sexta-feira, 20 de abril de 2018

Eleições 2018 - Gestão - 3 Poderes: Como diminuir as despesas, gastar menos e melhor!

Depois de tudo que vimos e ouvimos dos acontecimentos que ocorreram ultimamente no nosso querido Brasil, devemos exigir dos nossos governantes mais Transparência, mais Ética e Honestidade  nas Negociações que ocorrem e que envolvem dinheiro público. Colocar pessoas capacitadas em todos os cargos e não simplesmente por indicação de Partidos Políticos.

A imprensa mostrou várias vezes os gastos absurdos que  ocorreram para sediar a Olimpíada e a Copa do Mundo 2014.
O Brasil seria um país bem melhor se esse dinheiro tivesse  sido aplicado na Saúde, Educação, Moradia e Segurança.

A participação popular deve ser ordeira e constante; não só em ano eleitoral, quando algumas pessoas usam a simplicidade de parte do povo brasileiro para ficar conhecido e angariar votos para uma possível candidatura. Se você fizer uma pesquisa e perguntar em quais candidatos o eleitor votou nas 2 últimas eleições, a maioria não vai se lembrar.

Sugestões de Mudanças :

01)   EXECUTIVO:
                                                                                                                                           
a) Reduzir a nomeação para  cargos de confiança. Concurso Público é a solução para preencher as vagas disponíveis.

b) Reduzir viagens desnecessárias.

c) Maior controle na contratação de empresas que participam de licitação de obras públicas.

d) Não aumentar os próprios salários (% de aumento igual a dos aposentados); diminuir os valores dos gastos para aqueles que usam cartões corporativos.

e) Reduzir o nº de Ministérios, ficando apenas 14; juntar alguns para diminuir as despesas; os nomeados (comissionados)que ficarem sem emprego deveriam prestar Concurso Público na  sua área de conhecimento e ocupar vagas dos que se aposentaram ou trabalhar na Inciativa Privada.

 f) Foro Privilegiado só para o presidente da República.

02)   LEGISLATIVO:

a) Diminuir nº de funcionários que assessoram os  gabinetes de deputados e senadores, sendo que  no seu estado e cidade poderá ter no máximo dois.
Para os que ficarem de fora, orientar para que participem dos concursos públicos que serão abertos em várias áreas de atuação.

b) Cortar despesas com correspondências (hoje temos a Internet), acabar com auxilio paletó e moradia só para aqueles que realmente necessitam.

c) Trabalhar 5 dias por semana (segunda a sexta) e não 2 ou 3 como ocorre atualmente.

d) Votar todos os projetos que estão parados a anos, como o dos aposentados (PL 4434/08), e muitos outros que estão parados.

e) Fazer uma Lei de que um Projeto de Lei não pode passar de 6 meses para ser votado, sendo aprovado ou não, com voto aberto . E os projetos que vão entrando só poderão ser votados depois de votados todos os anteriores.

f) Não aumentar os próprios salários. A Porcentagem de aumento deve ser a mesma que é dada para os aposentados e para o salário mínimo.

g) E a Reforma Política? Ao invés de diminuir o nº de partidos para no máximo 7, estamos com 35 partidos.

h) Reduzir em 1/3 o nº de Senadores (ficando 54) e em 1/3 o nº de Deputados Federais (ficando 342); nos estados e municípios, diminuir também em 1/3 o nº de deputados estaduais e vereadores.

i) Acabar com a reeleição no mesmo cargo; 5 anos de mandato; podendo concorrer em outro cargo político.

j) Prorrogar mandato de eleição para que haja coincidência a partir da próxima; economizaríamos quase a metade dos valores gastos hoje com eleições de 2 em 2 anos.

k) Fim do Voto Obrigatório; os brasileiros devem estar conscientizados e preparados para votar, analisando bem os seus candidatos; a Lei da Ficha Limpa deve ajudar, impedindo que candidatos que tem problemas com a Justiça participem das eleições.

l) Mandato: O candidato eleito deverá cumprir inteiramente o seu período de mandato ( a não ser que haja algum impedimento legal ou morte); isso evitará que candidatos fiquem menos de 2 anos no cargo que foi eleito e faça trampolim para outro cargo.

m) Acabar com o Foro Privilegiado.

03)   JUDICIÁRIO:

a) Agilizar  decisão sobre os processos em todas as instâncias,  diminuindo o nº de recursos para que não aconteça o que a mídia mostra sempre; milhares de processos empilhados nas diversas repartições judiciais. Fazer mais uso da súmula vinculante no caso de processos semelhantes.

b) Não aumentar os próprios salários. A porcentagem de aumento deve ser a mesma que é dada para os aposentados e para o salário mínimo.

c) Verificar uma maneira de acabar com indicação política para juízes ocuparem as vagas das diversas cortes que temos no país. Fazer Concurso Público, determinando quantos candidatos  deverão passar por uma segunda prova escrita e oral. Os mais bem avaliados assumiriam os seus cargos. Isso já vem sendo discutido por muitos e pode ser que aconteça.


Nenhum comentário: