujo) e Santos; Teodoro e Roberto Pinto; Alan (Vicentinho) Dicá, Manfrini e Adilson.

SUGESTÃO:
O nome passaria a ser: FootHandArmHeadBol; valeria gol com o pé, joelho, barriga, mão, braço, ombro, costas e de cabeça; Não haveria mais marcação de impedimento e sairíamos do marasmo dos jogos 0x0. Se algum jogo terminar zero a zero, deveria haver cobrança de pênaltis e o vencedor ganharia dois pontos e não 3. O perdedor nos pênaltis ganharia um ponto. Um jogo não vale 3 pontos para o vencedor?

Por que essa ideia?

Toda semana e praticamente  todos os  dias temos  jogos e lances polêmicos são mostrados; " Fica a impressão que gol com a mão ou braço vale para alguns times, impedimento a mesma coisa e pênaltis também; uns árbitros apitam de um jeito e outros de outra maneira".

Para um jogador ser expulso teria que tomar "3 amarelos" no mesmo jogo e não dois (e em seguida o vermelho); só que a suspensão automática, depois do cartão vermelho, seria de 2 jogos e não um. Os cartões amarelos (dois ou um), não serão somados para o próximo jogo; quando completar 9 cartões amarelos, sem ter recebido vermelho em 5 jogos ou mais, ficará suspenso nas  2 próximas partidas. Os times ficariam menos prejudicados mas a punição seria maior.

Jogador que simula ter recebido falta deveria ser punido com cartão amarelo e na segunda simulação, ser expulso e cumprir 2 jogos de suspensão.

Jogador que cai, (para ganhar tempo ?), fingindo estar machucado, quando vai ser substituído, deve levar cartão amarelo. Alguns árbitros aplicam essa regra.

Os jogos deveriam ter seu tempo marcado como Futebol de Salão e Basquete. Parou o jogo, o mesário para o relógio; tem que ter no mínimo 35 minutos de bola rolando em cada tempo e 70 no total. Quando der os 35 minutos o mesário avisaria o juiz para terminar o 1º tempo ou jogo. Com o controle no Cronômetro não há necessidade do tempo adicional. Só pênalti poderá ser cobrado com  o tempo esgotado. Diminuiria o tempo de cera dos goleiros e outros jogadores; se acontecer, amarelo para o jogador. A tecnologia tiraria as dúvidas se foi gol ou não, se foi pênalti ou  não e se a bola saiu ou não das 4 linhas.

Obs: A média atual no futebol, segundo os estudiosos do assunto, está por perto de 54 minutos de bola rolando, ou seja 60% dos 90 minutos.

Obs: Essa sugestão tem que ser bem discutida, fazer experiência em jogos e por em prática o que for bom para o esporte e para os torcedores.

Nenhum comentário: