terça-feira, 29 de maio de 2018

Óleo Diesel - Caminhões e Carretas - Via Férrea

Quando governantes e grandes empresários produtores do nosso querido Brasil optaram por Transportar Cargas em  Rodovias, em detrimento do Transporte Ferroviário, podem não  ter feito uma previsão e avaliado conscientemente  do que poderia acontecer  nessas últimas décadas.

O Transporte Rodoviário é muito importante mas se boa parte dos produtos como grãos e outros tipos de alimentos fossem transportados por ferrovias para um entreposto, possibilitaria que caminhões fizessem o transporte dessas mercadorias para os locais de abastecimento rodando menos e em estradas melhores.

Os Centros de Distribuição, nos entrepostos ao lado das vias férreas, teriam que ter uma boa estrutura, com grande área de estacionamento para caminhões e carretas, empilhadeiras e outros veículos para a transferência de carga dos trens ou dos depósitos para esses caminhões; ter também locais para alimentação, higiene pessoal e também estadia (caso seja necessária).

Segundo o "Portal do Caminhoneiro", conforme quadro copiado abaixo para ilustração, o consumo médio depende do tamanho e carga de cada tipo de caminhão ou cavalo.

Como o preço do litro do óleo diesel, até há poucos dias, estava por volta de R$3,75 (três reais e setenta e cinco centavos), dá para se ter a ideia de quanto se gasta numa viagem de caminhão com combustíveis,  pedágios, alimentação, estadia em viagens longas, desgastes de peças e  manutenção do veículo.

Não devemos esquecer  que os caminhões com cargas mais pesadas precisam de Rodovias com asfalto de melhor qualidade para trafegar.


sexta-feira, 31 de outubro de 2008



Consumo médio de caminhões

Faixas médias de consumo por categoria de caminhão

Categoria Consumo médio

Leves______________5,5 a 7,5 km/l

Médios_____________4,5 a 7,5 km/l

Semipesados________3,5 a 4,5 km/l

Cavalo Mecânico_____1,8 a 2,5 km/l

Fonte: Autodata

O Transporte Ferroviário, muito mais barato e não poluente, foi deixado para trás, embora, de alguns anos para cá resolveram construir algumas ferrovias para escoamento de grãos e minérios.
As fotos abaixo foram copiadas da Internet só para ilustração.
 

 


 Quem conseguiu viajar nos trens de Passageiros até a década de 90 na Cia. Paulista de Estradas de Ferro, Sorocabana , Mojiana, Santos Jundiaí, sente saudades dos velhos tempos. Todas foram incorporadas em uma só com o nome de FEPASA (Ferrovias Paulista S/A)

Para relembrar:
"Trem de passageiros entrou em operação pela Fepasa entre as cidades de Campinas e Araguari (MG), a partir de 1979. A última viagem desse trem foi em 10 de setembro de 1997, quando ele já seguia apenas até Uberlândia". 

Todos sabemos que , saindo do estado de São Paulo, muitas rodovias, em outros estados, estão com problemas de conservação;  na Região Norte muitas rodovias ainda não foram asfaltadas e na época das chuvas os caminhões ficam atolados, dependendo de tratores para continuar sua viagem.
 
As 2 fotos acima foram copiadas da Internet somente para ilustração do texto.

Copiei e Colei os dados abaixo para leitura e reflexão.





"Transporte ferroviário no Brasil site: sua pesquisa.com"

"O Brasil possui atualmente (dados de 2017) cerca de 31 mil quilômetros de extensão de vias férreas. A malha ferroviária brasileira é considerada pequena em relação ao tamanho do território e das necessidades de transporte em nosso país.

Especialistas em logística afirmam que o Brasil deveria investir mais no transporte ferroviário, pois este é mais econômico e menos poluente (em comparação ao transporte rodoviário). As ferrovias de cargas são de extrema importância para a infraestrutura do nosso país, além de ajudar muito no sistema de logística.

Principais ferrovias de carga do Brasil:

- Ferrovia Nova Transnordestina: ferrovia em construção. Quando finalizada, ligará o Porto de Pecém (Ceará) ao Porto de Suape (Pernambuco), passando pelo cerrado do Piauí. Terá ao todo 1.728 km de trilhos.

- Ferrovia Norte-Sul: ainda em processo de construção. Quando finalizada, ligará os estados do Pará e de São Paulo. Atualmente possui trecho finalizado de 1.200 km de um total de 4.155 km.

- Estrada de Ferro Vitória a Minas: ligação entre a Grande Vitória no Espírito Santo a cidade de Belo Horizonte (MG). Possui extensão de 664 km.

- Ferrovia do Pantanal: ainda em construção. Possuirá 734 km de extensão. Ligará Mato Grosso do Sul ao interior de São Paulo.

- Ferroeste: seus trilhos percorrem o caminho entre os municípios paranaenses de Cascavel e Guarapuava.

Ferrovias para transporte de passageiros:

01)Estrada de ferro Vitória (ES) a  Minas Gerais; dados acima.

02) Estrada de Ferro Carajás: possui 892 km. Faz a ligação entre as cidades de São Luís (Maranhão) e Parauapebas (Pará). É a maior ferrovia de passageiros do Brasil (em operação).
"As 2 fotos abaixo foram copiadas  da Internet do Youtube.com"  somente para fins ilustrativos".









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