terça-feira, 3 de abril de 2018

Garrafas Pet - Um dos maiores Poluidores do Meio Ambiente. A importância da Reciclagem!

PET  - Politereftalato de Etileno (Fórmula(C10H8O4)n)foi desenvolvido pelos britânicos John Rex e James Dickson, em 1941, durante a 2ª Guerra Mundial.

Em 1973, o engenheiro americano Nathaniel Wyeth, desenvolveu a PET com o processo de Injeção e Sopro.

Do "site indústria hoje", Fabio Alves (08/09/2013) copiei a explicação abaixo:
"A Moldagem por Sopro, e um processo de produção usado para produzir peças de plástico ocas inflando um tubo de plástico aquecido até preencher um molde com a forma desejada. A matéria prima neste processo e um termoplástico no formato de pequenas pelotas ou granulados, o qual primeiro é fundido e conformado dentro de um tubo oco chamado tubo de sopro. O tubo de sopro então é preso entre dois moldes bipartidos e insuflado por ar comprimido, até que se adapte a forma do interior da cavidade (parede) do molde. Geralmente a pressão é de 25 Á 150 psi, menor  do que utilizado na modelagem por injeção. Por último, após a peça ter esfriado, as partes do molde são separadas e a peça é retirada".

Foto abaixo de tubos que irão produzir garrafas PET de vários tamanhos foi copiada de alagoas-plástico.blog. somente para fins ilustrativo.


Vários programas de Televisão estão mostrando o efeito devastador que causam no "Meio Ambiente" os produtos derivados do petróleo, principalmente os mais diversos tipos de Plásticos.

Segundo pesquisas (dados abaixo), mais de 1 milhão de produtos em garrafas PET são vendidos por minuto no Planeta. E o que é Pior: metade, praticamente, dessas garrafas são descartadas no Meio Ambiente de maneira incorreta; ao invés de ser enviadas para Reciclagem são misturadas no lixo comum ou vão para os Lixões ou Aterros Sanitários; muitas são jogadas nas ruas e bocas de lobo, em córregos, rios, mares, oceanos e outros mananciais.
As 2 fotos abaixo foram copiadas do G1-Internet-somente para fins ilustrativos.


 




"Um milhão de garrafas plásticas são vendidas por minuto no planeta"


Como esse tipo de plástico pode demorar até 450 anos para se decompor e cada vez mais temos produtos  embalados em garrafas PET, se não tomarmos medidas urgentes, o que deixaremos para as próximas e futuras gerações?

Sugestão: Obrigar, por Lei, que as empresas que embalam seus produtos em Garrafas PET , sejam responsabilizadas para retirar do Meio Ambiente o mesmo nº de garrafas que produzem, façam a Reciclagem ou enviem para as Usinas de Reciclagem. Pode ser semanal ou mensal.

Como Controlar Isso? Pelo faturamento e notas fiscais ou colocando no computador um sistema que acompanha a quantidade produzida e que deve ser recolhida, antes de descartá-la no Meio Ambiente; criar locais para a população entregar após o consumo.

"Na Alemanha, garrafas PET valem descontos no supermercado". site: greenestpost.com.-texto parcial abaixo copiado para ilustração!

"Os cidadãos que forem ao supermercado com garrafas PET ganham abatimento no valor final da conta. É que, por lá, os produtos engarrafados são vendidos por alguns centavos a mais. O valor, no entanto, é devolvido ao consumidor em forma de desconto quando ele entrega os vasilhames para reciclagem".

ESCOLAS:

Fazer Um Trabalho Multi e Transdisciplinar em todas as escolas para que professores, funcionários, direção, coordenação, alunos e familiares façam parte dessa corrente positiva e diminuam o impacto negativo no Meio Ambiente.

Exigir da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de sua cidade que faça a parte dela, eliminando os Lixões que ainda existem em muitas delas e construa "Aterros Sanitários".

Nenhum comentário: