sábado, 21 de julho de 2018

Agrotóxicos - Perigo para nossa Saúde - Uso em Excesso de alguns e Uso de produtos que foram proibidos em Países Europeus.

São vários os motivos porque os produtores de alimentos  defendem o uso de Agrotóxicos, tais como; o combate às pragas,aumento da produção para ter maior rentabilidade,etc.

Tipos de Pesticidas ou Agrotóxicos; Os dados abaixo foram retirados do site "infoescola"
  • "bactericidas, usados no controle de bactérias nocivas ao plantio;
  • inseticidas, no controle de insetos;
  • herbicidas, no controle de ervas daninhas;
  • fungicidas, no controle de fungos;
  • acaricidas, no controle de ácaros.
  • outros".
O uso incorreto desses Pesticidas poderá causar doenças, tanto em quem aplica sem usar a vestimenta correta, bem como na população que consome.

A ANVISA divulgou a lista dos 18 alimentos que contém mais agrotóxico: Pimentão, morango, pepino, alface, cenoura, abacaxi, beterraba, couve, mamão, tomate, laranja, maçã, arroz, feijão, repolho, manga, cebola e batata.

Doenças Causadas por Agrotóxicos-copiado do site Todamateria.com.br para informação.

"Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são registradas 20 mil mortes por ano devido o consumo de agrotóxicos."
"A intoxicação por agrotóxicos pode gerar diversas doenças, das quais se destacam":
  • "Câncer e paralisia
  • Problemas neurológicos e cognitivos
  • Dificuldades respiratórias
  • Irritações na pele e alergias
  • Aborto e má formação do feto"


Para diminuir o Mal que os produtos com agrotóxicos  poderá causar no nosso organismo, devemos seguir algumas orientações dadas por especialistas;

01) Lavar bem os alimentos antes de consumi-los; não esqueça de deixar os alimentos em embalagem fechada na geladeira por pelo menos 2 horas; depois desse tempo lave em água corrente. Segundo especialistas ao fazer isso, a quantidade de agrotóxico diminui no alimento.

02) Verduras; Retirar e descartar as folhas de fora; são nelas que fica retida boa  parte do agrotóxico e alguns microrganismos vivos.

03) Retirar a Casca dos alimentos acima. Mas alguns nutricionistas dizem que na casca temos bons nutriente e fibras.

04) Retirar bem as dobras de alguns alimentos como batata, cenoura, beterraba e outros; nessas dobras ficam mais agrotóxicos.

05)  Escolha comprar os alimentos da época, pois contem menos agrotóxico; os que ficam armazenados por algum tempo tem mais veneno para prolongar a conservação dos mesmos.

06) Os alimentos produzidos na região tem menos produtos químicos.

07) Alimentos Orgânicos; a produção ainda é pequena e os preços são maiores; mas devemos ter cuidado ao comprá-los e comprovar se tem o selo de Orgânico, fornecido por órgão competente.

Observação: Se você preparar uma solução com água, vinagre e bicarbonato de sódio e colocar, por no mínimo 15 minutos, alguns tipos de frutas e legumes, conseguirá diminuir boa parte do agrotóxico nesses alimentos. Evite comprar frutas e legumes que tem pozinho branco na superfície; pode ser resíduo de Agrotóxicos (Pesticidas) ou outro produto. Antigamente e hoje alguns ainda usam Carbureto para forçar o amadurecimento de manga, banana e outros. Os mais modernos usam o gás Etileno para que os produtos amadureçam mais rápido.

Do site "mundoeducação.bol.uol.com.br"..., copiei como o Etileno atua no amadurecimento de alguns alimentos.

"O etileno é um gás responsável pela maturação de frutas, ele funciona como um hormônio, é produzido a partir das células e se faz presente em toda a estrutura do fruto, desde a casca até seu interior. Conheça as 3 reações que acontecem durante o processo de maturação de frutas:

1. Oxidação de lipídios: Essa reação é produzida pelo etileno e é responsável pelo rompimento nas fibras do fruto, tornando-o macio; 

2Quebra das ligações de amido: A doçura das frutas maduras aparece neste momento: durante a quebra das ligações do amido presente em sua composição;

3Quebra das moléculas de clorofila: O etileno é responsável ainda por quebrar as moléculas de clorofila presente na casca do fruto, que lhe confere a cor verde. Após esta reação, dependendo do fruto, a coloração fica avermelhada ou amarelada".













Nenhum comentário: